| |

5 motivos para consumir ômega 3

É através da alimentação que o corpo obtém a grande maioria dos nutrientes que precisa para suas funções e saúde. Em alguns casos, é difícil consumir determinados nutrientes diariamente através da dieta e por isso a suplementação se torna necessária. Um exemplo é o ômega 3, presente em alimentos de origem vegetal e animal como óleos, castanhas, nozes, linhaça e peixes como salmão, sardinha e atum, é um dos suplementos mais comumente indicados. Veja abaixo os principais motivos para consumir ômega 3:

1) Combate a Inflamação
O ômega 3 é um nutriente que possui ação anti-inflamatória e pode trazer benefícios variados ao nosso corpo. Além de ajudar a diminuir o estresse oxidativo, prevenindo ou retardando doenças associadas aos radicais livres, atua como substrato para a síntese de uma variedade de mediadores anti-inflamatórios e por isso é importante para combater doenças caracterizadas pela inflamação como a obesidade, por exemplo.

2) Essencial para o funcionamento do cérebro
O ômega 3 é essencial para o desenvolvimento normal dos tecidos do cérebro e para manter suas funções. Isso se deve ao fato de que aproximadamente 50% deste órgão é composto por lipídios, sendo 35% na forma de ácidos graxos poliinsaturados. Por isso, seu consumo ajuda a retardar o envelhecimento cerebral, melhora efetivamente a memória e a condução dos impulsos nervosos.

3) Ajuda a proteger a saúde do coração    
O ômega 3 exerce um efeito protetor para o risco cardiovascular, colaborando na redução da aterosclerose, agregação plaquetária e da pressão sanguínea. Seu efeito anti-inflamatório pode melhorar a saúde cardiovascular e prevenir arritmias fatais. O organismo também utiliza o ômega 3 para produzir prostaglandinas, substâncias químicas que têm participação no combate às inflamações, inclusive dos vasos sanguíneos.

4) Atua na redução do colesterol e triglicérides   
O consumo regular de ômega 3, quando associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis, promove uma redução da concentração sanguínea de triglicérides, colesterol total e colesterol ruim (LDL), colaborando paralelamente para o aumento dos níveis sanguíneos do colesterol bom (HDL).

5) Importante para a saúde das gestantes e bebês 
A ingestão de ômega 3 durante o período pré-natal é importante para a saúde e desenvolvimento do bebê. A sua suplementação durante a gravidez e lactação tem efeito protetor em relação à diminuição da gravidade de alergias para mãe e para a criança até o segundo ano de vida, além de estar associada a benefícios no desenvolvimento cognitivo e coordenação motora fina e maior pontuação do QI na infância. Quadros comuns na gravidez como pré-eclampsia e depressão podem ser amenizados com o consumo de ômega 3.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Posts Similares