como evitar assaduras no bebê

O que fazer para evitar assaduras no bebê?

As assaduras são pequenas lesões que ocorrem  quando a proteção natural da pele sofre um desgaste mais intenso. Em bebês, essa camada é muito sensível, e requer um cuidado maior nas trocas de fralda e dias de verão. As assaduras deixam a pele avermelhada e com ardência, e é recomendado o uso de pomadas para controlar o quadro. Mas você sabia que é possível  evitar assaduras no bebê?

Enquanto alguns recém nascidos sofrem com as assaduras em decorrência das fórmulas, já que o leite industrializado modifica o pH das fezes, outros podem desenvolvê-la devido ao calor e umidade dentro da fralda ou a  higiene feita da forma incorreta.

Confira abaixo algumas dicas que separamos para lhe ajudar a prevenir as assaduras no seu bebê.

O que causa as assaduras?

Embora existam algumas hábitos que ajudam na prevenção do quadro, muitos bebês podem apresentar assaduras por problemas intestinais como diarreia ou prisão de ventre, ou então pela ingestão de antibióticos. Nesses casos, as dicas de prevenção também servem para evitar que o quadro se agrave, já que a assadura pode ser categorizada como leve, média e grave.

demorar muito tempo para trocar fraldas sujas pode acabar causando assaduras nos bebês
demorar muito tempo para trocar fraldas sujas pode acabar causando assaduras nos bebês

Além desses fatores, o calor e suor excessivo, fraldas com materiais de plástico, alergias a lenços umedecidos e muito tempo com a fralda suja também são fatores que podem acabar provocando as assaduras, e até mesmo piorando os sintomas caso o bebê já apresente o problema.

O que fazer para evitar assaduras no bebê?

Opte por sabonetes neutros e glicerinados

Os sabonetes de glicerina são menos propensos a causar alergias na pele dos bebês, e são indicados principalmente em recém-nascidos.

Além disso, um sabonete que não seja recomendado para esse uso,  pode acabar retirando a camada de óleo natural que serve como uma proteção para a pele do recém nascido, o que aumenta as chances de assadura.

Troque a fralda com mais frequência

Deixar o bebê com a fralda suja por muito tempo faz com que a pele fique em contato com as bactérias da urina e das fezes, o que causa as assaduras e pode até mesmo agravar os quadros mais leves.

Use água morna e algodão

O ideal é usar os lenços umedecidos apenas quando for limpar as fezes. No caso da urina, o mais indicado é o uso de algodão com água morna, já que as chances de irritações são menores por se tratar de dois produtos naturais.

Em dias de assadura, você também pode trocar o uso dos lenços apenas pelo algodão e água para que a região não fique mais irritada.

o uso de lenços umedecidos pode ser trocado por água morna e algodão caso o bebê apresente quadros de assadura. No entanto, a maioria dos lenços são testados e possuem chances muito pequenas de causar assaduras e alergias
o uso de lenços umedecidos pode ser trocado por água morna e algodão caso o bebê apresente quadros de assadura. No entanto, a maioria dos lenços são testados e possuem chances muito pequenas de causar assaduras e alergias

Caso opte por usar lenços umedecidos, escolha pelos que são indicados para os primeiros dias do bebê, já que esses têm uma chance menor de causar uma irritação na pele fina dos pequenos.

Teste as marcas de fraldas

Alguns bebês podem ter reações alérgicas a algumas marcas de fraldas de acordo com o composto usado por cada empresa. Caso note que a pele do bebê está avermelhada e o problema seja recorrente, tente trocar a marca da fralda e observe se o problema ainda persiste.

Nos casos de alergias às fraldas, o bebê apresenta vermelhidão em locais onde ela encosta diariamente e não somente nas dobrinhas.

Cuide da alimentação do bebê

Embora as assaduras apareçam com uma frequência maior nos primeiros meses de vida, quando o bebê começa a introdução alimentar o problema também pode começar a ser mais comum. Isso porque alguns alimentos específicos deixam a urina e fezes mais ácidas, causando irritações ao entrar em contato com a pele.

Sendo assim, é importante seguir a recomendação do pediatra e oferecer um alimento novo por vez.

Caso você note um quadro de assadura leve, pode ser algum alimento novo que o bebê consumiu.

Deixe a região afetada ao sol pela manhã

Deixar o bebê no sol durante algum tempo com a região que está com a assadura exposta é uma forma de fazer com que a vermelhidão cicatrize mais facilmente. Isso porque o sol é rico em vitamina D, que auxilia na cicatrização da pele.

Lembre-se, porém, de colocá-lo no sol da manhã ou final da tarde por períodos curtos para evitar queimaduras ou agravamento do quadro.

Use pomadas para assadura

A maioria das pomadas para assaduras do mercado são eficazes no tratamento e prevenção do problema. Você pode aplicar as pomadas contra assadura uma vez ao dia para prevenir e em todas as trocas de fralda caso note uma vermelhidão no bebê.

usar pomadas de assadura, além de ajudar no tratamento, também são eficazes para a prevenção
usar pomadas de assadura, além de ajudar no tratamento, também são eficazes para a prevenção

As melhores pomadas para assadura do bebê são feitas à base de óxido de zinco, composto antiséptico e anti-inflamatório, além de ter ação secativa, e algumas ainda são ricas em vitamina D, um nutriente importante para a cicatrização da pele do bebê.

Deixe o bebê sem fraldas

Deixar o bebê sem fralda em cima do trocador, cama ou sofá forrados pode ajudar com que a área fique mais arejada e a pele não fique em contato com a fralda constantemente. Assim, você evita umidade no local e a proliferação de fungos, o que consequente diminui os riscos de assaduras.

Fique de olho na sua alimentação

Se você estiver amamentando, também é importante ficar atenta aos alimentos ingeridos para evitar assaduras no bebê. Afinal, grande parte do que a mulher consome acaba sendo passado para o bebê por meio do leite materno.

Alimentos industrializados têm maiores chances de causar assaduras em decorrência dos corantes artificiais, mas algumas frutas também podem acabar causando o problema.

Prefira alimentos naturais e quando for consumir frutas muito ácidas, fique de olho se o bebê tem alguma reação, que pode ir desde assaduras até às incômodas cólicas.

Tome cuidado durante o verão

Durante o verão, as assaduras podem atingir não somente a região da fralda, mas também as dobrinhas dos braços e perna e o pescoço. Isso porque o atrito do suor com a pele do pode acabar provocando vermelhidão e consequemente, as assaduras.

Além de evitar deixar os bebês com a mesma fralda por muito tempo e usar a pomada contra assadura, também é importante secá-lo muito bem após o banho. Assim, evita-se umidade no local.

Durante esse período também é indicado aumentar o número de troca de fraldas e banhos para que o bebê fique mais fresco e não acumule suor.

Viu como é fácil evitar assaduras no bebê? Use nossas dicas para cuidar do seu bebê e evitar que ele fique vermelhinho principalmente durante os dias mais quentes. Na hora de escolher a pomada, certifique-se de optar por uma que tenha óxido de zinco em sua composição para garantir o melhor tratamento para o seu filho.

Confira as ofertas de pomadas para assadura aqui na Farmadelivery!

Posts Similares