Rosto vermelho no frio: Por que isso acontece e como evitar?
Você já notou que durante os dias mais frios do ano, o seu rosto fica vermelho, com a pele sensibilizada e até mesmo irritada?
Com certeza você já deve ter passo por isso, mas provavelmente não sabe porque isso acontece. Primeiramente é importante frisarmos que isso é normal!
Essa mudança ocorre pois a pele fica mais seca e sensível nestes períodos, principalmente com o clima frio e muito seco. Contudo, pessoas que já sofrem com rosácea, por exemplo, manifestam o quadro mais aparente, podendo ter a sensação de ardência.
Além disso, a pele acaba perdendo a barreira lipídica protetora nas baixas temperaturas devido ao ressecamento, tornando-a mais sensível e irritada.
Veja a seguir, o que pode deixar rosto vermelho, quais os sintomas e como evitar o problema. Leia o conteúdo até o final e tire suas dúvidas.
+ Para saber mais sobre Cuidados com a Pele no Inverno, leia também: Pele no frio: Veja 8 dicas para salvar sua pele do inverno!
Por que o rosto fica vermelho no frio?
A vermelhidão ou pequenos vasos visíveis são sintomas causados por uma anomalia no sistema venoso do rosto, que não está a funcionar normalmente. A vermelhidão, com ou sem sensação de calor, é temporária ou duradoura. Assim, além da vermelhidão, a pele pode apresentar extrema sensibilidade.
Por que a pele fica mais sensível no inverno?
Como foi dito anteriormente, é normal durante o inverno a pele ficar muito mais seca e sensível. Isso ocorre devido as mudanças climáticas, com vento, tempo frio e mais seco e frio.
Além disso, mudanças de hábitos, como os banhos mais quentes, o aumento do consumo de comidas gordurosas e também a ingestão de bebidas alcoólicas, podem interferir na saúde da pele.
Assim, o aspecto vermelho, a sensação de ardência, queimação e coceira são alguns dos sintomas que indicam que a sua pele precisa de cuidados específicos.
Como os alimentos influenciam?
A alimentação é um dos principais fatores que influenciam o aumento de de casos de pele do rosto vermelho. Nessa época do ano é muito comum a ingestão de bebidas alcoólicas, além de caldos e sopas que contribuem para que a pele fique ainda mais sensível.
Todos esse hábitos podem resultar em uma pele mais seca e irritada. Contudo, existem outras situações em que o ressecamento pode ser prejudicial. Além disso, a condição pode desencadear doenças como a dermatite atópica, dermatite seborreica e psoríase.
Para evitar esse tipo de problema, existem algumas dicas que ajudam a manter a saúde da pele. Veja a seguir:
Como evitar que o rosto fique vermelho no inverno?
Primeiramente, é importante identificar os fatores desencadeantes de vermelhidão, por isso, é fundamental buscar a orientação de um dermatologista.
Além disso, vale tentar evitar algumas situações na sua rotina:
Pacientes com rosácea devem redobrar os cuidados
A rosácea, mais comum em mulheres de pele clara com mais de 40 anos, é um distúrbio que faz com que os vasos sanguíneos se dilatem com maior facilidade, fazendo com que a pele fique avermelhada frequentemente, principalmente na região das bochechas.
A dilatação muscular ocorre normalmente, para a manutenção da temperatura do corpo. Contudo, no caso da rosácea, há uma desregulação na causa e na consequência dessa vasodilatação.
Entre os fatores desencadeante da rosácea, destacam-se a exposição a mudanças de temperatura, o consumo de álcool e alimentos como café e pimenta, por exemplo. A condição pode ter diferentes graus, desde uma vermelhidão passageira até o surgimento de pequenas bolinhas, que lembram espinhas, no rosto.
Pessoas que convivem com rosácea, apresentam a pele mais sensível e pode necessitar de medicamento, tópico ou oral.
Por isso, ao notar a presença de sensibilidade mais forte do que uma simples ardência no frio, busque ajuda médica o quanto antes, pois o quadro pode se agravar sem o devido tratamento.
+ Para saber mais sobre Hidratação do Corpo, veja também: Hidratação Natural: Veja 7 dicas para manter a pele hidratada!
Agora que você já sabe o que deixa o rosto vermelho e o que deve ser feito para evitar, não deixe de incluir esses cuidados ao seu dia a dia. Além disso, consulte seu dermatologista sobre isso e tire suas dúvidas sobre cuidados com a pele do seu rosto.