|

Eca, micoses!

O verão chegou e junto com ele vem as idas à praia e à piscina. Mas, você deve se atentar a uma infecção que é bem comum neste período do ano, a micose.
As micoses são infecções causadas por fungos, podem apresentar coloração branca ou vermelha e provocam coceiras. Consideradas um microrganismo, elas vivem em locais úmidos e estão presentes no corpo humano – localizadas em células mortas – e no meio ambiente.
As áreas que costumam ser mais afetadas por micoses são as de dobras, como na virilha, axila, dedos das mãos e dos pés, pois são mais úmidas; e em regiões ricas em queratina, como no couro cabeludo.

Tipos
Pitiríase Versicolor: é um tipo de micose bem frequente e, geralmente, surge no tronco, braço, pescoço e rosto. A tonalidade da infecção varia entre rosado, branco ou castanho. Ela é mais comum em jovens, sendo ainda mais suscetível em pessoas com a pele mais oleosa.
Tinhas: apresenta manchas vermelhas, descamação e prurido, e pode aparecer em qualquer área do corpo, inclusive no couro cabeludo. Esse tipo de micose pode ser contraído de algum animal ou de outra pessoa.
Onicomicose: afeta as unhas, sendo mais comum nas dos pés, mas também pode atingir as das mãos. Esta infecção gera descolamento da borda livre da unha, deixando-a oca.

Como evitar?
Além da higiene pessoal do corpo, que deve ser muito bem seco após o banho, principalmente nas regiões de dobras, o recomendável é não compartilhar utensílios de pedicure ou manicure, sendo ideal o uso de lixas de unhas e palitos descartáveis.

Cuidados
Sob a orientação de um dermatologista, as micoses precisam de tratamento persistente e prolongado. O importante é concluí-lo, pois as lesões costumam apresentar uma melhora antes do tempo recomendado, aparentando que foram curadas. E, nestes casos, se o uso for interrompido, o problema pode voltar.
O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos antimicóticos ou antifúngicos, em forma de spray, creme, pomada, loção e shampoo, além dos de via oral.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares