Novembro Azul – Conscientização sobre saúde masculina.
Mundialmente celebrada, a campanha do Novembro Azul busca conscientizar e informar a população sobre os cuidados com a saúde do homem, em especial sobre a prevenção do câncer de próstata.
Mas você sabia que além do câncer de próstata, a campanha abrange outras doenças relacionadas ao sexo masculino?
Nesta matéria você verá o que é a campanha do Novembro Azul, como surgiu e qual o seu objetivo. Leia o conteúdo até o final e saiba mais.
Acesse também: Cuidados com a próstata – Como prevenir e tratar o câncer?
Como surgiu o Novembro Azul?
Com o intuito de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, o movimento se originou em 2003, na Austrália. A iniciativa partiu de dois amigos que estavam em um pub e cogitaram se ficariam bem de bigode.
Então, inspirados por uma campanha que levantava fundos para o combate do câncer de mama, decidiram associar o bigode a conscientização sobre a saúde masculina.
Sendo assim, eles escolheram o mês de Novembro, que já era celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata para realizar a campanha. Juntaram-se a eles cerca de 30 amigos, que deixaram o bigode crescer e usavam camisa azul como divulgação do movimento.
No Brasil o movimento chegou em 2008, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a SBU – Sociedade Brasileira de Urologia, marcado por diversas ações de divulgação sobre o câncer de próstata e outras doenças.
Além disso, a campanha ressalta a importância da realização do exame físico (toque) e do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Qual o objetivo da campanha?
O Novembro Azul tem como objetivo conscientizar homens sobre a prevenção do câncer de próstata e outras doenças. Ou seja, o intuito é incentivar os cuidados com a saúde masculina e diminuir o número de mortes pela doença no país.
Apesar do Novembro Azul ser diretamente relacionado ao câncer de próstata, atualmente outras doenças e assuntos fazem parte da campanha. Veja a seguir:
- Cânceres de pulmão, pele e melanoma, rim, bexiga, pênis e testículo;
- Doenças sexualmente transmissíveis;
- Disfunção erétil;
- Doenças crônicas, cardiovasculares, diabetes e hipertensão;
- Saúde mental, paternidade e violência.
Só no ano de 2020, a campanha conseguiu impactar mais de 82 milhões de pessoas, realizando palestras e com a ajuda de empresas em quase todo o país.
Preconceito – O maior desafio do Novembro Azul
A maioria dos homens são resistentes aos exames preventivos, que ajudam no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Quanto antes a doença for detectada, maiores são as chances de cura com sucesso.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens mas, por preconceito ou medo, muitos homens ainda deixam de fazer o exame de toque retal e se expõem aos riscos da doença.
Por isso, a campanha frisa a importância do exame e que essa resistência pode colocar a vida de muitos em risco. Portanto, é necessário abrir mão do preconceito e cuidar da sua saúde.
Sendo assim, reforçamos aqui o quão importante é os homens realizarem consultas e exames de rotina e, sobretudo, quebrar essa barreira existente, que pode custar a sua vida. Peça a orientação do seu médico para qualquer outra dúvida que possa existir.
Além disso, caso você queira saber mais sobre o câncer de próstata, o Ministério da Saúdo junto ao Instituto Nacional do Câncer – INCA desenvolveram a cartilha “Câncer de próstata: Vamos falar sobre isso?“. Lá você encontra todas as informações necessárias.