Saiba o que causa crise de asma e como evitar.
| |

Crise de asma: O que é, quais as causas e o que fazer em situações de emergência?

A asma é uma alergia respiratório que atinge milhões de brasileiros, indo desde bebês até idosos, e pode ser desencadeada por agentes externos como clima, poeira, mofo, fungos e pelos de animais. Além de sintomas comuns como tosse e falta de ar, alguns pacientes podem enfrentar quadros de crise de asma, que muitas vezes acontecem durante a noite.

Embora exista diversos casos da doença, o diagnóstico nem sempre é feito precocemente. Com isso, é muito comum que pessoas asmáticas acabem descobrindo o quadro da doença já na vida adulta, após entrar em contato com algum agente que desencadeia crises alérgicas.

Portanto, confira a seguir o que é uma crise de asma e o que fazer em situações como essa! Leia o conteúdo até o final e tire suas dúvidas.

+ Para saber mais, acesse também: Tipos de asma – Quais são e quais cuidados tomar?

O que é crise de asma?

A crise de asma é um episódio que ocorre de 1 a mais de 2 vezes no ano, dependendo da gravidade do quadro do paciente e é caracterizado com sintomas como:

  • Dificuldade para respirar;
  • Frequência cardíaca acelerada;
  • Febre acima de 37 graus.

Além disso, esses episódios normalmente ocorrem durante a noite e, em alguns casos, o paciente pode acordar com dificuldades respiratórias e dores no peito.



Quais as principais causas da crise de asma?

1. Poeira

Um dos agentes externos que mais afetam a nossa respiração e podem desencadear crises em pacientes asmáticos é o acúmulo de poeira no ambiente.

Inalar poeira e outras partículas suspensa no ar podem desencadear em crises de asma.
Inalar poeira e outras partículas suspensa no ar podem desencadear em crises de asma.

Portanto, é importante aspirar o quarto de pessoas portadoras da alergia diariamente. Além disso, recomenda-se o uso de um pano úmido para evitar que a poeira suba durante a limpeza.

Além do chão, a poeira também pode se acumular em tapetes, filtro de ar-condicionado, cortinas, quadros, livros e objetos de decoração. Por isso, recomenda-se mantê-los sempre limpos.

2. Fungos e ácaros

Os fungos e ácaros são microorganismos que se alimentam da pele humana e pelos dos animais, e se proliferam em colchões, travesseiros e almofadas. Assim, deve-se trocar a roupa de cama, capas de almofadas, cobertores e edredons entre 1 ou 2 vezes na semana.

Uma dica para evitar os fungos e ácaros é colocar os colchões e travesseiros no sol durante o dia, pelo menos 1 vez na semana para evitar a proliferação desses microrganismos.

3. Fumaça e poluição

A fumaça de cigarro é um dos agentes que mais causam crises de asma, e é importante evitar que pacientes asmáticos tenham contato com ela.

O cigarro é considerado um dos principais gatilhos para a asma.

Além do mais, quanto menos o paciente entrar em contato com a poluição e outros tipos de fumaça, menor serão as incidências de crises.

4. Odores fortes

Os cheiros fortes também podem acabar desencadeando crises de asma, incluindo desde perfumes e shampoos, até produtos de limpeza como água sanitária e detergente.

Uma dica importante é evitar que pessoas com excesso de perfume peguem bebês asmáticos no colo, já que isso pode acabar desencadeando crises respiratórias.

5. Infecções respiratórias

Resfriados, gripes e outras doenças que ataquem o sistema respiratório podem acabar desencadeando crises asmáticas, já que obstruem a passagem de ar.

Vale ressaltar que, pessoas sem asma tendem a se curar com mais facilidade dessas condições, enquanto asmáticos podem acabar sofrendo com complicações do quadro e demorar mais para se recuperar.

Infecções virais são capazes de causar crises de asma.
Infecções virais são capazes de causar crises de asma.

Para combater esse problema, o indicado é manter a higiene das mãos quando chegar da rua e manter a vacinação em dia.



6. Animais domésticos

Outro fator que tem grande influencia nas crises de asma são os animais como cães e gatos, que de modo geral possuem pelos capazes de causar alergia em grande parte da população

Porém, isso não significa que o paciente não possa ter esses animais em casa, sendo indicado apenas tomar as medidas de higiene e evitar que o animal suba na cama, armários e entre dentro do guarda-roupa. Com isso, diminui-se o contato do paciente com os pelos dos animais, diminuindo também as chances de crises.

7. Exercícios físicos

Os exercícios físicos são um dos fatores mais frequentes que acabam desencadeando quadros de crise de asma, principalmente em crianças. Isso porque durante as atividades os batimentos cardíacos tendem a aumentar, o que leva a dificuldades respiratórias e tosse.

Apesar de não ser indicado realizar atividades físicas sem a orientação médica, alguns exercícios podem ajudar na melhora da asma.
Apesar de não ser indicado realizar atividades físicas sem a orientação médica, alguns exercícios podem ajudar na melhora da asma.

Porém, com o tratamento e o diagnóstico correto, pode-se evitar as crises. Além disso, recomenda-se que asmáticos pratiquem atividades físicas para melhorar a condição dos pulmões, porém, mediante orientação profissional. Entre elas, destacam-se:

  • Natação;
  • Corrida;
  • Ciclismo;
  • Futebol;
  • Basquete;
  • Vôlei.

8. Mudanças climáticas

Pacientes com asma podem acabar sofrendo crises devido a mudanças de temperatura, tudo isso graças a sua hipersensibilidade das vias aéreas.

Isso quer dizer que, mudanças bruscas no tempo pode desencadear uma crise, o que significa que o paciente não deve se expor ao frio ou calor excessivo.

+ Para mais informações, acesse também: O que é asma? 8 Mitos e verdades sobre a doença.

Depois de ver que é crise de asma, o que pode piorar o quadro e como evitar esses episódios, não deixe de tomar todas as precauções necessárias caso você seja portador da doença. Isso não somente evitará episódios de crises agudas, como também aumentará sua qualidade de vida e diminuirá os sintomas diários.

O que fazer em uma crise de asma?

Primeiramente, é importante tentar acalmar o paciente asmático conversando com ele e mantendo-o em uma posição confortável. Pode-se ainda tentar oferecer um copo de água aos poucos para evitar engasgos, de forma que ele se distraia da crise.

Busque inclinar a pessoa ligeiramente de forma que melhore a respiração.

Em seguida, faça com que a pessoa use os medicamentos próprios para o controle da asma, como as bombinhas ou inalações. Após, analise se os sintomas melhoraram ou se permanecem os mesmos.

No entanto, caso você seja asmático e esteja sofrendo uma crise, mantenha a calma e use os medicamentos recomendados pelo médico.

Porém, se o quadro não amenizar com essas ações, é importante buscar ajuda médica o mais rápido possível, já que as crises de asma podem causar problemas graves, como uma parada cardíaca. Alguns sintomas que indicam que a crise de asma é emergencial e necessita de atendimento médico imediato são:

  • Lábios e pele azul;
  • Dificuldade para respirar extrema;
  • Excesso de suor;
  • Ansiedade grave pela dificuldade em respirar;
  • Confusão mental.

Crise de asma e a importância da bombinha

As bombinhas e inaladores são fundamentais para controlar as crises de asma e evitar sintomas mais graves. Com isso, é aconselhável que pacientes asmáticos levem esse equipamento para todos os lugares, já que apesar de ser mais frequente durante a noite, a crise pode ocorrer a qualquer momento do dia.

As bombinhas com medicamentos para o controle da asma ajudam a evitar as crises.
As bombinhas com medicamentos para o controle da asma ajudam a evitar as crises.

Recomenda-se o uso de inaladores para auxiliar na absorção dos medicamentos que combatem a crise. Contudo, o uso deve ser feito com a indicação médica, que acompanha o quadro do paciente. Além disso, esses medicamentos são responsáveis por ajudar na respiração.



Remédios para Asma na Farmadelivery

Segundo Drauzio Varella, a Asma é o estreitamento dos brônquios (canais que levam ar aos pulmões) que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou broncoespasmos. As crises comprometem a respiração, tornando-a difícil para quem tem principalmente as crises.

A asma acomete pessoas de qualquer idade. Contudo, na maioria dos casos é diagnosticada na infância e é comum manifestar-se em pessoas de uma mesma família.

A a maioria dos pacientes com asma é tratada com dois tipos de medicação:
Medicação controladora ou de manutenção, que atua na prevenção do aparecimento dos sintomas, evitando as crises de asma. Já a medicação de alívio ou de resgate serve para aliviar os sintomas quando houver piora da asma.

No entanto, vale ressaltar que a automedicação não é indicada. Compre seus medicamentos somente após indicação e orientação médica.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também as ofertas no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares