Rotavírus.
O que é rotavírus e como pode ser transmitido?
O rotavírus é um vírus comum do trato digestivo, muito fácil de contrair.
Ele pode se manter vivo por até 10 dias em superfícies de objetos diversos como brinquedos infantis ou móveis domiciliares.
A transmissão se dá através do contato de uma pessoa não infectada com objetos, pessoas, água ou alimentos contaminados.
Não se tem certeza, mas existe a possibilidade de transmissão por via respiratória.
Como se manifesta e por que o rotavírus é tão perigoso?
Os sintomas incluem: diarreia, vômito e febre. Esses sintomas podem levar à desidratação (perda de fluidos corporais).
Uma infecção por rotavírus pode assemelhar-se a uma indisposição estomacal comum, mas pode causar vômito ou diarreia mais de 20 vezes ao dia.
Os sintomas podem durar até 9 dias.
A hospitalização pode ser necessária para bebês com casos graves de gastroenterite.
Um vírus perigoso que você deve conhecer!
O rotavírus é a principal causa de diarreia grave entre crianças em todo o mundo.
Há diferentes tipos de rotavírus em circulação, porém os tipos G1, G2, G3, G4 e G9 causam mais de 95% das infecções em todo o mundo.
Mesmo que uma pessoa já tenha desenvolvido gastroenterite por rotavírus, pode manifestar a doença outras vezes, dependendo do nível de imunidade adquirido nesta primeira infecção, do sorotipo de rotavírus causador, bem como da quantidade de partículas virais ingeridas.
Para ajudar a proteger seu bebê.
O que eu posso fazer para prevenir a gastroenterite por rotavírus?
Aleitamento materno: além de muitos outros benefícios, é um fator protetor comprovado contra gastroenterite por rotavírus.
Lavagem das mãos: manter as mãos higienizadas de forma rotineira, antes e após o contato com seu filho, diminui muito o risco de transmissão da doença.
Limpeza de objetos e utensílios: objetos compartilhados são reservatórios de vírus e bactérias. Além disso, é muito comum as crianças levarem os objetos contaminados ou as mãos que os manipularam para a boca.
Higienização e preparo dos alimentos e líquidos: frutas e verduras devem ser bem lavados (caso sejam ingeridas cruas) ou estarem cozidas antes do consumo.
Para mais informações sobre prevenção de gastroenterite causada por rotavírus, fale com seu pediatra.