Saiba quais alimentos ajudam a queimar gordura corporal.

Quais alimentos ajudam a queimar gordura?

A melhor forma de emagrecer de forma saudável é reduzindo a quantidade de gordura em excesso no corpo. Para isso, é importante praticar atividades físicas regularmente para queimar gordura corporal, mas alguns alimentos podem te ajudar nesse processo.

Por isso, nesse post vamos destacar alguns dos principais alimentos que ajudam a queimar gordura e como eles agem no organismo.

Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre a gordura corporal. Leia o conteúdo até o final para saber mais!

+ Veja também: Reeducação alimentar: Qual a sua importância para saúde?

Como acontece o acúmulo de gordura corporal?

O acúmulo de gordura corporal é uma consequência da ingestão em excesso de calorias ao longo de muitos anos, proveniente também do consumo exagerado de alimentos com altas concentrações de açúcargordura e de bebidas alcoólicas.

Além disso, uma dieta com baixo consumo de frutas, legumes e verduras, fibras, vitaminas e minerais, associadas ao sedentarismo, são consideradas os principais fatores de risco para o desenvolvimento de alterações na gordura do sangue (colesterol e triglicerídeos), pressão alta e acúmulo de gordura corporal.

Por isso, escolher corretamente o que se consome e incluir exercícios físicos em sua rotina, ajuda a inibir a absorção de gordura pelas células e acelera a queima dos quilos que já estão instalados com a ajuda dos exercícios físicos.



Quais alimentos ajudam a queimar gordura?

Para obter melhores resultados, é importante inserir na dieta alimentos que ajudam a eliminar a gordura localizada. Veja quais são esses alimentos e como eles agem no organismo:

1. Pera

A pera é é uma fruta rica em água e contém 71% de fibras insolúveis, o que promove maior sensação de saciedade e melhorando o trânsito intestinal. Além disso, o açúcar natural da fruta tira a vontade de comer doces e aumenta de forma gradual o açúcar do sangue.

2. Nozes

As nozes são muito nutritivas, ricas em proteínas de qualidade e gorduras boas. Ou seja, são alimentos que ajudam a compensar a fome por longos períodos. Conforme aponta um estudo publicado no Journal of Nutrition and Metabolism, incluir nozes na dieta durante 12 semanas leva a melhorias na qualidade da dieta, sem qualquer ganho de peso.

As nozes ajudam a queimar gordura localizada e estão associadas ao controle do diabetes tipo 2.
As nozes ajudam a queimar gordura localizada e estão associadas ao controle do diabetes tipo 2.

Em outro estudo, pesquisadores sugerem que devido o controle do peso um dos motivos pelos quais as nozes estão associadas a um risco menor de diabetes tipo 2. O excesso de peso aumenta o risco de açúcar elevado no sangue e diabetes.

+ Leia também: Tipos de Diabetes: Entenda a diferença entre o tipo 1 e 2.

3. Farelo de aveia

O farelo de aveia é um alimento rico em fibras, um nutriente que promove o bom funcionamento do intestino e reduz a absorção de gordura no organismo. Isso acontece porque as fibras são digeridas mais lentamente, inibindo a produção de insulina. Além disso, as fibras também aumentam a sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos.

4. Pimentas

Mais do que adicionar sabor à comida, as pimentas são poderosos antioxidantes, que ajudam a reduzir a inflamação e protegem as células contra danos.

Além disso, pesquisas sugerem que a capsaicina, um antioxidante encontrado nas pimentas, pode ajudar a atingir e manter um peso saudável, já que o alimento promove a saciedade e evita a ingestão excessiva de calorias.



5. Abacate

Fonte de fibras e proteínas, o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, que são capazes de reduzir a fome. Além disso, a fruta possui uma substância chamada glutationa, que ajuda a equilibrar a quantidade de cortisol no organismo, um hormônio diretamente relacionado com o estresse e que pode atrapalhar qualquer plano alimentar.

O abacate é rico em fibras e proteínas, e ajuda a saciar a fome.
O abacate é rico em fibras e proteínas, e ajuda a saciar a fome.

6. Chá verde

O chá verde é uma ótima pedida para manter uma boa saúde. Além de combater a retenção de líquidos, a bebida ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e protege o organismo contra certos tipos de câncer. E, ainda, o chá também contém boas concentrações de cafeína, aliada ao antioxidante galato de epigalocatequina, que promove a queima e a perda de gordura abdominal.

7. Berinjela

A berinjela, além de ser um fruto de baixa caloria (apenas 24 calorias em 100 gramas do alimento), também é rica em fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino, no combate ao mau colesterol e à má digestão, produzindo sensação de saciedade.

Além disso, ela é rica em água, vitaminas e minerais, ajudando a combater a retenção de líquidos e a desinchar o corpo.

8. Peixes

Salmão, arenque, sardinha, cavala, por exemplo, são peixes oleosos que contêm altas concentrações de ácidos graxos Ômega-3, que comprovadamente reduzem a inflamação e diminuem o risco de doenças cardíacas e ainda contribui na perda de gordura corporal

Além disso, o peixe ainda uma excelente fonte de proteína de alta qualidade. A digestão da proteína proporciona uma sensação de saciedade e aumenta a taxa metabólica.

9. Linhaça

A linhaça é outro alimento rico em Ômega-3, portanto, também contribui para o controle do colesterol e que diminui a inflamação no organismo, facilitando o processo de perda de peso, além de ajudar a queimar a gordura localizada. Além disso, ela é rica em fibras que melhoram a digestão e aumentam a saciedade.

Linhaça é um alimento rico em Ômega-3 e ajuda a queimar gordura localizada.
Linhaça é um alimento rico em Ômega-3 e ajuda a queimar gordura localizada.

10. Ovos

O ovo é uma excelente fonte de nutrientes. Estudos demonstram que consumir ovos no café da manhã reduz a fome e promove a sensação de saciedade por várias horas em indivíduos com sobrepeso e obesidade.

Os ovos também são fontes riquíssimas de proteínas de alta qualidade, o que aumenta a taxa metabólica em cerca de 20% a 35% por várias horas após a ingestão.

O que evitar na dieta para queimar gordura corporal

  • Evite o consumo de grandes quantidades de bebida alcoólica,
  • Evite doces e pães feitos com farinha branca. Esses alimentos possuem um alto índice glicêmico, que aumenta o acúmulo de gordura;
  • Reduza o consumo de alimentos embutidos como salsichas, linguiças e salame. Além de conter alto teor de gordura saturada, esses alimentos possuem muito sódio, que provoca a retenção de líquidos e o inchaço;
  • Não consuma preparações fritas ou que necessitam de gordura para serem preparadas.

+ Para saber mais, leia também: Quais os alimentos mais saudáveis?

O que achou da nossa lista de alimentos que ajudam a queimar gordura localizada? Você conhecida os benefícios desses alimentos? Quais deles você já consome? Compartilhe conosco nos comentários.

Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares