Quando o triglicérides é considerado alto e quais os riscos para a saúde

0
195
apesar dos obesos serem mais propensos ao desenvolvimento do colesterol alto, pessoas magras também pode sofrer com o acúmulo de gordura nas artérias
apesar dos obesos serem mais propensos ao desenvolvimento do colesterol alto, pessoas magras também pode sofrer com o acúmulo de gordura nas artérias

Os triglicérides são lipídios produzidos pelo nosso próprio organismo assim como o colesterol. No entanto, quando estão em níveis elevados no sangue, essas gorduras acabam desencadeando problemas sérios de saúde, especialmente ligados ao sistema cardiovascular. O que muitos pacientes que sofrem com descontrole dessas gorduras ainda têm dúvidas é de quando o triglicérides é considerado alto.

Essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, os triglicérides ficam na corrente sanguínea e são usados para fornecer energia ao nosso corpo. Quando os níveis de gordura ultrapassam o limite, porém, o corpo sofre uma sobrecarga na corrente sanguínea e as gorduras se instalam nas artérias, podendo causar uma obstrução da passagem do sangue, diminuindo a irrigação para os órgãos.

Para que você entenda melhor sobre quando o triglicérides é considerado normal e quando é necessário se preocupar, separamos um post completo sobre esse assunto. Confira!

O que são triglicérides?

As triglicérides são gorduras produzidas pelo nosso corpo naturalmente, mas que sofrem um aumento significativo com a ingestão de alimentos gordurosos e ricos em açúcar. Apesar de serem fontes de energia para as células do organismo, nem sempre tudo o que consumimos acaba sendo usado, e precisa ser estocado como reserva.

Cupom de Desconto Farmadelivery
os triglicérides são encontrados especialmente em gorduras saturadas como bacon, cortes gordos, presuntos e manteigas
os triglicérides são encontrados especialmente em gorduras saturadas como bacon, cortes gordos, presuntos e manteigas

Aproximadamente 95% de todas as gorduras que consumimos durante o dia são triglicerídeos, que em um curso normal se desfaz no intestino delgado e se reagrupa para circular no sangue, onde ficam para distribuir a energia necessária para que nosso corpo funcione.

Porém, quando os níveis da gordura ultrapassam a necessidade do corpo humano, esses níveis aumentam consideravelmente, fazendo com que essa gordura seja estocada em forma de gordura corporal em regiões como abdômen, braços e coxas, por exemplo.

quanto mais carboidratos consumimos além da necessidade do organismo, mais gorduras estocamos
quanto mais carboidratos consumimos além da necessidade do organismo, mais gorduras estocamos

Além da estocagem da gordura, os níveis elevados de triglicerídeos no sangue faz com que as artérias sofram um acúmulo de gordura, levando a obstrução da passagem de sangue e desenvolvimento de problemas como AVC, infarto e pancreatite.

Quando o triglicérides é considerado alto?

Os níveis de triglicérides altos são aqueles que ultrapassam os 150 mg/dL. Porém, alguns especialistas consideram os níveis de 150 mg/dL até 199 mg/dL um nível de moderado-alto, de 199 mg/dL até 499 mg/dL alto, e acima de 500 mg/dL, muito alto.

Segundo as recomendações da Associação Americana do Coração (AHA), um triglicerídeo em níveis saudáveis deve ser abaixo de 100 mg/dL, já que quanto menor, melhor para a saúde do coração.

Os triglicerídeos estão ligados com o colesterol?

Embora os dois sejam tipos de gordura e possam ser identificados no mesmo exame de sangue, ambos possuem funções diferentes.

Enquanto o triglicérides é responsável pelo armazenamento da energia não utilizada pelo organismo, o colesterol é responsável por construir os hormônios e as células.

O que o triglicérides alto causa no organismo?

Especialistas acreditam que o descontrole dos níveis de triglicerídeos esteja diretamente ligado ao aumento dos riscos de desenvolver problemas cardiovasculares, além de multiplicar os problemas causados pelo aumento do colesterol, da hipertensão e da diabetes.

Junto a isso, o aumento dos níveis de triglicerídeos podem ser um indicativo de diabetes 2 não controlada, doenças no fígado e rins e condição genética rara que acaba afetando a metabolização da gordura em energia pelo corpo.

Quais são os sintomas das triglicérides altas?

De modo geral, altos níveis de triglicerídeos no sangue não causa sintomas alarmantes, e sim apenas sinais brandos de que pode haver um descontrole de gordura corporal. Dessa forma, o indicado é sempre realizar os exames de rotina para verificar os níveis de triglicérides de tempos em tempos.

o acúmulo de gordura ao redor dos olhos é um dos principais sintomas dos triglicérides altos
o acúmulo de gordura ao redor dos olhos é um dos principais sintomas dos triglicérides altos

Alguns dos sintomas  que podem surgir, porém, são manchas amareladas nas palmas das mãos e depósitos de gorduras ao redor dos olhos, chamadas de xantelasma.

Leia também 9 sintomas de triglicérides alto

O que pode causar um aumento dos níveis de triglicérides no sangue?

Apesar de existirem condições raras de saúde em que o indivíduo possui uma desregulação genética no metabolismo dos triglicerídeos, de modo geral um aumento dessa gordura no sangue está diretamente ligado com o consumo excessivo de alimentos processados e ricos em gordura, além de uma dieta hipercalórica e consumo excessivo de álcool.

Outras condições de saúde que podem causar níveis de triglicérides desregulados são:

  • doença renal;
  • hipotireiodismo;
  • diabetes 2 não controlada.

Como reduzir os níveis de gordura no sangue?

O primeiro passo para controlar os triglicerídeos no sangue é manter uma alimentação equilibrada, rica em fibras, frutas, vegetais e folhas, cereais integrais e carnes magras.

Junto a isso, o paciente deve evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como são os casos de sorvetes, carnes gordurosas, biscoitos recheados, margarinas, manteigas, queijos amarelos e sobremesas industrializadas.

Os carboidratos também devem ser consumidos com cautela, dando preferência aos integrais e evitando as preparações açucaradas e preparadas com farinha branca.

Já as bebidas alcóolicas devem ser consumidas esporadicamente e em pequenas doses, já que o fígado precisa produzir mais ácidos gordos quando consumimos grandes quantidades de álcool de uma só vez.

Isso não significa, porém, que seja necessário cortar o álcool da dieta, sendo recomendado apenas que ele seja consumido com moderação.

Outra dica é investir nos alimentos ricos em gorduras saudáveis para estimular a produção do HDL, chamado colesterol bom.

o abacate é uma fruta rica em gorduras saudáveis, que ajuda a baixar os níveis de triglicerídeos
o abacate é uma fruta rica em gorduras saudáveis, que ajuda a baixar os níveis de triglicerídeos

A partir do aumento dessa gordura no corpo, ela se encarregará em limpar as artérias e remover o excesso de gordura, evitando assim a obstrução da passagem de sangue.

Alguns alimentos ricos em gorduras boas são:

  • abacate;
  • amendoim;
  • gergelim;
  • peixes;
  • azeite de oliva;
  • amêndoas;
  • coco.

Depois de ver mais sobre quando o triglicérides é considerado alto, não deixe de buscar ajuda médica caso você mantenha uma alimentação rica em gorduras para verificar como estão os níveis de gordura no sangue. Além disso, não deixe de visitar o médico com regularidade para ficar de olho nos níveis de triglicérides e no colesterol nos exames de rotina.

Colesterol e Trigliceres é coisa séria

Tanto o colesterol quanto o trigliceres são doenças sérias, que podem ser tratadas mas precisam de atenção.

Em grandes quantidades, ambos representam perigo para a saúde, especialmente na parte cardiovascular, pois provocam um acúmulo de gordura nas paredes das artérias, levando a possíveis complicações graves que vão desde esteatose hepática, pancreatite até infarto e o derrame cerebral (AVC).

Se você precisar e tiver recomendação médica, a Farmadelivery lhe auxilia oferecendo os melhores preços de remédios para colesterol e trigliceris, confira!