quarta-feira, fevereiro 24, 2021

Como tratar o colesterol alto de forma natural apenas com a mudança de hábitos?

O colesterol alto é uma condição de saúde que atinge milhares de brasileiros todos os anos, especialmente aqueles que se alimentam com industrializados e fast food cheios de gordura. Embora muitos tenham que receber medicamentos para tratar o problema, é possível tratar o colesterol alto de forma natural apenas com mudanças de hábitos.

Considera-se colesterol alto quando os níveis de LDL estão acima de 130 mg/dL e podem apresentar riscos de saúde para o paciente. Isso porque, por estar em níveis acima do normal na corrente sanguínea, as chances de acúmulo de gordura nas artérias é muito maior, podendo levar ao desenvolvimento de quadros de AVC e infarto.

Para lhe auxiliar a cuidar da saúde, separamos um post explicando como tratar o colesterol em casa de maneira completamente natural. Veja a seguir!

Como tratar o colesterol alto de forma natural?

Consuma peixes com alto teor de gorduras saudáveis

Salmão e atum, por exemplo, são ricos em gorduras boas que aumentam a produção de HDL, o chamado colesterol bom, que age limpando as veias e removendo toda a gordura ruim das artérias. 

o salmão é rico em ômega 3 e ajuda a controlar o colesterol LDL
o salmão é rico em ômega 3 e ajuda a controlar o colesterol LDL

Além de ajudar a diminuir os níveis de colesterol, as gorduras insaturadas ainda auxiliam na diminuição dos triglicerídeos, reduzindo a formação de coágulos e deixando o sangue com uma fluidez maior.

Pare de fumar 

A nicotina presente no cigarro danifica as paredes das artérias, o que contribui para a formação de placas de gordura.

No entanto, não é apenas essa reação que pode fazer os níveis de colesterol subirem, já que as substâncias presentes na droga ainda oxidam as partículas do HDL, fazendo com que se transformem em LDL. Com isso, os níveis de colesterol bom baixam enquanto o colesterol ruim tende a aumentar cada vez mais.

Evite as bebidas alcoólicas

As bebidas alcóolicas devem ser sempre ingeridas com moderação, principalmente pelo fato do álcool endurecer as artérias e dificultar o fluxo sanguíneo.

Além disso, o álcool ainda pode aumentar a concentração de um composto que transporta o HDL, dificultando a remoção das gorduras ruins das artérias e aumentando as chances do desenvolvimento de placas de gordura.

Consuma mais aveia na alimentação

A aveia é rica em betaglucanas, uma fibra solúvel que retarda o esvaziamento gástrico e inibe a absorção do colesterol, diminuindo também as concentrações de triglicerídeos dentro do organismo.

Além de consumir aveia com frutas, uma opção de lanche saudável é uma vitamina com leite desnatado, bananas, morangos e aveia para ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim.

Consuma menos açúcar no dia a dia

Apesar de muito se falar sobre o consumo excessivo de gorduras, o consumo em excesso de açúcar também pode acabar alterando os níveis de gordura no sangue. 

diminua o consumo de alimentos ricos em açúcares
diminua o consumo de alimentos ricos em açúcares

Isso porque ao consumir mais energia do que precisamos, nosso organismo transforma o açúcar que não foi usado como fonte de energia em triglicerídeos para ser armazenada, contribuindo para o desenvolvimento de diabetes e obesidade, que consequentemente causará quadros de colesterol alto.

Aumente o consumo de carnes brancas

As carnes de porco e carnes vermelhas são ricas em gordura saturada, a gordura de origem animal que afeta os níveis de colesterol LDL no sangue. Vale lembrar, porém, de remover a pele do frango antes do preparo, já que nela está toda a gordura da ave.

Pratique exercício de forma regular

Praticar exercícios físicos com regularidade não somente evita o desenvolvimento do colesterol como também ajuda a controlar o quadro, já que a pressão exercida nas artérias diminui e o estresse também é controlado.

Porém, sua importância se deve especialmente pela produção de gordura e acúmulo de lipídios nas artérias, que diminui drasticamente.

Isso é explicado pelo aumento da produção de HDL durante e após a prática de atividades físicas, que auxilia na limpeza das placas de gordura e diminui o acúmulo de colesterol ruim.

Inclua oleaginosas nos lanches

Castanhas e nozes são ricas em antioxidantes naturais e combatem o surgimento de doenças coronárias e câncer. Além de serem ótimas opções para levar na bolsa e consumir quando estiver fora de casa, as castanhas também podem acompanhar frutas e iogurtes desnatados.

O alimento ainda é rico em arginina que age como um vasodilatador, tratando quadros de colesterol e também hipertensão.

Tempere suas saladas com azeite

Apesar de ser um tipo de óleo, o azeite é rico em vitamina E, antioxidantes e ácido oleico, que ajudam a reduzir as taxas de colesterol ruim e protegem o organismo contra doenças cardiovasculares.

inclua o azeite na sua alimentação para diminuir o colesterol ruim
inclua o azeite na sua alimentação para diminuir o colesterol ruim

Junto a isso, o azeite ainda pode ser usado para controlar diabetes tipo 2 e reduzir as taxas glicêmicas de pacientes diabéticos.

Use linhaça nos preparos

A farinha de linhaça é uma ótima opção para quem deseja substituir o trigo em bolos e tortas, e é considerada um dos alimentos mais ricos em ômega 3. Isso faz com que a semente não somente diminua os níveis de LDL no sangue, mas também aumenta o colesterol bom e previne doenças cardiovasculares.

Consuma mais chás

Alguns chás, como ocaso do chá verde, são rico em flavonoides que agem como antioxidantes naturais e previnem a inflamação dos tecidos. Os flavonoides também são encontrados nos vinhos e chocolate amargo.

os chás ricos em flavonoides como o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol
os chás ricos em flavonoides como o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol

As substâncias ainda agem protegendo as artérias e evitando a formação de coágulos, diminuindo os riscos do desenvolvimento de doenças como AVC e infarto.

Coma açaí com mais frequência

Apesar de ser rico em gordura, o açaí tem altas concentrações de gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, que ajudam a diminuir o LDL e aumentar o HDL. Contudo, é importante consumir o alimento em polpa pura, sem xarope de guaraná ou coberturas especiais, ambos ricos em açúcar.

Uma opção é misturar o açaí com bananas e morangos, além de poder colocar sementes de linhaça e castanhas para dar mais sabor.

Depois de ver como tratar o colesterol alto de forma natural, não deixe de consultar um especialista caso mantenha uma alimentação rica em gorduras. Isso porque, além das dicas que você viu para diminuir os níveis de gordura no sangue, pode também ser necessário tratar o quadro com medicamentos e apenas um profissional capacitado poderá lhe indicar qual a melhor estratégia para diminuir os níveis de colesterol.

Colesterol e Trigliceres é coisa séria

Tanto o colesterol quanto o trigliceres são doenças sérias, que podem ser tratadas mas precisam de atenção.

Em grandes quantidades, ambos representam perigo para a saúde, especialmente na parte cardiovascular, pois provocam um acúmulo de gordura nas paredes das artérias, levando a possíveis complicações graves que vão desde esteatose hepática, pancreatite até infarto e o derrame cerebral (AVC).

Se você precisar e tiver recomendação médica, a Farmadelivery lhe auxilia oferecendo os melhores preços de remédios para colesterol e trigliceris, confira!

- Advertisment -

Most Popular

O que é colesterol? Conheça os tipos e quais sintomas cada um deles pode causar

O colesterol é conhecido especialmente por causar um acúmulo de gordura nas artérias e contribuir para que os pacientes sofram problemas sérios...

BCAA Black Skull: Para que serve, como tomar e onde achar

Muitas pessoas que buscam pelo BCAA Black Skull para, principalmente, alcançar o ganho de massa muscular. O problema, entretanto, é a grande...

Creatina Black Skull: Para que serve, como usar e qual o preço

A creatina Black Skull vem sendo muito procurada nos últimos tempos, bem como diversos outros suplementos. O motivo para isso é a...

Whey Black Skull: O que é, como funciona e onde comprar

Na hora de buscar por suplementos alimentares, o Whey Black Skull é o primeiro que vem à cabeça. Como arca respeitada que...