Por que picos de insulina engordam? Como reverter esse quadro?
Os picos de insulina é uma condição que ocorre principalmente após a ingestão de carboidratos e alimentos com índice glicêmico muito algo, como são os casos de algumas frutas, legumes e bebidas adoçadas. O que muita gente não sabe, porém, é que os picos de insulina engordam e contribuem para o desenvolvimento de quadros de diabetes e pré-diabetes.
De maneira resumida, os picos de insulina ocorrem em uma tentativa do organismo de conter os altos níveis de açúcar no sangue sempre que comemos algo que faz com que o corpo converta mais glicose. Esse processo ocorre após o consumo de pães, massas, doces e tubérculos, já que o açúcar contido nesses alimentos é transformado nesse outro tipo de açúcar para ser usado como energia para o organismo.
Embora possa parecer um processo saudável e sadio, a glicose em excesso causa um acúmulo no sangue, elevando a produção de insulina e sobrecarregando o pâncreas. Além disso, desencadeia o que chamamos de picos de insulina, o que pode levar a uma resistência insulínica e desenvolvimento de problemas de saúde mais graves.
Confira a seguir por que picos de insulina engordam e como evitar?
Por que picos de insulina engordam?
Sempre que há açúcar em excesso no organismo a insulina age imediatamente para tentar controlar esses níveis acima do normal. A partir disso, ela reduz os valores da taxa de glicose para valores abaixo do normal, de forma que nosso cérebro receba uma mensagem de que precisa se alimentar novamente porque suas energias estão se esgotando.
Como resultado, sentimos mais fome em um período de tempo muito curto mesmo após nos alimentarmos, tudo isso para que os níveis de glicose voltem ao normal.
O maior problema, no entanto, acontece quando que a pessoa consuma repetidamente alimentos ricos em carboidratos, fazendo com que o organismo entre em um mecanismo de defesa contínuo, resultando em uma fome insaciável e em um ciclo vicioso.
Vale lembrar que não são apenas alimentos ricos em carboidratos que geram os picos de insulina. Sempre que consumimos qualquer alimento em quantidades maiores do que as que nosso corpo precisa, o açúcar no sangue também tende a aumentar.
Como o paciente passa a comer mais e em intervalos muito curtos, consequentemente sofrerá um ganho de peso.
Contudo, não é apenas o aumento da fome que gera o ganho de gordura corporal. Alguns estudos também relacionam a ação da insulina no corpo com o ganho de peso, e não somente pelo fato do aumento da fome.
A relação da insulina com o armazenamento de gordura
Outro ponto chave para explicar por que picos de insulina engordam é sua relação com o armazenamento de gordura. Sempre que a glicose no sangue é convertida em energia para as células e a quantidade consumida excede a necessidade do corpo, o organismo estoca o que restou em forma de energia no fígado e músculos.
O problema é que a capacidade de estocagem tanto do fígado como dos músculos é limitada, fazendo com que todo o restante do açúcar em excesso seja convertido em gordura corporal.
O que acontece se os picos de insulina forem recorrentes?
Um dos maiores problemas de picos de insulina frequentes é a exaustão do pâncreas, fazendo com que o órgão produza insulina o suficiente. Porém, em outros casos, o organismo do paciente não reage mais à insulina como deveria, e o açúcar na corrente sanguínea passa a estar sempre alto gerando quadros de hiperglicemia e desidratação.
Essa condição é chamada de resistência insulínica, e pode ser revertida em grande parte dos casos.
A desidratação é um dos primeiros sintomas de pessoas pré-diabéticas e diabéticas, já que é por meio da micção que o organismo humano tenta se livrar do acúmulo de açúcar no sangue. Com isso, aumenta-se a vontade de urinar, e consequentemente, a sede.
Como controlar os picos de insulina?
Dê preferência aos carboidratos complexos
Grande parte dos quadros de pré-diabetes são revertidos apenas com uma mudança na alimentação do paciente, começando pela troca de carboidratos simples por carboidratos complexos. Isso porque, apesar de serem carboidratos, os complexos possuem mais fibra em sua composição, fazendo com que a liberação de açúcar no sangue aconteçae de forma mais lenta.
Alguns exemplos de carboidratos complexos são:
- aveia;
- feijão;
- arroz integral;
- batata-doce;
- lentilha.
Tenha uma alimentação variada
O equilíbrio nutricional é o principal fator que auxilia a regular os níveis de açúcar no sangue e controlar os picos de insulina.
Isso significa que você não deve colocar apenas carboidratos no prato, dando preferência para uma variedade que inclua legumes, verduras e vegetais, que são ricos em vitaminas, minerais e principalmente fibras.
Remova o açúcar da sua dieta e troque por adoçantes
Os açúcares podem ser encontrados em diversos tipos de alimentos, incluindo o pão integral. Uma dica é sempre ler o rótulo dos produtos e procurar por açúcar, sucralose, maltodextrina ou xarope de milho. Caso encontre um desses termos, tente dar preferência para outras opções que sejam livres de açúcar.
Além disso, na hora de ler os ingredientes, fique atento à sequência com que eles aparecem no rótulo. Isso porque os ingredientes são sequenciados de acordo com a quantidade que a receita leva.
Ou seja, se o primeiro ingrediente for açúcar, significa que existe mais açúcar no produto do que qualquer outro ingrediente.
Isso não significa, porém, que você não possa comer doces e sobremesas nunca mais. Tente consumir esse tipo de alimento em intervalos longos, e prefira praticar alguma atividade física algumas horas após o consumo de carboidratos simples para que o corpo queime a glicose em forma de energia e não estoque como gordura, evitando assim o excesso de peso.
O mais indicado, porém, é adotar o uso de adoçantes, que foram formulados para estimularem o mínimo possível a produção de insulina e devem ser usados por diabéticos no lugar no açúcar comum. Prefira alimentos que sejam adoçados com esse tipo de produto e substitua o uso de açúcares por adoçantes em sua alimentação.
Depois de ver porque picos de insulina engorda e como você pode evitar que eles aconteçam, faça algumas mudança de hábitos e na sua alimentação para controlar os níveis de açúcar no sangue. É importante ressaltar que pico de insulina recorrentes levam a condições de saúde mais sérias como pré-diabetes diabetes.
Accu-Chek com Ótimo Preço
O diabetes é uma doença cada dia mais comum entre a população mundial. Segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), ela já afeta mais de 12 milhões de brasileiros, e metade deles não sabe que possui a doença.
Silenciosa em muitos casos, o diabetes nem sempre é diagnosticada facilmente. Isso faz com que ela evolua ainda mais, agravando-se e levando os pacientes a utilizarem medicamentos diários ou a usuarem medicamentos contínuos.
Mas conviver com a doença hoje em dia além de possível não requer granes mudanças em sua vida. novos medicamentos certos, alimentação adequada e ferramentas de controle permitem viver com a doença sem maiores problemas.
Quando falamos em controle da diabetes, não podemos deixar de falar da Accu-check, uma das marcas mais renomadas do segmento com diversas opções disponíveis. A Farmadelivery oferece a linha completa de medidores, tiras, lancetas e acessórios Accu-Check com ótimos preços, confira!