Expectorante caseiro: Veja 6 receitas para eliminar catarro
Existem várias opções para se livrar do excesso de de secreção das vias respiratórias, sendo uma delas o uso de medicamentos expectorantes. No entanto, muitas pessoas preferem apostar em opções de expectorante caseiro, feitos com ingrediente naturais.
Portanto, para ajudar e oferecer outras opções além das que encontramos em farmácias e drogarias, segue algumas receitas que realizam a expectoração do catarro.
Mas antes disso, vamos tirar algumas dúvidas sobre o uso de remédios naturais e seus efeitos no organismo. Leia a matérias até o final e saiba mais.
+ Para mais informações, acesse também: Como eliminar o catarro? Veja 5 dicas do que fazer.
O que é remédio caseiro?
Os remédios caseiros são produzidos com substâncias retiradas da natureza (plantas, ervas e outros produtos naturais) e, assim como os remédios tradicionais, é utilizado para a prevenção, tratamento ou cura de algumas doenças. Entre eles, podem existir:
- Xaropes;
- Chás;
- Sucos;
- Melaços.
Entre as principais diferenças do remédio caseiro para os tradicionais, podemos destacar o suas concentração, os vários tipos de substâncias contidas e a impossibilidade de dosar precisamente os componentes na hora de ingerir.
Remédio caseiro é seguro?
Depende! Isso se deve ao fato de que algumas substâncias, por mais naturais que sejam, poderem ser tóxicas e, portanto, fazer mal para a sua saúde. Além disso, deve-se ter muita cautela ao se automedicar com remédios naturais, pois talvez promova algum risco a sua saúde.
Mas no geral, os remédios caseiros podem ser muito benéficos a saúde, desde que seja produzido e administrado de forma correta.
Sendo assim, agora que você já conhece um pouco mais sobre esse tipo de medicamentos, separamos algumas receitas de expectorante caseiro que podem ajudar na remoção do catarro em quadros de infecção e alergias respiratórias. Veja a seguir.
6 Receitas fáceis de expectorante caseiro
1. Xarope de cenoura, limão, mel e gengibre
A cenoura possui uma excelente ação expectorante quando está em forma de xarope caseiro. Rica em vitaminas A, C, K e fonte de minerais como potássio e magnésio, tem suas propriedades potencializadas quando associada ao limão, mel e gengibre. Veja como preparar esse xarope:
- 2 cenouras médias;
- 1 colher (chá) de gengibre ralado;
- 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
- 1 colher (sopa) de suco de limão espremido;
- 1 colher (sopa) de mel.
Modo de preparo:
Primeiramente, corte as cenouras em rodelas finas e coloque-as em um recipiente. Em seguida, sobre as cenouras, acrescente o açúcar, o limão, o mel e o gengibre. Deixe repousando por pelo menos 2 horas até que a cenoura elimine o suco natural.
Por fim, coe a mistura e transfira o xarope para um recipiente de vidro. Tome 2 colheres (sopa) do líquido uma vez ao dia em caso de tosse ou coriza.
+ Para saber mais, leia também: Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
2. Chá de malva e guaco
O expectorante caseiro com malva e guaco possui uma ação calmante sobre os brônquios, reduzindo a produção de catarro e a falta de ar.
Além disso, o guaco possui propriedades que deixam as secreções mais líquidas, sendo mais fácil retirar o catarro preso na garganta e pulmões. Para preparar a mistura, você precisa de:
- 1 colher (sopa) de folhas de malva;
- 1 colher (sopa) de folhas frescas de guaco;
- 250ml de água;
- 1 colher (chá) de mel.
Modo de preparo:
Coloque as folhas de malva e guaco para ferver junto com a água. Depois de ferver, desligue o fogo e deixe tampado por 10 minutos. Assim, ao fim do tempo, misture o mel e beba uma xícara de chá 30 minutos antes das principais refeições.
3. Xarope de gengibre, limão e mel
Combinando as propriedade do gengibre, limão e mel, ao preparar um expectorante caseiro você aproveita todos os benefícios de cada ingrediente.
O limão, por exemplo, é uma fruta rica em vitamina C que ajuda a impedir as inflamações no organismo e o mel é utilizado para aliviar dor de garganta e tosses. Veja o que você precisa e como preparar esse xarope:
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado;
- 2 colheres (sopa) de mel;
- 1 colher (sopa) de suco de limão espremido;
- 1 copo de água.
Modo de preparo:
Ferva a água em uma panela e adicione o gengibre ralado. Depois, deixe descansar por mais ou menos 15 minutos. Coe o líquido em passe para um recipiente de vidro. Por fim, acrescente o mel e o suco de limão espremido, misturando bem até ficar com consistência viscosa. Tome 1 colher (sopa) pelo menos 3 vezes ao dia.
4. Xarope de cebola com mel e limão
Apesar do sabor não muito agradável, o xarope de cebola e mel é uma excelente opção para eliminar as secreções. Ou seja, o remédio possui propriedades expectorantes que facilitam o descongestionamento das vias aéreas, eliminando a tosse persistente e o catarro. Para o seu preparo, você precisa de:
- 3 cebolas;
- 3 colheres de sopa de mel;
- Suco de 3 limões.
Modo de preparo:
Rale a cebola e retire apenas a água que solta da cebola. A quantidade de mel deve ser usada exatamente igual a quantidade de água que saiu da cebola. Em seguida, adicione o limão e passe a mistura para um recipiente de vidro com tampa e deixe descansando por 2 horas.
Consuma até 4 colheres de sobremesa ao longo do dia, todos os dias, pelo período de 7 à 10 dias.
+ Para saber mais, leia também: Catarro: Quais as causas e como se forma?
5. Xarope de cebola e alho
Além de ser um excelente expectorante caseiro, o xarope de cebola e alho tem propriedades anti-sépticas, que além de ajudar a soltar o catarro, fortalece o sistema imune, evitando a produção de mais catarro. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 3 cebolas médias raladas;
- 3 dentes de alho amassados;
- Suco de 3 limões;
- 1 pitada de sal;
- 2 colheres de mel.
Modo de preparo:
Em uma panela coloque as cebolas, o alho, o suco de limão e o sal. Leve para aquecer em fogo baixo e, por fim, adicione o mel. Coe e tome 3 colheres do xarope 4 vezes ao dia.
6. Xarope de orégano e mel
Por último e não menos importante, o expectorante caseiro de orégano é outra opção para aliviar os sintomas de gripes e resfriados. Assim, essa receita possui propriedades antitússicas que reduzem a tosse, antifúngicas e anti-inflamatórias. Veja como preparar esse xarope:
- 1 colher (café) de orégano
- 2 colheres (sopa) de mel
Primeiramente, misture os ingredientes em um recipiente de vidro e aqueça por 1 minuto no micro-ondas. Quando estiver morno, tome o xarope caseiro de 2 a 3 vezes ao dia.
Como vimos, são inúmeras as opções de expectorante caseiro que pode nos ajudar a eliminar o excesso de secreções. No entanto, apesar de possuir diversos benefícios, o remédio caseiro não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, sendo apenas um complemento.