| |

IVAs Bacterianas

Infecções bacterianas das vias aéreas

Nosso sistema respiratório, também conhecido como vias aéreas, é constituído por vias de trânsito por onde o ar que inspiramos trafega, levando oxigênio para nosso organismo.

A porta de entrada das nossas vias aéreas é a cavidade do nariz, onde o ar é inicialmente aquecido e filtrado. Seguindo seu caminho, o ar inspirado, em seguida, passa pela faringe, laringe, traquéia e, finalmente, chega aos pulmões, onde se encontram os brônquios e bronquíolos  e alvéolos  pulmonares.

O que são vias aéreas superiores e inferiores?

Começando de cima para baixo, desde a cavidade do nariz  até a laringe, onde se encontram as nossas cordas vocais, a via aérea é chamada  de superior. A partir daí, todo o trajeto é denominado via  aérea inferior. Por isso, às vezes escutamos expressões como “Infecções das vias aéreas superiores ou inferiores”, dependendo do local da doença.

As Infecções das vias aéreas são comuns?

De forma global, infecções são consideradas as doenças mais frequentes do mundo, acometendo pacientes de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos.

Como se “pega” uma infecção bacteriana de vias aéreas? Por que algumas pessoas têm infecções das vias aéreas a todo momento?

Infelizmente, o  mesmo ar que carrega nosso tão precioso oxigênio  também carrega vírus e bactérias, que poderão instalar-se ao longo das vias aéreas, produzindo um quadro infeccioso. A maioria das infecções de vias aéreas é de origem viral, como gripes e resfriados, ocorrendo mais nos meses mais frios. Pessoas que não estão com o sistema de defesa em dia são mais suscetíveis a desenvolver infecção de repetição. Por isso, crianças e idosos são os principais alvos, pois geralmente o sistema imune deles ainda não está totalmente amadurecido ou já está cansado e deficiente. Há também outros fatores que podem contribuir para se “pegar” uma infecção das vias aéreas, como exposição a poluentes, aglomerados de pessoas, creches, alimentação inadequada, fadiga e doenças que debilitam o organismo de forma geral.

As infecções bacterianas quase sempre  são uma complicação das “viroses” e os sintomas costumam ser mais importantes e persistentes. Algumas dessas complicações das “viroses” e os sintomas costumam ser mais importantes e persistentes. Algumas  podem ser muito graves, incluindo pneumonias, traqueites, otites, sinusites, entre outras.

Quais os principais sintomas de uma infecção bacteriana das vias aéreas?

Embora nem sempre seja fácil diferenciar uma infecção viral de uma infecção bacteriana, em geral, além dos sintomas comuns das gripes e resfriados (febre, mal-estar etc.), os sintomas vão estar mais localizados, dependendo do local acometido. Por exemplo, se é na faringe ou nas amígdalas, a dor de garganta pode ser um sintoma importante, enquanto se for no pulmão, tosse e falta de ar poderão ajudar o médico a fazer o diagnóstico de pneumonia.

Como é o tratamento de uma infecção bacteriana das vias aéreas?

Diferentemente das gripes e resfriados, o tratamento de infecção bacteriana geralmente é feito com antibióticos, mas dependendo da gravidade, outras medidas podem  ser necessárias, como internação e a cirurgia.

Formas de prevenir infecções respiratórias

Algumas medidas de ordem geral podem auxiliar na profilaxia e prevenção das doenças respiratórias, como manter alimentação e hidratação adequadas e evitar locais com acúmulos de poluentes e aglomerações, principalmente nos meses mais frios. A vacinação do vírus da influenza, antes do começo do inverno, diminui a chance de infecções gripais mais graves.

Além disso, alguns procedimentos cirúrgicos podem ser necessários em casos especiais, auxiliando a controlar as infecções recorrentes.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares