queda de cabelo no pós-parto
|

Queda de cabelo no pós-parto é normal? Quanto tempo dura?

Muitas mães que acabaram de ganhar seus bebês começam a notar um aumento da perda capilar durante os primeiros meses de vida do recém nascido. E embora isso possa preocupar a maioria delas, o eflúvio telógeno pós-parto é algo completamente normal e fisiológico. No entanto, é importante que a mamãe fique de olho na duração do quadro, já que a queda de cabelo no pós-parto tende a durar apenas alguns meses.

Durante esse período, a diminuição súbita na concentração dos hormônios progesterona e estrógeno afetam o ciclo de vida dos fios e contribui para que fiquem mais quebradiços e fracos.

Além disso, em mulheres que passaram por uma cesárea, o estresse cirúrgico e conjunto com os medicamentos usados no pós-operatório e anestesias causam reações no organismo, fazendo com que o quadro se agrave.

Apesar de ser considerado algo completamente normal, é importante estar atenta à quantidade de fios que são perdidos diariamente e à duração do quadro para procurar ajuda médica se necessário.

veja no texto a seguir quando a queda de cabelo no pós-parto é considerada normal
veja no texto a seguir quando a queda de cabelo no pós-parto é considerada normal

Sabendo disso, separamos algumas informações importantes sobre o assunto para que você entenda melhor como agir nessa situação. Acompanhe!

Quando a queda de cabelo no pós-parto se inicia?

Geralmente os cabelos começam a cair mais do que o normal a partir do terceiro mês depois que o bebê nasce, mas pode aparecer até mesmo antes em algumas mulheres.

Isso porque quando o couro cabeludo sofre algum tipo de dano, ele não se externaliza de forma imediata e leva meses até que os cabelos sofram com o problema.

Quanto tempo dura?

Na maioria dos casos, a duração da queda de cabelo no pós-parto é de 3 meses, aproximadamente. Porém, esse tempo, assim como a intensidade do problema, variam de acordo com cada mulher e organismo.

Qual a média de fios perdidos durante o pós-parto?

As mulheres que estão passando pelo pós-parto perdem cerca de 30% de todo o cabelo, podendo variar entre e chegar até 50%.

Enquanto normalmente um adulto perde 100 fios todos os dias em decorrência do ciclo de vida dos cabelos, uma mulher no pós parto pode chegar a perder até 500 fios diariamente sem que seja considerado um quadro alarmante.

Porém, se o problema lhe incomodar ou se você notar que a perda está excessiva, é importante buscar ajuda médica para investigar o problema e tentar amenizar a queda.

Como evitar a queda de cabelo no pós-parto?

Invista em uma alimentação variada e nutritiva

Além de ser recomendado que a mãe faça uma alimentação mais nutritiva para oferecer os mais diversos nutrientes para o bebê, a alimentação saudável também ajuda a controlar a perda capilar durante esse período. 

além de auxiliar no combate contra a queda de cabelo, uma alimentação saudável no pós-parto fornece para o bebê todos os nutrientes necessários por meio da amamentação
além de auxiliar no combate contra a queda de cabelo, uma alimentação saudável no pós-parto fornece para o bebê todos os nutrientes necessários por meio da amamentação

Para manter um cardápio mais variado, uma dica é não repetir o almoço na hora do jantar e fazer refeições diferenciadas para garantir uma variedade e teor nutritivo maiores.

Nesse período é importante que você invista em alimentos ricos em:

  • ferro: feijão, carne vermelha, espinafre, beterraba e salsinha;
  • proteínas: carnes em geral, ovos, leites e derivados;
  • zinco: castanha do pará;
  • vitamina A: espinafre e cenoura crua.

Ingira vitaminas e sucos fortificados

Uma opção que ajuda a aumentar a ingestão desses alimentos durante o dia são vitaminas e sucos voltados para a saúde dos cabelos. Um exemplo é o suco de 1 cenoura, 1 maçã e 1 colher de castanhas moídas.

Você também pode bater vitaminas no liquidificador com alimentos ricos em proteína como o leite ou iogurte natural com frutas ricas em vitaminas que fazem bem para o cabelo como papaia, cenoura, laranja e castanha do pará.

Além de lhe deixar saciada por muito mais tempo graças à fibras das castanhas, essas vitaminas também auxiliarão no controle da queda capilar.

Confira no vídeo seguir uma receita de suco natural para queda de cabelo:

Use produtos para cabelos frágeis

Shampoos sem sulfato, conhecidos como sulfat free, são os mais indicados para essa fase, já que os cabelos estarão mais fragilizados e quebradiços. Apesar do sulfato ser um ingrediente que faz uma limpeza profunda nos fios, muitas vezes ele acaba agredindo-os, principalmente quando estão passando por um período mais frágil.

Nesses casos, o ideal é investir em cosméticos capilares voltados para a queda de cabelo, que além de controlar a perda, auxilia no crescimento de fios novos.

Outra dica é usar ampolas de vitamina A para manter o cabelo mais hidratados e brilhantes.

Evite lavar o cabelo todos os dias

Embora antigamente muitas mulheres acreditavam que não se podia lavar os cabelos durante os 40 dias após o parto, a chamada quarentena, atualmente essa crença não é mais tão popular entre as mulheres. No entanto, apesar de muitas mamães lavarem os cabelos todos os dias durante esse período, para quem está sofrendo com a queda capilar o mais indicado é que a lavagem dos fios seja feita apenas 3 vezes na semana.

Isso porque o ato de lavar os cabelos e depois penteá-los para tirar os nós acaba contribuindo para que os fios caiam mais ainda.

Quando for pentear os cabelos, prefira pentes mais largos que não deixem os fios  muito presos nos dentes.

o uso de secador de cabelo durante o pós-parto pode agravar o quadro, já que nesse período os cabelos tendem a ficar mais frágeis
o uso de secador de cabelo durante o pós-parto pode agravar o quadro, já que nesse período os cabelos tendem a ficar mais frágeis

Além disso, o uso de secadores, chapinhas e modeladores também devem ser evitados durante esse período, já que esses aparelhos acabam danificando os fios graças ao calor que liberam no couro cabeludo.

Químicas como tinturas, relaxamentos, permanente e alisamentos também devem ser evitadas para que os fios não fiquem ainda mais frágeis e quebradiços.

Suplemente algumas vitaminas para queda de cabelo

Quando a queda de cabelo é muito excessiva e começa a deixar falhas no meio do couro cabeludo, pode ser indicado alguns suplementos como ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, e vitamina D

Algumas mulheres ainda preferem ingerir polivitamínicos durante esse período, que além de ajudar a controlar a queda capilar, ainda ajuda na ingestão diária dos nutrientes necessários durante a amamentação.

Porém, é importante conversar com um especialista para verificar a necessidade da suplementação para cada caso específico.

Agora que você viu que a queda de cabelo no pós-parto é algo completamente normal e dura apenas alguns meses, já pode ficar mais tranquila quanto ao seu quadro. Contudo, lembre-se que é importante procurar ajuda médica caso o problema esteja lhe incomodando ou você note uma perda excessiva.

Caso os sintomas não normalizarem após 3 meses, também é recomendado consultar um dermatologista para investigar o que pode estar causando o problema.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares