Há diferença entre inalador e nebulizador?

0
1250

No inverno, devido à baixa umidade do ar as pessoas que sofrem com doenças respiratórias, são prejudicadas ainda mais. Mas, nem todos sabem que muitas dessas doenças respiratórias podem ser aliviadas e até mesmo curadas com o uso de inaladores e nebulizadores.

O inalador é um aparelho utilizado para inalar remédios através de vapores. Basicamente, o objetivo dos dois aparelhos (inalador e nebulizador) é o mesmo, através do vapor. Os inaladores são pequenos e práticos de serem carregados para qualquer lugar, assegurando assim a saúde de quem precisa fazer uso dos equipamentos.

Na verdade não há uma diferença prática entre os dois, sendo que nebulizador é um termo menos usado e menos conhecido, e foi substituído pela maioria das pessoas pelo termo inalador, por ser mais simples e fazer mais sentido com a função do aparelho em si.

Entenda melhor a função:

A função dos inaladores/nebulizadores é fazer com que um determinado tipo de remédio chegue aos pulmões do paciente e penetrem nos brônquios tendo assim uma resposta ao tratamento mais eficaz. Esses aparelhos são destinados ao combate de doenças respiratórias como a asma e bronquites.

Cupom de Desconto Farmadelivery

O uso desses inaladores é recomendado para todos os portadores de doenças respiratórias. Mas, é válido lembrar que fazer auto-medicação é prejudicial e que é necessário sempre consultar um médico e seguir as recomendações que ele designar.

Qual é a vantagem de se ter um nebulizador em casa?

A nebulização é uma forma de administrar medicamentos por via inalatória e pode ser útil no tratamento, em especial das crianças pequenas ou quando há dificuldade no uso de sprays. Uma nebulização feita correta e precocemente pode evitar a ida ao pronto socorro.

Também proporciona resposta rápida e com poucos efeitos colaterais. Deve-se lembrar que a nebulização também é um remédio e só deve ser feita sob orientação médica. Além disso, deve-se obedecer as normas de esterilização do aparelho.

E qual é a vantagem de se ter um inalador em casa?

A mesma de se ter um nebulizador. Há dois tipos de inaladores: os que funcionam por meio de ar comprimido e os que funcionam por meio de ultra-som.

A diferença entre esses dois é basicamente o seu método pelo qual os remédios são passados para a forma de aerossol.

O uso dos inaladores de ar-comprimido costumam ser mais simples, porém alguns especialistas afirmam que a eficácia dos inaladores que funcionam por ultra-som é maior e o efeito se dá mais rapidamente, pois esse segundo sistema de funcionamento consegue fazer com que o remédio a ser ingerido pelo corpo se quebre em partículas menores que entram mais facilmente no organismo.

O objetivo principal de ambos os aparelhos é auxiliar no tratamento de pacientes. Devem ser usados com cautela e sempre a partir da recomendação de especialistas.