Mulher aplicando hidratante na barriga, para evitar o surgimento de estrias na gravidez.
|

Estrias na gravidez – Entenda o que é e como surgem.

As estrias na gravidez surgem devido as diversas mudanças que o corpo da mulher passa, sendo essa mais comuns e a que mais causa incomodo. Estima-se que 70 a 90% das gestantes sofrem com o surgimento das estrias na gravidez.

Para evitar esse problema que é mais estético, deve-se ter um cuidado redobrado com o corpo durante toda a gravidez, mas principalmente a partir do terceiro trimestre, onde a pele da região abdominal é mais tensionada com o crescimento do bebê.

Portanto, para esclarecer como surgem as estreias durante a gravidez, criamos esse conteúdo explicativo com todas as informações necessárias. Leia a matéria até o final e saiba mais!

Veja também: Estrias – 7 curiosidades

O que são estrias?

A nossa pele possui elasticidade, permitindo que ela se estique enquanto crescemos, durante a puberdade ou quando engordamos. Entretanto, ao sofrer essa distensão de forma gradual e rápida, a pele não consegue acompanhar o processo e sofre com lesões em suas fibras elásticas. São essas lesões cicatrizadas que formam as estrias.

Barriga de gestante com estrias decorrentes do estiramento da pele na gestação.
Algumas das causas das estrias são gravidez, ganho de peso, estirões de crescimento em adolescentes, entre outros.

Quando ocorrem na gravidez, são chamadas também de estrias gravídicas ou gestacionais. Além do processo que envolve o estiramento da pele, as questões hormonais também podem influenciar no surgimento de estrias.

O tipo de pele, mais ou menos elástica, não influencia na aparição das estrias na gradvidez. 

Onde as estrias costumam aparecer?

As estrias na gravidez, costumam aparecer em regiões onde há mais estiramento da pele, como:

  • Abdômen;
  • Seios;
  • Nádegas;
  • Quadris e lombar;
  • Se a mulher tiver ganho de peso na gestação, pode aparecer também nos braços.
Gestante aplicando creme antiestrias nos seios.
Estrias gestacionais, são aquelas que se desenvolvem durante a gravidez e podem afetar até 90% das mulheres.

Os primeiros indícios do desenvolvimento das estrias, é a coceira em uma área onde a pele está ficando mais fina.

Inicialmente, as estrias são de cor rosa e gradualmente, podem crescer em comprimento e largura. Ao longo do tempo, sua coloração passa a ser mais arroxeada ou avermelhada. 

O que causa estrias na gravidez?

Não necessariamente. Existem diversas causas que propiciam as estrias na gravidez. Veja a seguir quais são as principais e porque.

  • Alterações hormonais – os hormônios tornam as fibras elásticas da pele mais frágeis, facilitando o seu rompimento quando sofrem distensões severas.
  • Predisposição familiar  – o componente genético tem grande influência na formação das estrias na gravidez. Mulheres que apresentam histórico familiar, apresentam risco maior de desenvolverem estrias moderadas a graves durante a gravidez.
  • Idade da gestante –  mulheres mais novas possuem a pele mais “firme”, com maior facilidade de rompimento das fibras elásticas.
  • Primeira gestação – o risco de aparecerem estrias é muito maior na primeira gravidez que nas gravidezes subsequentes.
  • Desenvolvimento do bebê – quanto mais a barriga cresce na gestação, maior será a esgarçamento da pele. Por isso, o tamanho do bebê é um fator de risco relevante.
  • Ganho de peso na gravidez – quanto mais peso a mulher ganha, maior será o risco de surgirem estrias.
  • Cuidados com a pele – a pele durante a gestação sofre com muitas alterações e não cuidar corretamente dela, favorece a aparição das estrias.


É possível prevenir estrias na gravidez?

Infelizmente não existe nenhum procedimento que impeça o surgimento das estrias, principalmente porque o crescimento do volume abdominal é inevitável.

Entretanto, manter hábitos saudáveis, controlar o ganho de peso e principalmente, cuidar da pele utilizando cremes ou hidratantes específicos para gestantes, que ajudam a prevenir o surgimento das estrias. Por fim, mas não menos importante, beber bastante água também é fundamental, pois ela irá manter a hidratação da pele.

Mulher grávida com a pele da barriga bem cuidada e sem estrias.
Usar cremes e óleos hidratantes e fazer massagens regulares na barriga e mamas ajudam a evitar as estrias.

Contudo, consultar um profissional antes de iniciar qualquer tratamento é a melhor opção. Somente o dermatologista poderá fazer a indicação do procedimento e dos produtos corretos para o controle das estrias na gravidez.

E se precisar, no site da Farmadelivery você encontra as melhores opções de Cremes para Estrias em Gestantes. Acesse e aproveite!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares