Vitamina D: você bem com a sua saúde.

0
814

Vitamina D é produzida quase totalmente, na quantidade que o corpo precisa, através da exposição à luz do sol que, sendo uma pequena parte obtida através da alimentação. A correria do dia-a-dia torna difícil se expor ao sol com frequência e é por isso que tem se tornado cada vez mais comum a deficiência dessa vitamina na população, aumentando o risco para desenvolvimento de diversos problemas de saúde.

Muitos fatores podem interferir de forma negativa na síntese de vitamina D, entre eles a estação do ano, roupas, poluição, envelhecimento, tempo de exposição aos raios solares e aplicação de filtro solar, que é essencial para a prevenção do câncer de pele, mas impede a produção da Vitamina D. Por isso, o ideal seria tomar sol na medida certa, ou seja, de 10 a 15 minutos diariamente em horários seguros como o período da manhã e o final da tarde.

A produção de Vitamina D pela pele ocorre rapidamente e após poucos minutos de exposição solar excede facilmente as quantidades presentes nos alimentos. Boas fontes alimentares desse nutriente são o óleo de fígado de bacalhau, óleo de salmão, ostras cruas e alimentos fortificados como o leite, por exemplo.

Cupom de Desconto Farmadelivery

Não é novidade que a Vitamina D é um nutriente essencial para manter os ossos e dentes fortes, uma vez que tem papel importante na absorção do cálcio pelo nosso corpo, mas existe uma série de benefícios relacionados a ela que são pouco divulgados. A Vitamina D tem papel na saúde do coração, cérebro e músculos, colabora na manutenção do peso, é eficaz no fortalecimento do sistema imunológico e auxilia no combate de doenças como diabetes e hipertensão. Portanto, evitar a deficiência desse nutriente é fundamental.

Diante de tudo isso, a principal alternativa para manter a quantidade adequada de Vitamina D no organismo é a suplementação diária, sendo simples, segura e cada vez mais necessária. Para dar uma forcinha para o aumento de Vitamina D no seu corpo não se esqueça de se expor ao sol sempre que possível.