Reeducação alimentar: Qual a sua importância para saúde?
Com o intuito de evitar e solucionar doenças, ajudar na perda de peso ou na manutenção da saúde, a reeducação alimentar diz respeito às ações diárias que têm como principal promover mudanças nos hábitos alimentares.
A reeducação alimentar serve ainda para que a gente possa compreender sobre os efeitos da alimentação em nossa vida diária. Além disso, entender suas consequências para a mente e para o corpo, aproveitando o prazer de se alimentar ao mesmo tempo em que traz mais saúde em todos os aspectos da vida.
Portanto, dietas restritivas não são melhor forma de ter saúde e uma boa forma, mas sim a adoção de bons hábitos a partir da reeducação alimentar. Sendo assim, leia o conteúdo até o final para saber mais sobre o assunto! 🙂
+ Aproveite e veja também: O que fazer para ter um corpo saudável?
Como funciona a reeducação alimentar?
Adotar essa rotina não significa restringir alimentos, mas sim organizar a ingestão desses alimentos de forma mais saudável. As mudanças na alimentação podem ser difíceis no início, mas quando se tornam um hábito, ficam mais fáceis.
A reposição dos nutrientes, bem como o uso de dietas ricas em substâncias como vitaminas, antioxidantes, minerais, micro e macro nutrientes, que participam e controlam ativamente todas as reações químicas do organismo, são imprescindíveis para a manutenção da saúde.
Existem diferentes formas de reeducação alimentar, e você deve fazê-las sempre com a orientação de um nutricionista. Assim, a dieta será adaptada conforme as suas condições e seus objetivos para a melhoria de saúde e bem-estar.
A mudança de hábitos alimentares pode ajudar a reduzir o apetite, acelerar o metabolismo, eliminar alimentos danosos, reduzir a ingestão calórica, aumentar a energia para a execução de exercícios específicos, entre outros benefícios.
Quais os benefícios da reeducação alimentar para a saúde?
A reeducação alimentar promove a ingestão de alimentos saudáveis e naturais, ricos em fibras, gorduras saudáveis e nutrientes. Além disso, ela favorece a redução do consumo de alimentos prejudiciais à saúde, como frituras, fast-food e outros alimentos ricos em açúcar e gorduras ruins.
Os principais benefícios da reeducação alimentar para a saúde são:
- Reeduca o paladar – promove o aumento do consumo de alimentos saudáveis e saborosos, que, inicialmente, podem ser diferentes para algumas pessoas;
- Combate a prisão de ventre – o consumo de alimentos saudáveis fornece maiores quantidades de fibras e água, que são importantes para manter a saúde intestinal;
- Evita a deficiência de nutrientes – uma alimentação saudável oferece vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para manter a saúde do corpo;
- Ajuda a prevenir e tratar doenças – diabetes, obesidade, pressão alta e depressão são algumas das doenças que podem ser controladas com uma boa alimentação.
Além disso, a reeducação alimentar promove o bem estar, pois promove o aumento do consumo de alimentos fontes de magnésio, Ômega-3 e fibras, nutrientes que participam da produção de substâncias responsáveis pelo prazer.
Como fazer reeducação alimentar?
Como foi dito anteriormente, existirem diferentes formas de introduzir bons hábitos alimentares a sua rotina. Veja a seguir, alguns deles:
Hidratação
Mantenha seu corpo hidratado. O consumo de água é indispensável durante a dieta ou reeducação alimentar. Por isso, é importante buscar ajuda de um nutricionista. O profissional vai avaliar o quanto você ingere de água e o quanto você precisa se adequar para conquistar sua saúde.
Planejamento
A reeducação alimentar se baseia no controle do que se come. Portanto, você deve levar em consideração aquilo que supre às suas necessidades e consumir os alimentos de forma consciente.
Além disso, ser assertivo no preparo das refeições também ajuda na sua adaptação alimentar. Para isso, faça uma lista com os ingredientes e compre apenas o que for necessário para o preparo da sua receita.
Respeite o horário das suas refeições
Ao se alimentar, foque no que você está fazendo. Evite realizar alguma atividade como mexer no celular ou assistir televisão enquanto faz suas refeições.
Além disso, é importante mastigar devagar e com calma. Ao triturar bem os alimentos, você se sente saciado com uma menor quantidade de comida e também melhora a digestão, tornando ela mais rápida e saudável.
Diminua o consumo de alimentos ultraprocessados
A maioria desses alimentos são fabricados com altas quantidades de sódio, açúcar, gorduras trans, realçadores de sabor, corantes, aromatizantes, espessantes e conservantes que são altamente nocivos à saúde.
Ainda, os alimentos ultraprocessados são pobres em nutrientes e possuem forte potencial inflamatório. Ou sejas, eles são a porta de entrada para doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade e cardiopatias.
Mantenha seu corpo em movimento
Seguir uma dieta equilibrada e saudável vai melhorar muito a sua vida, mas quando associada à prática de atividades físicas os benefícios são ainda maiores.
Portanto, a prática regular de exercícios irá te ajudar na perda de peso acumulado ao longo do tempo, além de fortalecer ossos e músculos, garantindo um corpo saudável e com mais disposição.
+ Para saber mais, acesse também: 6 Dicas de como emagrecer de forma saudável
Gostou do nosso conteúdo? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais para alcançar mais pessoas e divulgar a importância de uma boa alimentação para a saúde.