Estrias também atingem os homens!

Engana-se quem pensa que elas são exclusividade das mulheres! As estrias também atingem os homens. Nos rapazes, é mais comum que as malfadadas listras surjam durante a adolescência, quando há um crescimento acelerado do corpo e alterações hormonais, que colaboram para que a pele estique demais e as estrias apareçam. Além das causas genéticas, o efeito sanfona e o exagero na hora da malhação são alguns dos vilões da história.

O aparecimento delas nada mais é que uma “rachadura” na pele, que é formada por três camadas – epiderme, derme e hipoderme. Na derme, existe uma maior concentração de fibras. O conjunto de fibras é responsável pela elasticidade da pele, já que forma um verdadeiro elástico composto de colágeno e elastina, entre outros elementos. O rompimento destas fibras forma uma cicatriz interna e origina a estria. Estrias avermelhadas são as mais recentes. Nessa fase há um componente inflamatório, por isso a diferença na cor das estrias mais tardias. Estas últimas são brancas e são as chamadas cicatrizes lineares, não apresentam mais o processo inflamatório, mas sim uma certa atrofia da pele.



Nos homens, as mal-traçadas linhas aparecem mais frequentemente nas coxas (porção lateral), costas, região lombar e ombros. As estrias dos ombros, costas e atrás dos joelhos surgem normalmente na adolescência devido ao crescimento repentino que provoca distensão mecânica.

Fonte: Consulta Farma

Acesse também: Estrias – 7 curiosidades

Posts Similares