|

Meningite: fique atento aos sintomas!

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e que pode ser provocada por vírus ou bactéria. Os tipos mais comuns dessa infecção são a meningocócica, que evolui rápido, podendo causar morte em algumas horas; pneumocócica, que pode surgir após uma otite e sinusite; e a hemofilus influenza do tipo B.

Febre, vômito, dor de cabeça, pescoço rígido, manchas cor de vinho na pele, moleza e desânimo são alguns dos sintomas causados pela doença. Em bebês é importante observar quando há rigidez corporal com movimentos involuntários, inquietação com choro agudo e gemido quando eles forem tocados; em crianças, a recusa para comer, febre e a queda de temperatura (hipotermia) também devem ser observados.

Prevenção
Para imunização contra a bactéria hemofilus influenza tipo B, que é a principal causa de meningite em crianças com menos de cinco anos, há a vacina oferecida em posto de saúde público. Além disso, há outras vacinas como a antimeningocócica e antipneumocócica, que podem ser tomadas em clínicas privadas.

Tratamento
Independente do tipo de meningite, quanto antes for diagnosticada, melhor. No caso da causada por bactérias, é recomendado que seja feita a aplicação de antibióticos na veia o mais rápido possível, pois a doença pode deixar sequelas, como comprometimento cerebral, surdez e dificuldade de aprendizagem.

Já se a infecção for causada por vírus, não há tratamento específico, apenas o uso de medicamentos analgésicos e antitérmicos para alívio dos sintomas. E, por fim, para as meningites causadas por fungos ou pelo bacilo da tuberculose, o tratamento é longo e feito por meio de antibióticos e quimioterápicos.

É importante procurar um médico ao sinal de qualquer sintoma semelhante aos citados acima.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares