10 Tratamentos para tirar Cicatriz Antiga e clarear a pele
As cicatrizes antigas podem surgir de diversas lesões, indo desde cortes feitos em processos cirúrgicos, até cicatrizes de acnes de grau 4. Com o passar do tempo, se torna cada vez mais difícil conseguir remover as marcas e a indicação é tratá-las assim que surgem na pele. Do contrário, é necessário recorrer a tratamentos para tirar cicatriz antiga mais específicos.
Embora nem sempre seja possível remover as marcas totalmente da pele, na maioria dos casos os procedimentos ajudam a amenizar e deixá-las mais discretas e com a aparência melhor. Em alguns casos, a marca fica quase imperceptível.
Confira a seguir os tratamentos mais usados para tirar cicatriz antiga!
+ Para mais informações, acesse também: Cuidados com a pele – Como manter sua pele saudável?
1- Massagem terapêutica
A massagem terapêutica normalmente é feita com óleo de amêndoa ou creme hidratante cremoso.
Para realizá-la, você deve aplicar um desses dois produtos na cicatriz e pressionar a marca, fazendo movimentos circulares com a ponta dos dedos de cima para baixo e de um lado para o outro em cima de toda a cicatriz. Isso fará com que a marca se solte da pele.
Por isso é importante repetir a massagem diariamente até que ela se solte completamente. Você também pode fazer essa massagem 2 centímetro acima e 2 centímetros abaixo da cicatriz para tentar fazer um deslocamento da pele.
2- Vácuo
Outra forma de ajudar a tratar cicatrizes antigas é usar copinhos de silicones que vendem em lojas de material estético para promover um vácuo e sugar a pele onde a marca se encontra, a fim de liberar a aderência.
Neste tratamento também é importante aplicar cremes hidratantes ou óleos no local para não machucar a pele e criar novas lesões.
Posicione o copinho em cima da cicatriz e faça pressão. Segure durante 3 minutos e solte. Para melhores resultados, deve-se repedir o procedimento em toda a cicatriz para melhorar sua aparência e ajudar na sua remoção.
3- Vacuoterapia
Seguindo a mesma ideia do vácuo feito pelo corpo, ainda é possível usar um procedimento semelhante, a vacuoterapia.
Esse procedimento utiliza o mesmo método para remoção da cicatriz e para melhorar a drenagem linfática. Pode-se até mesmo utilizar a vacuoterapia para tratar celulites de graus mais brandos.
4- Creme clareador
Os cremes clareadores prometem remover manchas causadas na cicatriz devido a exposição sem filtro solar, o que deixa a marca ainda mais escura do que o restante da pele.
Para amenizar a marca, aplique um creme clareador diariamente, que você pode encontrar em farmácias e lojas que vendem produtos estéticos.
Porém, tenha cuidado ao aplicar o creme apenas em cima da cicatriz para que a pele fique em um tom uniforme. Do contrário, a pele em volta da marca ficará ainda mais clara.
5- Cremes corticóides
Os cremes corticóides são indicados para diminuir o volume da cicatriz, evitando que ela fique alta durante o processo de cicatrização que leva em torno de 60 dias. No entanto, alguns dermatologistas indicam esse tipo de creme também para cicatrizes antigas que estão muito altas, normalmente com queloide ou hipertrófica.
A diferença entre ambas é que a cicatriz hipertrófica fica alta sem ultrapassar a base da cicatriz, enquanto a queloide tem uma aparência estufada com as bordas fora da base. Contudo, podem ser tratadas da mesma maneira e com o mesmo produto.
6- Tratamentos estéticos
As clínicas estéticas oferecem diversos procedimentos que prometem melhorar a aparência e tirar cicatriz antiga, a fim de deixá-la menor e mais fina. Algumas das opções mais utilizadas são:
- Ultrassom;
- Radiofrequência;
- Laser;
- Peeling químico;
- Microdermoabrasão;
- Carboxiterapia.
7- Cirurgia
Em casos mais severos, quando os procedimentos estéticos não resolvem o problema, os dermatologistas costumam indicar cirurgias para a remoção da cicatriz antiga.
Normalmente são cirurgias plásticas com o objetivo de remoção total da marca ou tratamento da irregularidade de textura ou tamanho, a fim de que a pele fique mais uniformizada.
Para isso, o cirurgião corta a pele próxima da cicatriz, podendo ser acima ou abaixo, e remove as aderências que ficam por baixo dela. Assim, utilizando técnicas mais modernas, cria uma nova cicatriz que tem aparência mais discreta do que a anterior.
8- Suplementação com vitamina C
A vitamina C é um potente antioxidante natural que aumenta a síntese de colágeno, sendo um excelente aliado para melhorar a aparência de cicatrizes antigas.
Porém, é importante que o uso da Vitamina C seja feito em conjunto com outro tratamento para potencialização dos resultados, já que suplementar o nutriente sozinho pode não ser o suficiente em alguns casos mais severos.
Além disso, você ainda pode optar por cosméticos enriquecidos com vitamina C para fazer uso diário em massagens e terapia a vácuo.
9- Óleo de rosa mosqueta
O óleo de semente de rosa mosqueta é encontrado em diversos cosméticos formulados para a cicatrização da pele.
Ele pode ser usado em massagens diárias para amenizar a cicatriz, podendo ser usado em conjunto com cremes ricos em vitamina C para potencializar ainda mais os resultados sem ter que recorrer a cirurgias.
10- Injeção de corticoide
Assim como os cremes de corticóide que tratam a quelóide e cicatrizes mais antigas, a injeção de corticoide pode ser usada aplicando diretamente no tecido da cicatriz para diminuir a inflamação local, o que resulta em uma cicatriz mais plana e fina.
Portanto, recomenda-se fazer 3 sessões de injeção em intervalos de 4-6 semanas para conseguir o resultado desejado e amenizar a aparência da cicatriz.
+ Para mais informações, acesse também: Colágeno nos cuidados com a pele – O que é, como repor, qual o melhor e como tomar?
Sendo assim, agora que você conhece os 10 Tratamentos para tirar Cicatriz Antiga, lembre-se de sempre procurar ajuda de um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento. Esse cuidado irá trazer benefícios e melhores resultados durante o tratamento .
Portanto, evite aplicar produtos que não são indicados para o seu caso, já que podem piorar o quadro e aparência da marca.