Chia é a nova aposta para perder peso

0
469
Chia ajuda no processo de emagrecimento

Cultivada há 500 anos no México, até recentemente era pouco conhecida por aqui. A jornalista Glória Maria, por exemplo, conta que a descobriu no ano passado, em viagem ao Chile. Foi ao deserto do Atacama e voltou com um pote cheio do grão.

“Sou uma pesquisadora de tudo o que faz bem para a saúde e sempre que chego a um lugar tento ver o que há de novo. Lá estavam usando essa semente de chia, diziam que era boa para tudo. Para mim, era novidade”, conta.

Chia ajuda no processo de emagrecimento

Na ocasião, não sabia que a semente tinha a fama de fazer emagrecer. “Se soubesse, teria trazido com mais alegria!” Ela consome uma colher diariamente, pela manhã, e está gostando.

Uma das propriedades da chia é absorver mais de 12 vezes seu peso em água. Quando chega ao estômago, incha e o deixa cheio, além de retardar o esvaziamento gástrico. Dessa forma, prolonga a sensação de saciedade.

Cupom de Desconto Farmadelivery

Ficar satisfeito por mais tempo tende a fazer com que se coma menos, mas não há evidências científicas de que o alimento faça emagrecer. Poucos estudos foram feitos até agora e nenhum constatou relação entre consumo de chia e redução no peso.

Benefícios

A chia pode não ser a solução milagrosa para emagrecer, mas faz bem à saúde. “É a maior fonte de ômega 3 que existe hoje no mercado”, afirma Tanise Amon, nutricionista do Instituto de Metabolismo e Nutrição.

O ômega 3 ajuda a controlar os fatores de risco para diversas doenças, pelo seu poder anti-inflamatório, explica a nutricionista funcional Paula Gandin.

A chia também é rica em antioxidantes, proteínas e minerais. A semente pode ser acrescentada a frutas e cereais ou usada como farinha no preparo de pães e bolos. Jobst recomenda o consumo de duas colheres de sopa cheias por dia. “Não é muito calórica. Uma colher tem em torno de 70 calorias”, diz.

Porém, somente a chia não é suficiente. “Não adianta ingerir chia antes das principais refeições e, ao longo do dia, se empanturrar de leite condensado. Ninguém emagrecerá assim.

Quando a gente fala em perda de peso, deve pensar primeiramente na modificação de gasto de energia corporal. O que se consegue principalmente com mudança de hábitos alimentares e de prática regular de atividades físicas”, afirma  o médico Celso Cukier, do HCor (Hospital do Coração).