usar a mesma lanceta

Quantas vezes posso usar a mesma lanceta e quais são os ricos em fazer o reuso?

A lanceta é um instrumento de punção usado para furar o dedo de pacientes diabéticos que fazem a medição da glicose várias vezes ao dia. É com a ajuda da lanceta que se colhe a gota de sangue para depositar na tira de testagem, a fim de verificar os níveis de glicemia naquele horário. Uma das maiores dúvidas sobre o assunto, no entanto, é quantas vezes é possível usar a mesma lanceta e quais os riscos de fazer o reuso.

Essa dúvida surge principalmente devido ao reuso de seringas e agulhas de insulina entre os brasileiro portadores da doença. Embora não seja uma prática indicada, muitas pessoas acabam usando a seringa mais de uma vez com a mesma agulha para fazer uma economia. Entretanto, isso faz com que, além do paciente sentir mais dor, corra riscos de contrair infecções subcutâneas.

Para lhe explicar se isso também acontece com as lancetas e quantas vezes é possível usá-las, separamos alguns tópicos explicativos sobre esse assunto. Confira!

Quantas vezes posso usar a mesma lanceta?

Apesar de ser indicado que a lanceta seja usada apenas uma vez e depois disso faça-se o descarte, é comum fazer o reuso para redução de custos. Entretanto, alguns especialistas permitem que o paciente use a mesma lanceta apenas 2 vezes, já que com o passar do tempo ela acaba perdendo a lubrificação e sua ponta se achata, fazendo com que a punção seja mais dolorosa.

a recomendação é que a lanceta seja usada por até 2 vezes
a recomendação é que a lanceta seja usada por até 2 vezes

Além do mais, ainda há riscos de infecção por contaminação por vírus e bactérias, sendo importante fazer uma higiene correta do material, usando apenas um pano limpo e úmido e nunca aplicando álcool diretamente na lanceta.

Como descartar as lancetas de forma correta?

A recomendação é que se descarte as lancetas em um pote de material rígido com tampa que não seja vidro ou papelão, e levar até o ponto de recolhimento quando o recipiente atingir  ⅔ da sua capacidade total. Se você aplicar insulina regularmente, pode fazer o descarte das seringas e agulhas no mesmo pote, lembrando-se de sempre tampa-lo e deixar fora do alcance de crianças e animais.

Quais são os cuidados para usar a mesma lanceta?

Faça uma boa higienização

Após usar a lanceta pela primeira vez, tenha certeza de higienizá-la com um pano úmido e remover qualquer resquício de sangue que possa ter ficado na ponta ou nas laterais. Feito isso, feche o lancetador e coloque em um plástico limpo que possa ser vedado.

Na hora de reutilizar a lanceta, lembre-se de limpar muito bem as mãos com água e sabão neutro, certificando-se de não deixar restos de sabão nos dedos para evitar uma alteração no resultado.

Onde furar o dedo

Além de escolher sempre as laterais dos dedos que tendem a doer menos e não entram em contato com tantos agentes e bactérias durante o dia como o meio dos dedos, é importante que você alterne os dedos e local de furo sempre que for refazer o teste, esperando pelo menos 14 dias para repetir o mesmo ponto.

Isso porque a pele demora aproximadamente esse tempo para conseguir cicatrizar, o que contribuirá para uma punção com menos dor.

a punção feita na lateral do dedo costuma causar menos dor
a punção feita na lateral do dedo costuma causar menos dor

Além do mais, com o reuso da lanceta, a tendência é que você sinta mais dor, já que a agulha perderá parte da lubrificação, e perderá sua ponta afiada. Escolhendo as pontas dos dedos e esperando o período correto para refazer a aplicação no mesmo local, o reuso da lanceta será menos doloroso.

Como aumentar o fluxo de sangue nos dedos

Para aumentar o fluxo de sangue nos dedos e evitar ter que furar fundo demais, lave as mãos sempre com água morna ou quente e deixe o braço estendido por pelo menos 1 minuto antes de fazer a punção.

Enquanto isso, esfregue o dedo ou indicador no dedo em que será feito o furo para contribuir para o aumento do fluxo sanguíneo na região e fure o dedo logo em seguida.

Fazer o rodízio nos dedos e massagear os dedos para aumentar a quantidade de sangue ajuda a evitar os hematomas e diminuir a dor, porém existem outros cuidados como pressionar bem o local com algodão após a punção para estancar o sangue.

Outra dica para diminuir a dor é passar sempre hidratantes nas pontas dos dedos de forma regular, e nunca utilizar álcool nem mesmo para higienizar antes da punção.

Isso porque o álcool deixa a pele mais fina, tornando o exame cada vez mais doloroso com o passar do tempo.

Posso fazer a punção e tirar sangue de outra região sem ser os dedos?

Não é indicado que você use o sangue de outras regiões do corpo para medir os níveis de glicose, principalmente na coxa e abdômen, que são regiões corporais que tendem a apresentar níveis de glicemia em rápida alteração principalmente após as refeições, aplicação de insulina, episódios de hipoglicemia e durante ou depois atividades físicas.

Como higienizar o lancetador?

Apesar de cada marca especificar como limpar o aparelho de glicemia e lancetador, a recomendação é que você use álcool 70% para limpar a parte externa do lancetador e lave a tampa com água e sabão, deixando-a secar completamente em cima de um pano para evitar bolor, umidade e proliferação de bactérias, principalmente se for fazer o reuso da lanceta.

Depois de ver quantas vezes usar a mesma lanceta, não faça o reuso por mais de 2 vezes seguidas para evitar infecções e alterações no exame de glicemia, que podem ser causados principalmente por resquícios de sangue na agulha. Além disso, tenha certeza de tomar todos os cuidados de higienização da tampa do lancetador sempre depois de medir a glicose, mesmo quando não for reutilizar a lanceta.

Accu-Chek com Ótimo Preço

O diabetes é uma doença cada dia mais comum entre a população mundial. Segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), ela já afeta mais de 12 milhões de brasileiros, e metade deles não sabe que possui a doença.

Silenciosa em muitos casos, o diabetes nem sempre é diagnosticada facilmente. Isso faz com que ela evolua ainda mais, agravando-se e levando os pacientes a utilizarem medicamentos diários ou a usuarem medicamentos contínuos.

Mas conviver com a doença hoje em dia além de possível não requer granes mudanças em sua vida. novos medicamentos certos, alimentação adequada e ferramentas de controle permitem viver com a doença sem maiores problemas.

medindo a glicemia com accu-chek
Com Accu-Check fica mais fácil controlar a diabetes.

Quando falamos em controle da diabetes, não podemos deixar de falar da Accu-check, uma das marcas mais renomadas do segmento com diversas opções disponíveis. A Farmadelivery oferece a linha completa de medidores, tiras, lancetas e acessórios Accu-Check com ótimos preços, confira!


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares