Saiba mais sobre o novembro azul e a conscientização para a prevenção de doenças em homens.
|

Novembro Azul – Conscientização sobre saúde masculina.

Mundialmente celebrada, a campanha do Novembro Azul busca conscientizar e informar a população sobre os cuidados com a saúde do homem, em especial sobre a prevenção do câncer de próstata.

Mas você sabia que além do câncer de próstata, a campanha abrange outras doenças relacionadas ao sexo masculino?

Nesta matéria você verá o que é a campanha do Novembro Azul, como surgiu e qual o seu objetivo. Leia o conteúdo até o final e saiba mais.

Acesse também: Cuidados com a próstata – Como prevenir e tratar o câncer?

Como surgiu o Novembro Azul?

Com o intuito de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, o movimento se originou em 2003, na Austrália. A iniciativa partiu de dois amigos que estavam em um pub e cogitaram se ficariam bem de bigode.

Então, inspirados por uma campanha que levantava fundos para o combate do câncer de mama, decidiram associar o bigode a conscientização sobre a saúde masculina.

O bigode e a cor azul são os principais símbolos da campanha do Novembro Azul.
O bigode e a cor azul são os principais símbolos da campanha do Novembro Azul.

Sendo assim, eles escolheram o mês de Novembro, que já era celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata para realizar a campanha. Juntaram-se a eles cerca de 30 amigos, que deixaram o bigode crescer e usavam camisa azul como divulgação do movimento.

No Brasil o movimento chegou em 2008, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a SBU Sociedade Brasileira de Urologia, marcado por diversas ações de divulgação sobre o câncer de próstata e outras doenças.

Além disso, a campanha ressalta a importância da realização do exame físico (toque) e do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).



Qual o objetivo da campanha?

O Novembro Azul tem como objetivo conscientizar homens sobre a prevenção do câncer de próstata e outras doenças. Ou seja, o intuito é incentivar os cuidados com a saúde masculina e diminuir o número de mortes pela doença no país.

Novembro azul incentiva homens a cuidarem da saúde.
Novembro azul incentiva homens a cuidarem da saúde.

Apesar do Novembro Azul ser diretamente relacionado ao câncer de próstata, atualmente outras doenças e assuntos fazem parte da campanha. Veja a seguir:

  • Cânceres de pulmão, pele e melanoma, rim, bexiga, pênis e testículo;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Disfunção erétil;
  • Doenças crônicas, cardiovasculares, diabetes e hipertensão;
  • Saúde mental, paternidade e violência. 

Só no ano de 2020, a campanha conseguiu impactar mais de 82 milhões de pessoas, realizando palestras e com a ajuda de empresas em quase todo o país.



Preconceito – O maior desafio do Novembro Azul

A maioria dos homens são resistentes aos exames preventivos, que ajudam no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Quanto antes a doença for detectada, maiores são as chances de cura com sucesso.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens mas, por preconceito ou medo, muitos homens ainda deixam de fazer o exame de toque retal e se expõem aos riscos da doença.

Por isso, a campanha frisa a importância do exame e que essa resistência pode colocar a vida de muitos em risco. Portanto, é necessário abrir mão do preconceito e cuidar da sua saúde.

O preconceito dificulta o diagnóstico precoce de doenças.
O preconceito dificulta o diagnóstico precoce de doenças.

Sendo assim, reforçamos aqui o quão importante é os homens realizarem consultas e exames de rotina e, sobretudo, quebrar essa barreira existente, que pode custar a sua vida. Peça a orientação do seu médico para qualquer outra dúvida que possa existir.

Além disso, caso você queira saber mais sobre o câncer de próstata, o Ministério da Saúdo junto ao Instituto Nacional do CâncerINCA desenvolveram a cartilha “Câncer de próstata: Vamos falar sobre isso?. Lá você encontra todas as informações necessárias.

No site da Farmadelivery você encontra produtos de saúde e beleza todos com os melhores desconto do mercado. Confira e aproveite!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares