O que causa o diabetes? Saiba mais sobre a condição.
O diabetes é uma doença bastante conhecida pelos brasileiros e, com certeza você conhece alguém que convive com a doença. Mas você sabe o que causa o diabetes? Por isso, alguns cuidados considerados básicos devem ser realizados pelas pessoas, o que resulta em números crescentes de pacientes diagnosticados.
A principal causa da diabetes é a má alimentação, especialmente o consumo excessivo de alimentos açucarados, industrializados e a falta de exercício físico.
Sendo assim, veja neste conteúdo o que causa o diabetes, quais são as principais formas de tratamento e como evitar o desenvolvimento da condição. Leia até o final e saiba mais!
+ Para mais informações, leia também: Tipos de Diabetes: Entenda a diferença entre o tipo 1 e 2.
O que é diabetes?
Primeiramente, vale ressaltar que o diabetes é uma doença metabólica. Mas, o que isso significa? As doenças metabólicos causam alterações no funcionamento geral do organismo, seja por alterações das reações químicas ou da velocidade que elas ocorrem.
No caso das diabetes, o paciente não tem a capacidade biológica de degradar as moléculas de glicose de maneira rápida ou em velocidade constante. Assim essa degradação ocorre por meio da insulina, hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de açúcar, transformando-as em energia para manutenção do nosso organismo.
Quando há uma alta taxa de glicose no sangue, diversos malefícios podem ser causados: é o caso da cegueira, amputação de membros e complicações nos rins, coração e cérebro.
Tipos de diabetes:
- Diabetes tipo 1 – é o tipo menos comum e surge desde o nascimento, sendo considerada uma doença autoimune, já que o próprio sistema imune ataca as células do pâncreas responsáveis por produzir a insulina. Assim, a insulina não é produzida, a glicose não é transportada para as células e acaba se acumulando no sangue;
- Diabetes tipo 2 – é o tipo mais comum e acontece devido a uma resistência à insulina que surge ao longo da vida, normalmente devido a maus hábitos alimentares. Neste caso, essa resistência diminui a ação da insulina no corpo e faz com que a glicose acabe se acumulando no corpo;
- Diabetes gestacional – é um tipo de diabetes que acontece apenas durante a gestação e que está relacionado com a produção, pela placenta, de outros hormônios que bloqueiam a ação da insulina;
- Pré-diabetes – acontece quando o nível de açúcar no sangue está aumentado mas ainda não é o suficiente para fazer o diagnóstico de diabetes.
+ Para saber mais, acesse também: Diabetes infantil: O que é, sintomas e como identificar?
O que causa o diabetes?
As causas da diabetes podem ser diversas. Por exemplo, no tipo 1, há uma propensão genética. Assim, uma gestante pode ou não passar diabetes para a criança.
No entanto, os maiores causadores das diabetes são os maus hábitos e nenhuma prática de exercício físico. Principalmente quando a dieta é desregrada, com acúmulo de gordura, sódio e carboidratos simples.
Além desses principais acima, outros fatores que podem culminar ou piorar a diabetes são:
- Excesso de peso;
- Ter mais de 40 anos;
- Predisposição genética;
- Colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue;
- Sedentarismo;
- Pressão alta;
- Dar luz a uma criança com mais de 4kg;
- Diabetes gestacional;
- Diagnóstico de distúrbios psiquiátricos – esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar;
- Apneia do sono.
Como é feito o tratamento?
Após o diagnóstico das diabetes tipo 1 ou 2, não é possível obter a cura. No entanto, o paciente consegue viver sem grandes riscos. Contudo, para isso deve-se manter uma dieta regrada e uma constante prática de atividades físicas.
Contudo, ainda assim é preciso ter muito cuidado, pois o que deve ser ingerido e a intensidade dos exercícios deve ser prescrito por profissionais. Ou seja, começar mudanças drásticas, por conta própria, podem afetar o seu dia a dia e ser ainda mais prejudicial para a saúde.
No caso do diabetes tipo 1, é preciso incluir na rotina a aplicação da insulina. Neste caso, as taxas de açúcar no sangue podem ser medidas com o glicosímetro.
Os melhores lugares do corpo para a injeção de insulina são abdômen e o braço, na parte posterior do terço superior.
Já para a diabetes tipo 2, é preciso cortar alimentos gordurosos e eliminar o excesso de peso. Além disso, em alguns casos os pacientes também precisarão utilizar os seguintes remédios:
- Inibidores da alfaglicosidase;
- Sulfonilureias;
- Glinidas.
Sendo assim, agora que você já sabe o que causa o diabetes e como é possível evitar desenvolver a condição, aposte em incluir alguns dos cuidados listados em sua rotina.
Além disso, não deixe de se consultar regularmente com o seu médico e mantenha os exames de rotina sempre em dia para garantir o melhor para sua saúde.