Mel e Própolis: Benefícios para a saúde
Mel e própolis são substâncias produzidas pelas abelhas, uma serve como alimento e outra para a manutenção e proteção da colmeia.
Para nós humanos, o mel e própolis são utilizados na prevenção e tratamento de doenças.
Confira nesse post como são produzidas e os principais benefícios.
Mel e Própolis
Todos já sabemos sobre a importância das abelhas para a manutenção do ecossistema e que são, sem dúvida, os insetos mais úteis para o homem.
Hoje vamos falar de dois produtos produzidos pelas abelhas que não podem faltar no nosso armário, mel e própolis.
Mel – Alimento indispensável
O mel é um alimento doce e natural, produzido pelas abelhas a partir do néctar que elas coletam das flores.
Sua composição pode variar em aspecto, cor e sabor, dependendo da florada e das condições climáticas.
Sua produção começa quando as abelhas coletam o néctar das flores e armazenam em seu corpo em uma espécie de “tanque” para levarem até a colmeia. Durante o caminho as enzimas presentes na saliva da abelha já começam a agir no néctar, assim iniciando a produção do mel.
Chegando na colmeia o néctar é passado para abelhas mais jovens que vão processá-lo por mais um tempo em seguida armazená-los em favos, daí se dá origem ao mel que conhecemos.
Tipos de Mel
No Brasil existe uma infinidade de tipos de mel com diferentes benefícios para a saúde.
A composição, cor e sabor podem variar de acordo com a florada e condições climáticas.
Confira abaixo os tipos de mel mais consumidos:
Mel de Laranjeira
É um mel claro, muito valorizado pelos consumidores brasileiros devido ao aroma e coloração.
O mel de laranjeira ajuda a regular o funcionamento do intestino e além disso possui efeitos calmantes, ajudando a combater a insônia, é ótimo para adoçar bebidas e em associação a frutas, cereais e pães.
Mel de Eucalipto
É um mel que se diferencia de outros tipos porque apresenta uma coloração mais escura e seu sabor é forte.
O mel de eucalipto ajuda a aliviar tosses, bronquite e asma.
Mel de Cipó-uva
É um mel transparente que costuma agradar os consumidores devido ao sabor leve, sua coloração e aroma.
O mel de cipó-uva é rico em vitaminas e minerais, facilita a digestão, também auxiliando na retenção de magnésio.
Mel Florada Silvestre
É um mel resultado da combinação de várias flores e se caracteriza pela qualidade de seus nutrientes. Tem coloração avermelhada e sabor intenso.
O mel florada silvestre é recomendado para o sistema nervoso, vias respiratórias e pele, também é indicado como calmante, laxante e desintoxicante.
Mel de Jataí
É um mel de textura fina e com sabor meio ácido, é produzido pelas abelhas Jataí (abelha sem ferrão) e possui ação antibacteriana superior ao mel comum.
O mel de jataí é muito utilizado para tratamento da asma, bronquites, tosses fortes e constante, além disso é considerado um produto medicinal e cicatrizante para feridas.
Benefícios do mel para a saúde
O mel possui um sabor doce que o torna um ótimo substituto para o açúcar, além de ser um alimento rico em carboidrato, como resultado, sendo uma rápida fonte de energia.
O mel apresenta ótimos benefícios à saúde, veja abaixo os principais:
Garganta
Devido a sua característica antimicrobiana, o mel é capaz de destruir micro organismos que causam a dor de garganta, podendo até causar alívio momentâneo.
Intestino
O mel é um importante aliado na manutenção da flora intestinal por isso contribui para um melhor trânsito no intestino.
Vias respiratórias
Combate algumas bactérias que atacam diretamente o sistema respiratório, dessa forma o mel pode evitar diversas doenças respiratórias.
Pele
Por ser rico em antioxidantes, como ácidos fenólicos, os flavonoides e os carotenoides contribui para a diminuição dos radicais livres, dessa forma o mel pode prevenir o envelhecimento precoce e ajudar a manter uma pele mais bonita e saudável.
Infecção urinária
Bactérias causadoras de certas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel.
Entre esses microrganismos estão os que podem causar a infecção urinária.
Sono
O mel estimula a produção de serotonina, hormônio que está relacionado a sensação de prazer e bem-estar que ajudam diretamente na qualidade do sono.
Contraindicações do mel
O mel não deve ser consumido por crianças menores de um ano por conter quantidades mínimas da bactéria causadora do botulismo, devido à não formação completa da flora essa quantidade pode afetar crianças nessa idade, já em adultos a quantidade não causa perigo. É também contraindicado em diabéticos devido a alta quantidade de açúcar que pode resultar em picos de glicemia no organismo
Própolis – Um antibiótico natural
A própolis é uma substância resinosa produzida pelas abelhas que raspam as resinas encontradas em diversas partes da planta.
as abelhas armazenam as resinas em seu corpo e ao chegarem nas colmeias essas substâncias são retiradas com ajuda de outras abelhas e misturadas a cera.
A própolis é então formado pela ação das enzimas contidas na saliva da abelha.
As abelhas o utilizam para: proteger a colmeia de rachaduras, evitar possíveis ataques de predadores e até mesmo limitar o crescimento de micro-organismos.
Tipos de própolis
No brasil devido à sua grande biodiversidade, são verificadas distintas composições químicas e biológicas para a própolis de cada região.
O tipo da abelha implica também em diversos tipos de própolis.
Encontradas normalmente em forma de extrato, que podem ser com ou sem a adição de álcool.
O Extrato de Própolis pode ser usado em crianças sob a indicação do médico pediatra, porém, nestes casos é apenas indicado usar extratos sem álcool, uma vez que a maioria dos extratos pode conter álcool.
Conheça as própolis mais comuns encontradas no mercado:
Própolis Silvestre
É o tipo mais comum, a própolis silvestre é produzida a partir de troncos de árvores e várias flores.
Própolis Verde
É produzida a partir do Alecrim-do-campo (baccharis Dracunculifolia), contém mais de 70 substâncias.
Um exemplo de substâncias é artepillin-C, muito usado em pesquisas no combate ao câncer.
Benefícios da própolis para a saúde
Para o ser humano a própolis possui diversas aplicações e a cada dia mais estudos são realizados, descobrindo-se ainda mais utilizações para a área da saúde.
Confira alguns benefícios da própolis para a saúde:
Antibacteriana
A própolis é eficiente contra várias bactérias nocivas ao ser humano, além de possuir uma vantagem em relação ao antibiótico, pois as bactérias não desenvolvem resistência a própolis.
É muito indicada no tratamento de doenças como amigdalite, estomatite, pneumonias entre outras.
Antiviral
A ação contra vírus é altamente recomendada e reconhecida, por exemplo: tratamento de herpes, gripes e resfriados.
Anti-inflamatória
Sua ação nesse aspecto foi verificada principalmente no tratamento de artrites e artroses, pesquisas chegam a compará-lo com diclofenaco.
Anestésica
Função muito conhecida no tratamento de dores de garganta por exemplo.
Imunoestimulante
A própolis estimula a produção de anticorpos, o que fortalece o corpo em aspecto geral, aumentando a resistência contra doenças e infecções.
Contraindicações da própolis
A própolis é contraindicada para pacientes com alergia a própolis, podendo causar inchaço, vermelhidão, coceira ou urticária na pele.
Também não se deve ultrapassar a quantidade diária de própolis e não ser consumido por crianças menores de um ano de idade, pois pode conter as mesmas bactérias presentes no mel.
Agora que você já conhece os principais benefícios de mel e própolis, além de sua origem e algumas aplicações confira em nosso site a seção de mel e própolis com os principais produtos do mercado.