Quem doa sangue pode não saber, mas está melhorando a própria saúde

Muitas pessoas acreditam que quem doa sangue fica com o organismo debilitado. Isso porque logo após o ato a pessoa se sente cansada, pode ficar com a imunidade baixa, e até mesmo, vir a ter uma leve anemia.

Contudo, o que a maioria não sabe é que, doar sangue ajuda a reduzir os níveis de ferro no sangue do doador, e a retenção de ferro pode ser um fator negativo. Por ser um metal pesado, depois de absorvido, fica dentro da célula e sua capacidade de oxidação é bem alta.

Em alguns casos, o acúmulo de ferro pode lesar os tecidos do corpo desencadeando graves doenças como cirrose hepática, arritmia cardíaca, diabetes tipo 1, infecções virais, entre outras condições. Portanto, quem doa sangue regularmente tem o nível de ferro no sangue sempre equilibrado.

dia_mundial_doador_sangue_blog

Além disso, o hábito de doar sangue melhora o fluxo sanguíneo, prevenindo a hipercoagulação, que é um mal silencioso, mas que representa altíssimo risco de morte. A hipercoagulação pode ser causada pelo excesso de açúcar na alimentação, cigarros, colesterol elevado, ansiedade, estresse emocional e outros fatores.

Portanto, se você está bem e com saúde, tem entre 18 e 65 anos de idade e pesa mais de 50 quilos, seja um doador. Você não estará apenas salvando a vida do próximo, estará melhorando a sua também!

Posts Similares