Você conhece o Psyllium?
Muito se fala sobre a importância das fibras na alimentação e seus benefícios à saúde. Presentes em uma grande variedade de alimentos de origem vegetal, seu consumo deve ser acompanhado de líquidos e deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, como a prática de atividade física.
Mesmo quando a dieta é rica em frutas, legumes e verduras, é difícil atingir a quantidade diária de fibras recomendada. Por isso, muitas pessoas consomem sementes, grãos, farelos e cereais, alimentos que podem ajudar a enriquecer a dieta. Os mais comumente utilizados são a chia, linhaça, gergelim e aveia, mas você já ouviu falar do Psyllium? Esse alimento é feito a partir das sementes do vegetal Plantago ovata, naturalmente rico em fibras e bastante associado à melhora do funcionamento do intestino e à perda de peso.
Isso porque, o Psyllium é fonte de fibras solúveis que quando entram em contato com a água formam géis que ajudam a retardar o esvaziamento gástrico, alterando o tempo do transito intestinal e aumentando a sensação de saciedade. Além disso, as fibras ajudam a diminuir a absorção de açúcar, gorduras e colesterol provenientes da dieta. Por tudo isso a inclusão do Psyllium na dieta traz efeitos positivos para pessoas em tratamento para perda de peso
Estudos científicos mostram que o Psyllium diminui a absorção de gordura pelo organismo, além de ocasionar uma diminuição significativa da pressão arterial, gordura hepática e triglicérides. Analisando comparativamente a ingestão de fibras insolúveis das sementes de Plantago ovata com as fibras solúveis de sua casca, nota-se uma maior eficácia do segundo tipo na redução dos fatores de riscos cardiovasculares.
Experimente incluir o Psyllium no seu dia-a-dia. Esse produto está disponível na forma de pó e em cápsulas, fazendo com que fique mais fácil complementar a quantidade de fibras na dieta e desfrutar dos benefícios à saúde que elas trazem.