Saiba como ocorre a tosse com catarro e como aliviar os sintomas.
| |

Tosse com catarro: Causas e como aliviar os sintomas?

Como já sabemos, a tosse é um processo de defesa do corpo quando há algo de errado nas vias respiratórias. O mesmo vale para a tosse com catarro, que ocorre na tentativa de eliminar as secreções do sistema respiratório.

As secreções podem surgir com a inflamação dos brônquios, bronquíolos ou pulmões, devido a infecção por microrganismos e também por algumas doenças respiratórias específicas.

Sendo assim, acompanhe nesta matéria as principais causas da tosse com catarro e quais as melhores formas de aliviar os seus sintomas. Leia até o final e saiba mais!

+ Para mais informações sobre Tosse, leia também: Tosse – O que é, quais os tipos, como identificar e tratar?

O que é tosse com catarro?

Este tipo de tosse acompanha secreção e a consistência e a coloração do muco expelido podem indicar quadros com características próprias.

A tosse com catarro surge como um sintoma de várias outras doenças respiratórias.
A tosse com catarro surge como um sintoma de várias outras doenças respiratórias.

Além disso, a tosse com catarro pode estar associada a inúmeras doenças como a sinusite, pneumonia e asma. Em alguns casos, pode indicar quadros de bronquite, pneumonia e até mesmo tuberculose.

A tosse com catarro pode indicar a presença de bronquite, sinusite, pneumonia e tuberculose.



Aparência da secreção

A secreção pode se surgir em tons de verde ou amarelada, na maioria das vezes está ligado a infecções bacterianas e pode ser um sinal de sinusite ou pneumonia bacteriana.

Em alguns casos em particular, há também a tosse com catarro com sangue, que pode surgir como um sinal de tuberculose ou de lesões nas vias respiratórias.

Doenças relacionadas a tosse seca

1. Sinusite

A sinusite é a inflamação dos seios nasais causada por vírus ou bactérias, em que há acúmulo de secreções, o que causa dor de cabeça, dor no rosto, congestão nasal, febre e tosse com catarro.

2. Bronquite

A bronquite é uma alteração respiratória caracterizada pela inflamação dos brônquios, que são estruturas responsáveis pelo transporte de oxigênio para os pulmões. Assim, devido à alteração em seu funcionamento, é possível haver tosse com catarro, chiado no peito, falta de ar e cansaço excessivo, por exemplo.

O diagnóstico e tratamento da bronquite só deve ser feito pelo médico.
O diagnóstico e tratamento da bronquite só deve ser feito pelo médico.

3. Pneumonia

A pneumonia é uma inflamação que acomete os pulmões, geralmente causada por por agentes infecciosos ou também pela ação de agentes químicos. Seus sintomas são diversos e incluem falta de ar, dor no peito e tosse com secreção.

4. Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, que pode chegar ao pulmões, comprometer o seu funcionamento e levar ao aparecimento de alguns sintomas, como tosse com catarro e com sangue, dor ao respirar, suor frio e sensação de falta de ar.



Como tratar a tosse com catarro?

Caso o catarro presente seja transparente, recomenda-se fazer nebulização para diminuir a espessura e a quantidade de muco, o que facilita a respiração.

A inalação ajuda na remoção do muco e diminui a tosse com catarro.
A inalação ajuda na remoção do muco e diminui a tosse com catarro.

Além disso, recomenda-se não reprimir a tosse. Ou seja, sempre que sentir a presença de secreções tussa e beba pelo menos 2 litros de água durante o dia para fluidificar as secreções e, assim, facilitar a sua eliminação.

Ainda, uma opção eficiente para o combate da tosse é o consumo de chás com ação expectorante, que promovem a eliminação do catarro.

Em alguns casos, principalmente quando a tosse é persistente, médicos recomendam o uso de xaropes expectorantes, antibióticos e outros medicamentos que devem ser utilizados conforme a orientação do profissional.



Dicas caseiras para melhorar a tosse com catarro

  • Faça inalações com vapor de água fervida, 1 colher de sal grosso e gotas de óleo essencial de eucalipto;
  • Tome suco de 1 laranja com 1 limão, 1 colher de mel e gotas de extrato de própolis;
  • Consuma alimentos ricos em vitamina C como laranja, morangos e brócolis, isso ajuda a fortalecer o sistema imune.
Alguns chás possuem ação expectorante, que podem ajudar do tratamento da tosse seca.
Alguns chás possuem ação expectorante, que podem ajudar do tratamento da tosse seca.

Vale ressaltar ainda que, não é recomendado utilizar medicamentos sem a orientação médica. Portanto, caso os sintomas piorem ou a tosse seja persistente, consulte um médico imediatamente.

Portanto, para tudo o que precisar, lembre-se que na Farmadelivery você encontra os melhores medicamentos, vitaminas e produtos de saúde e beleza com descontos imperdíveis. Garanta o melhor para sua saúde e para o tratamento da tosse com catarro.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares