Quais os alimentos que ajudam a diminuir a celulite? Veja opções para adicionar na dieta

0
114
tratar a celulite

A celulite é um problema causado pela junção de moléculas de gordura e água que estão presentes no nosso corpo, podendo surgir em decorrência de fatores como: descontrole hormonal, má circulação sanguínea, genética, sedentarismo e principalmente maus hábitos alimentares. Isso significa que fazer uma dieta controlada ricas em alimentos que ajudam a diminuir a celulite melhoram significativamente o quadro.

Uma alimentação que tem o objetivo de diminuir a celulite deve ser focada em uma circulação sanguínea melhor por meio de uma ingestão menor de açúcares, gordura e sal. Ela também deve ser rica em alimentos que ajudam a eliminar as toxinas do corpo como a água, sementes, frutas, verduras e legumes.

Apesar de tratamentos estéticos serem eficazes quando o assunto é diminuir a celulite do corpo, eles acabam sendo ineficazes quando não são combinados com uma mudança nos hábitos alimentares e prática de atividades físicas regulares.

aprenda a como diminuir a celulite no artigo a seguir
aprenda a como diminuir a celulite no artigo a seguir

Veja a seguir quais os principais alimentos que ajudam na hora de diminuir a celulite e comece a ingeri-los hoje mesmo na sua dieta!

Cupom de Desconto Farmadelivery

Princípios da dieta para celulite

Antes de falar sobre os alimentos, é necessário que você entenda os princípios de uma dieta que tem como principal objetivo diminuir a celulite do corpo. Afinal, além de incluir alimentos que auxiliam no tratamento do problema, você ainda deve se atentar ao consumo em excesso de sal e baixo consumo de água.

Hidratação

A água é um excelente aliado para quem deseja eliminar as toxinas do corpo, já que ajuda a remover tudo o que há de ruim pela urina. O recomendado é ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, podendo complementar a quantidade de líquido com chás sem açúcar.

a hidratação é essencial para quem deseja melhorar a celulite
a hidratação é essencial para quem deseja melhorar a celulite

O chá verde, por exemplo, possui algumas propriedades que ajudam tanto a desinchar como a eliminar as toxinas pela urina.

A recomendação é que se evite ingerir bebidas adocicadas como sucos e refrigerantes, e bebidas alcoólicas, já que elas promovem uma constrição nos vasos e prejudicam a circulação.

Intestino

A alimentação para quem deseja diminuir a celulite deve ser rica em cereais integrais, verduras e legumes que geralmente possuem mais fibra. Isso porque eles também são responsáveis por auxiliar na eliminação de toxinas, além de evitar a prisão de ventre.

Desintoxicação

Aumentar o consumo de antioxidantes é importante para quem quer cuidar da saúde da pele e dar adeus à celulite, já que esses alimentos combatem os radicais livres e protegem as células, melhorando a circulação e saúde da pele.

Desinchaço

Uma alimentação de quem deseja diminuir a celulite da pele deve ser baixa em sódio, já que ele é responsável por aumentar o inchaço.

é importante diminuir o sal da dieta para evitar a retenção de líquidos
é importante diminuir o sal da dieta para evitar a retenção de líquidos

Com a retenção de líquidos, o corpo acaba ficando mais propício a formar celulite por acúmulo de líquidos.

Combate à inflamação

Sempre que nosso corpo acumula gordura, estamos em um processo inflamatório que causa diversos problemas de saúde e interferem no grau de celulite da pele. Isso porque, como vimos, a celulite nada mais é do que a junção de água com gordura. Para combater o problema, além de uma dieta com baixa caloria para diminuir o peso, também é indicado consumir alimentos ricos em ômega 3 que possuem ação antiinflamatória e combatem a formação da celulite.

Alimentos que ajudam a diminuir a celulite

Alimentos integrais

Todos os alimentos integrais como arroz, trigo e outros cereais, são excelentes para diminuir a formação de celulite graças a sua grande quantidade de fibras. Essas fibras agem melhorando o funcionamento do intestino, que inibe a absorção de toxinas e ainda atua eliminando impurezas que prejudicam o quadro.

Folhas verde-escuras

Todas as folhas que têm coloração escura como espinafre, rúcula, couve e agrião, por exemplo, agem melhorando a circulação sanguínea e desintoxicando o organismo. Por serem ricas em antioxidantes, combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce das células, agindo contra a formação da celulite.

as folhas escuras são ricas em ferro, o que melhora a circulação sanguínea
as folhas escuras são ricas em ferro, o que melhora a circulação sanguínea

Além disso, são ricas em ferro, mineral que ajudam a melhorar a circulação sanguínea dentro do organismo.

Oleaginosas

Ricas em antioxidantes, as oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas são excelentes para combater a formação da celulite na pele. Por serem ricas em selênio, ajudam a melhorar a circulação sanguínea e combatem o envelhecimento precoce das células.

Água de coco

A água de coco é uma bebida muito consumida no Brasil, especialmente nas regiões praianas. A boa notícia para quem gosta de água de coco é que ela ajuda a reduzir as toxinas do organismo e repõe os eletrólitos em dias muito quentes. 

Maçã

A maçã é uma fruta rica em fibras e age retardando a absorção da glicose dentro do organismo, o que faz com a absorção das gorduras aconteça de uma forma mais lenta.

a maçã é rica em fibras, e atua diminuindo a absorção de gorduras no organismo
a maçã é rica em fibras, e atua diminuindo a absorção de gorduras no organismo

Isso faz com que as toxinas do organismo sejam neutralizadas, diminuindo as formações de celulite na pele.

Salmão, atum e sardinha

Conhecidos por seu alto teor de ômega 3, um potente antioxidante natural, esses peixes são excelentes alimentos para quem deseja combater à celulite. Além disso, possuem uma quantidade de proteína bastante alta em uma porção média, o que ajuda na hora de consumir menos gorduras no dia a dia.

Abacaxi

Você alguma vez se perguntou por que os sucos verdes levam abacaxi? Além de ajudar a dar um gosto mais adocicado para o suco sem precisar acrescentar açúcar, o abacaxi é rico em bromelina, uma enzima anti-inflamatória que atua removendo o excesso de gordura e inflamações dentro do organismo.

Banana

Rica em potássio, a banana ajuda no processo de drenagem linfática natural, regula o intestino e ainda diminui a absorção de gorduras no corpo.

a banana é um alimento importante para quem deseja diminuir a celulite, já que atua na drenagem de líquidos do corpo
a banana é um alimento importante para quem deseja diminuir a celulite, já que atua na drenagem de líquidos do corpo

Por ser uma fruta rica em energia, é uma excelente opção para lanche antes de uma atividade física como caminhada, corrida ou pedalada, que também ajudam a diminuir a celulite do organismo.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e mirtilo são ricas em vitaminas A e C, poderosos antioxidantes naturais que combatem os radicais livres, diminuem a produção de insulina e ainda fortalecem os vasos sanguíneos.

Chá verde

Uma excelente opção para aumentar a ingestão de líquidos e diminuir o inchaço do organismo é o chá verde, conhecido especialmente por sua ação antioxidante que ajuda a controlar a celulite na pele.

Recomenda-se a ingestão de três copos por dia de chá para amenizar o problema, junto com uma alimentação baixa em gorduras e rica em proteína.

Depois de ver quais os alimentos que ajudam a diminuir a celulite, não deixe de inserir todos eles em sua dieta para conseguir amenizar o problema. Você também pode combinar o consumo desses alimentos com produtos que auxiliam na drenagem da pele e removem o acúmulo de gordura como géis, loções e cremes.