Sonambulismo é perigoso?
O sonambulismo é um transtorno comportamental do sono em que o cérebro desperta de forma desequilibrada. Quem sofre desse distúrbio costuma andar normalmente, de olhos abertos e com expressão vaga e distante exercendo atividades como falar e caminhar durante o sono e no dia seguinte não se recorda do episódio. Os episódios de sonambulismo podem causar riscos, pois o sonâmbulo poderá se ferir durante as ações que executa, mas dificilmente o indivíduo realiza tarefas muito complexas, por exemplo: pegar ônibus, usar um telefone ou computador. Em casos raros, o sonâmbulo pode ser agressivo. O sonambulismo é mais comum na infância e costuma desaparecer naturalmente ou se tornar raro com o passar dos anos.
O sonâmbulo pode ser acordado?
Se for necessário, você pode despertá-lo. Não há nenhum perigo de “morrer de susto” ao sair de uma crise de sonambulismo, como se acredita popularmente, no entanto, é preciso cuidado. A pessoa acha que está dormindo, então, se for acordada, pode se assustar.
Como lidar com uma pessoa sonâmbula?
• Veja se ela se movimenta ou executa atos desde os mais simples aos mais complexos enquanto dorme.
• Tente protegê-la contra qualquer risco de acidente;
• Procure delicadamente reconduzi-la ao leito, já que ela não tem conhecimento do ambiente a sua volta. Na verdade, ela está dormindo em movimento;
• Se a pessoa acordar quando em movimento, poderá assustar-se. Tranquilize-a com palavras firmes de apoio. Prossiga reconduzindo-a ao leito.
Dicas:
• Esconda objetos pontiagudos como facas, tesouras e navalhas;
• Deixe portas e janelas fechadas e guarde as chaves em locais que o sonâmbulo não saiba onde estão;
• Deixe-o dormir em cama baixa, para evitar que ele se levante e caia de uma altura que represente risco.
Se os episódios forem frequentes, o ideal é procurar o médico.