| |

O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

A VITAMINA D:

Apesar de ser conhecida como vitamina, é um hormônio essencial para o bom funcionamento do organismo. A vitamina D é produzida no nosso corpo quando a pele é exposta ao sol. Poucos minutos já excedem facilmente a quantidade que é proveniente de fontes alimentares. Na maioria dos alimentos a vitamina D está presente em baixas quantidades, algumas fontes com boas quantidades desse nutriente são alguns peixes, o óleo de fígado de bacalhau, óleo de salmão, ostras cruas e alimentos fortificados como o leite, por exemplo.

vitamina D 8_menor

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

  • Ossos: Uma das principais funções da Vitamina D é o metabolismo do cálcio, além de estimular a absorção desse mineral e a reabsorção óssea.
  • Músculos: Tem influencia na função muscular e pode ajudar no fortalecimento.
  • Sistema imunológico: Importante para reforçar as defesas do organismo, ajudando a evitar gripes e resfriados.
  • Gestantes: Manter os níveis adequados de vitamina D no organismo é muito importante para evitar complicações para a mãe e para o bebê.
  • Coração: Ajuda a manter o sistema cardiovascular saudável. 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DEFICIÊNCIA DA VITAMINA D?

O nível de vitamina D pode ser medido através de um exame de sangue. Mesmo sendo produzida pelo nosso organismo, a deficiência de Vitamina D é cada vez mais comum.

Os principais sintomas são problemas ósseos como osteoporose, doenças inflamatórias, doenças infecciosas, alteração na função cognitiva, desequilíbrio do sistema imunológico, fraqueza muscular, perda dos dentes, retenção de fósforo nos rins e problemas cardiovasculares.

Muitos fatores prejudicam a produção de vitamina D como a estação do ano, roupas, poluição, envelhecimento, tempo de exposição aos raios solares e aplicação de filtro solar, que é essencial para a prevenção do câncer de pele, mas impede a produção da Vitamina D. Por isso, o ideal é tomar sol na medida certa, ou seja, de 10 a 15 minutos diariamente.

VITAMINA D: CONTRAINDICAÇÕES

Em geral, não há contraindicações para o consumo de vitamina D. Os suplementos não devem ser consumidos pelas pessoas que apresentam hipersensibilidade a algum dos componentes presentes na formulação. As pessoas que apresentam evidências de intoxicação pela vitamina D devem suspender o consumo. Sendo um nutriente produzido pelo corpo humano, seu excesso é mais difícil de ocorrer do que a sua deficiência, mas a superdosagem através da suplementação excessiva pode provocar algumas reações adversas. Por isso, o acompanhamento médico ou nutricional é indicado. 

COMO TOMAR O SUPLEMENTO DE VITAMINA D?

No Brasil os suplementos de vitaminas D são comercializados principalmente na forma líquida, mas também existe o suplemento na forma de comprimidos. Para que o consumo seja adequado às suas necessidades é importante consultar um médico ou nutricionista.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Quais as melhores opções de hidratante labial?
Quais as melhores opções de hidratante labial?
4 dicas para salvar sua pele no frio
4 dicas para salvar sua pele no frio
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Hidratação Natural: Veja 3 dicas para manter a pele hidratada!
Por que os lábios ficam ressecados no frio?
Por que os lábios ficam ressecados no frio?

Posts Similares