Vitamina para cabelos – Quais alimentos fortalecem e evitam a queda de cabelo?

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Mulher de costas, comas duas mãos nos cabelos.
Os alimentos que diminuem a queda de cabelo são, principalmente, aqueles ricos em proteínas e vitaminas.

Poucos imaginam, mas a vitamina para cabelos, na maioria das vezes vem dos alimentos. Uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes é responsável por dar aos fios mais brilho, resistência e saúde para o corpo no geral.

Portanto, é importante saber quais alimentos mais trazem benefícios aos cabelos e de que forma eles atuam. Assim, fica muito mais fácil manter seus cabelos bonitos e saudáveis, incorporando alguns desses ingrediente na sua dieta ao longo do dia.

Não se esqueça também que, a orientação médica é necessária. Consulte um dermatologista e um nutricionista, para que faça a correta avaliação dos níveis de vitaminas e nutrientes que estão deficientes em seu organismo para realizar o consumo correto destes alimentos.

Veja a seguir os principais alimentos que são fonte de vitamina para cabelos.

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Leia também: Vitamina para cabelo – Quais vitaminas controlam a queda dos fios e onde encontrar?

1. Aveia

aveia, alimento bastante consumido no café da manhã, contém quantidades consideráveis de silício, um mineral capaz de estruturar a queratina, proteína que forma o cabelo.

Na imagem, uma tigela de aveia, fonte de vitamina para cabelos, está apoiada sob a mesa, com uma colher ao lado.
 A aveia também atua como calmante e ajuda a aliviar a irritação e a coceira da pele.

Além disso, a aveia contém vitaminas do complexo B, que otimizam a multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento e zinco, que auxilia no controle das mudanças hormonais, que podem causar à queda e fios brancos antes do tempo.

2. Peixes

Peixes como o salmão, sardinha e atum, são fontes ricas de ômega 3, nutriente com potente ação anti-inflamatória. Por isso, ajuda a prevenir a inflamação dos folículos pilosos, fator que pode contribuir diretamente para a queda de cabelo.

Deste modo, o consumo deste alimento ajuda a aumentar a densidade do cabelo

Esses peixes também são ricos em selênio e vitaminas B, nutrientes essenciais para a saúde dos folículos pilosos, pois melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, além de promover o crescimento forte e saudável dos cabelos.

3. Ovos

Ovos são fontes biotina, nutriente essencial para estimular a produção de queratina, proteína que protege e preserva o fio de cabelo, o que ajuda a mantê-los saudáveis e evitar a queda de cabelo.

Uma mulher, segurando com as duas mãe, cinco unidades de ovos.
Os nutrientes presentes nos ovos previnem também o envelhecimento precoce.

Além desses nutrientes, o ovo é rico em selênio e zinco, nutrientes que ajudam a promover o crescimento saudável dos fios. 

4. Abacate

Considerado um superfood (super alimento) da natureza, o abacate é uma excelente fonte vitaminas e minerais, incluindo vitaminas B, C, E, K, assim como outros nutrientes essenciais para o organismo.

Ao acrescentar o alimento no seu dia a dia, é certo de que seu cabelo irá ter mais brilho e esteja bem saudável. Por isso, é um dos melhores alimentos para favorecer o crescimento do cabelo, garantindo a nutrição dos fios, evitando o ressecamento e a quebra.



5. Cenoura

Outra ótima fonte de nutrientes para o cabelo é a cenoura. Rica em vitaminas A e E, ela ajuda na circulação sanguínea no couro cabeludo e têm ação antioxidante. Isso evita danos, que podem enfraquecer os fios causando a queda e a quebra do cabelo.

Sua composição ainda conta com vitaminas C e E, que estimulam o crescimento e engrossam naturalmente os fios do cabelo. 

6. Vegetais de folhas verde-escuras

Vegetais como escarola, espinafre e couve, são fontes de vitaminas, betacaroteno, ácido fólico e biotina.

Sob uma mesa, estão dispostos folhas verdes, como por exemplo, couve, alface, couve-de-bruxelas, exemplos de verduras que fornecem vitamina para cabelos.
As folhas nutrem o organismo mesmo com seu baixo valor calórico, e seu alto teor de fibras  gera sensação de saciedade.

Esse nutrientes ajudam na circulação sanguínea no couro cabeludo, estimulam a produção de proteínas, auxilia na formação de novos cabelos e aumentam a hidratação capilar. Por isso, são alimentos eficientes para o controle da queda de cabelo.

7. Sementes, nozes e castanhas

Sementes de linhaça, nozes e castanha do Pará, por exemplo, são alimentos ricos em nutrientes que previnem a queda de cabelo, como o zinco, magnésio, complexo B, vitamina E e ômega 3.

Esses nutrientes agem como anti-inflamatórios e antioxidantes, ajudando a manter o couro cabeludo saudável e os fios fortes. Por isso, reduzem e evitam a queda de cabelo.

8. Derivados de leite

O leite e os seus derivados são ricos em nutrientes essenciais para a nutrição dos fios. Como, por exemplo, a vitamina A que age como antioxidante, reduzindo os danos nas células da pele e permitindo melhor circulação sanguínea no couro cabeludo; e o cálcio importante mineral que forma fios saudáveis.

Na imagem, sob uma mesa, estão dispostos diversos tipos de queijos, iogurtes, manteigas e leite, como opção de alimentação rica e nutriente e vitamina para cabelos.
Rico em vitaminas, proteínas, aminoácidos e cálcio o leite é importante para os cuidados com os cabelos.

Por isso, esse alimento ajuda a evitar que os cabelos fiquem opacos e quebradiços. Além disso, é uma grande fonte de biotina responsável por aumentar a produção de queratina, o que ajuda a fortalecer os fios e a combater a queda de cabelo.

9. Soja

Fonte natural de proteína vegetal e biotina, a soja é um alimento que fornece proteínas para os folículos pilosos e evita o enfraquecimento que podem causar queda de cabelo. 

Além disso, outros nutrientes da sua composição, atuam no couro cabeludo aumentando a hidratação da raiz do cabelo e ajuda na regeneração dos folículos. Deste modo, é possível ver melhora na saúde dos fios e a diminuição da queda do cabelo

Vitamina para cabelos: Dica extra!

Beba bastante água!

A Água é de fato uma substância milagrosa, seja para o corpo ou para os cabelos. Ela contém minerais vitais de que corpo necessita e garante que o cabelo esteja recebendo todos os nutrientes necessários todos os dias.

Na imagem, uma mulher leva em direção a sua boca, um copo de água com as duas mãos.
A água energiza as terminações nervosas e aumenta a vitalidade natural da pele e raízes do cabelo.

Porém, quando não consumimos água o bastante, o cabelo resseca e fica crespo. Ao incluir a água na sua rotina, você está favorecendo a hidratação dos folículos capilares e também evitando a quebra e o enfraquecimento dos fios.

Portanto, beber água diariamente, em doses corretamente recomendadas conforme a necessidade do seu corpo, ajuda a manter os cabelos sempre saudáveis, nutridos e fortes.

Deste modo, podemos um pouco mais da relação entre alimentos e cabelos. Para evitar a queda de cabelo e mantê-los saudáveis, é muito importante ter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, proteínas e vitaminas, além do consumo de água.

Uma mulher em frente ao espelho, segurando uma mecha com a uma das mãos e com a outra o secador de cabelos.
Os cuidados com os cabelos devem ser realizados de dentro para fora.

Converse com o seu dermatologistas ou nutricionista e acrescente estes ingredientes a sua rotina como opção de suplemento de vitamina para cabelos. Com certeza os resultados serão positivos não somente para os seus cabelos, como para todo o seu corpo.

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