| |

O que causa o diabetes? Saiba mais sobre a condição.

diabetes é uma doença bastante conhecida pelos brasileiros e, com certeza você conhece alguém que convive com a doença. Mas você sabe o que causa o diabetes? Por isso, alguns cuidados considerados básicos devem ser realizados pelas pessoas, o que resulta em números crescentes de pacientes diagnosticados.

A principal causa da diabetes é a má alimentação, especialmente o consumo excessivo de alimentos açucarados, industrializados e a falta de exercício físico.

Sendo assim, veja neste conteúdo o que causa o diabetes, quais são as principais formas de tratamento e como evitar o desenvolvimento da condição. Leia até o final e saiba mais!

+ Para mais informações, leia também: Tipos de Diabetes: Entenda a diferença entre o tipo 1 e 2.

O que é diabetes?

Primeiramente, vale ressaltar que o diabetes é uma doença metabólica. Mas, o que isso significa? As doenças metabólicos causam alterações no funcionamento geral do organismo, seja por alterações das reações químicas ou da velocidade que elas ocorrem. 

No caso das diabetes, o paciente não tem a capacidade biológica de degradar as moléculas de glicose de maneira rápida ou em velocidade constante. Assim essa degradação ocorre por meio da insulina, hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de açúcar, transformando-as em energia para manutenção do nosso organismo.

Quando há uma alta taxa de glicose no sangue, diversos malefícios podem ser causados: é o caso da cegueira, amputação de membros e complicações nos rins, coração e cérebro.



Tipos de diabetes:

  • Diabetes tipo 1 – é o tipo menos comum e surge desde o nascimento, sendo considerada uma doença autoimune, já que o próprio sistema imune ataca as células do pâncreas responsáveis por produzir a insulina. Assim, a insulina não é produzida, a glicose não é transportada para as células e acaba se acumulando no sangue;
  • Diabetes tipo 2 – é o tipo mais comum e acontece devido a uma resistência à insulina que surge ao longo da vida, normalmente devido a maus hábitos alimentares. Neste caso, essa resistência diminui a ação da insulina no corpo e faz com que a glicose acabe se acumulando no corpo;
  • Diabetes gestacional – é um tipo de diabetes que acontece apenas durante a gestação e que está relacionado com a produção, pela placenta, de outros hormônios que bloqueiam a ação da insulina;
  • Pré-diabetes – acontece quando o nível de açúcar no sangue está aumentado mas ainda não é o suficiente para fazer o diagnóstico de diabetes.

+ Para saber mais, acesse também: Diabetes infantil: O que é, sintomas e como identificar?

O que causa o diabetes?

As causas da diabetes podem ser diversas. Por exemplo, no tipo 1, há uma propensão genética. Assim, uma gestante pode ou não passar diabetes para a criança.

No entanto, os maiores causadores das diabetes são os maus hábitos e nenhuma prática de exercício físico. Principalmente quando a dieta é desregrada, com acúmulo de gordura, sódio e carboidratos simples.

Além desses principais acima, outros fatores que podem culminar ou piorar a diabetes são:

  • Excesso de peso;
  • Ter mais de 40 anos;
  • Predisposição genética;
  • Colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue;
  • Sedentarismo;
  • Pressão alta;
  • Dar luz a uma criança com mais de 4kg;
  • Diabetes gestacional;
  • Diagnóstico de distúrbios psiquiátricos – esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar;
  • Apneia do sono.


Como é feito o tratamento?

Após o diagnóstico das diabetes tipo 1 ou 2, não é possível obter a cura. No entanto, o paciente consegue viver sem grandes riscos. Contudo, para isso deve-se manter uma dieta regrada e uma constante prática de atividades físicas.

Contudo, ainda assim é preciso ter muito cuidado, pois o que deve ser ingerido e a intensidade dos exercícios deve ser prescrito por profissionais. Ou seja, começar mudanças drásticas, por conta própria, podem afetar o seu dia a dia e ser ainda mais prejudicial para a saúde.

No caso do diabetes tipo 1, é preciso incluir na rotina a aplicação da insulina. Neste caso, as taxas de açúcar no sangue podem ser medidas com o glicosímetro.

Os melhores lugares do corpo para a injeção de insulina são abdômen e o braço, na parte posterior do terço superior.

Já para a diabetes tipo 2, é preciso cortar alimentos gordurosos e eliminar o excesso de peso. Além disso, em alguns casos os pacientes também precisarão utilizar os seguintes remédios:

  • Inibidores da alfaglicosidase;
  • Sulfonilureias;
  • Glinidas.

Sendo assim, agora que você já sabe o que causa o diabetes e como é possível evitar desenvolver a condição, aposte em incluir alguns dos cuidados listados em sua rotina.

Além disso, não deixe de se consultar regularmente com o seu médico e mantenha os exames de rotina sempre em dia para garantir o melhor para sua saúde.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares