Intolerância à lactose e alergia ao leite: existe diferença?

O termo “alergia ao leite” se popularizou e, atualmente, é muito utilizado para descrever possíveis causas de intolerância, provenientes de reações alérgicas ou não.



A nutricionista Tatiane Loidi de Santana Garbugio,explica que existe uma grande diferença entre intolerância e alergia ao leite: “O nosso organismo produz uma série de enzimas responsáveis por reduzir o tamanho das moléculas provenientes dos alimentos, que são absorvidas pelo intestino e levadas até a corrente sanguínea. Uma dessas enzimas, a lactase, é responsável por reduzir o tamanho do açúcar que existe naturalmente no leite, chamado Se por algum motivo ocorrer a falta ou a diminuição dessa enzima, a lactase não poderá ser absorvida, e sua permanência no intestino poderá causar distensão abdominal, dores e até diarreia. Este quadro é denominado “intolerância à lactose”.

Leia também: Intolerância à lactose pode ser problema psicológico.

“A alergia ao leite é outra coisa”, ensina Tatiane. “Neste caso, o problema está relacionado a uma proteína do leite chamada caseína. Por algum motivo, o organismo reconhece a caseína como um corpo estranho que irá causar malefícios e reage contra ela, causando erupções na pele, manchas vermelhas, problemas respiratórios e, às vezes, diarreia”. As causas dos dois problemas também são bastante distintas. “A diminuição da produção da enzima lactase pode ser decorrente de vários fatores, como infecções bacterianas ou virais, doenças do intestino, AIDS, desnutrição ou mesmo o avanço da idade, diz a nutricionista. “Por outro lado, no caso da alergia ao leite, a origem é geralmente congênita, ou seja, a pessoa já nasce com a doença”.

Fonte: Nestlé


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares