problema de pressão alta têm problema de coração

Quem tem problema de pressão alta têm problema de coração?

A pressão alta é um problema que atinge cada vez mais brasileiros e pessoas do mundo todo. De acordo com uma pesquisa realizada recentemente, estima-se que apenas no Brasil existam mais de 35 milhões de hipertensos, quase 20% da população do país. Mas será que pacientes com problema de pressão alta tem problema de coração?

A pressão alta é um problema que pode ser desenvolvido ao longo da vida em decorrência de certos hábitos alimentares ou comportamentais, mas também pode ter relação com o histórico familiar do paciente. Isso porque quem conta com familiares hipertensos tem quase o dobro de chance de desenvolver o quadro em comparação com aqueles que não possuem parentes com pressão alta.

Para que você entenda melhor sobre esse assunto, separamos um post explicativo sobre o assunto para tirar todas as suas dúvidas. Veja a seguir!

O que é a pressão alta?

A pressão alta é uma condição de saúde ligada diretamente com a circulação sanguínea, e é caracterizada pelo estreitamento das artérias, aumentando assim a necessidade do coração de bombear sangue com mais frequência para que ele circule corretamente. Como resultado, o coração sofre uma dilatação e as artérias podem ser danificadas.

a pressão alta acontece quando o coração sofre uma sobrecarga devido a um enfraquecimento das artérias
a pressão alta acontece quando o coração sofre uma sobrecarga devido a um enfraquecimento das artérias

Em grande parte dos casos, a hipertensão acompanha problemas como obesidade e colesterol alto, sendo o aumento da pressão arterial a principal causa das mortes em todo o mundo, já que é a partir dessa condição que o paciente desenvolve uma série de doenças secundárias, especialmente ligadas à saúde do coração.

Quem tem problema de pressão alta tem problema de coração?

Tecnicamente, a pressão alta já é considerada um problema de coração, uma vez que força o órgão a trabalhar de forma mais intensa podendo causar diversos problemas mais sérios como infarto e AVC.

No entanto, pacientes hipertensos podem acabar desenvolver outras condições mais graves ligadas ao sistema cardiovascular, como:

Lesão das artérias

Uma das complicações mais recorrentes do aumento da pressão arterial é a lesão causada nas artérias, já que suas paredes ficam comprimidas causando danos e reduzindo sua elasticidade, além de contribuir para que elas percam a capacidade de se regenerar.

Junto a isso, o aumento da pressão ainda facilita a formação de placas de gordura nessa região, piorando ainda mais os quadros de aumento da pressão em pacientes que sofrem com a doença.

Aneurisma

Outra complicação de pacientes hipertensos é a maior probabilidade de formação de aneurismas, graças ao enfraquecimento das paredes arteriais. Os aneurismas são dilatações que se localizam ao longo do trajeto das artérias, especialmente na artéria aorta em pacientes que sofrem com aumento da pressão arterial.

Quando um aneurisma se rompe é muito importante que o paciente receba ajuda médica imediata, já que essa condição pode levar à morte em poucos minutos.

Angina de peito

A pressão alta também pode causar angina de peito graças ao acúmulo de placas de gordura nas artérias coronárias, que nada mais são do que vasos sanguíneos que têm como função nutrir o músculo cardíaco, prezando pelo seu bom funcionamento e pelo bombeamento adequado de sangue pelo corpo.

Quando as coronárias são obstruídas, o sangue que chega ao coração diminui e pode se manifestar como uma angina, caracterizada pela dor no peito que surge quando o paciente está passando por uma situação de estresse ou faz algum esforço físico.

Infarto

Uma das complicações mais graves da pressão alta ligadas ao coração é o infarto, que acontece quando a obstrução das artérias é maior do que 90%.

um dos riscos da hipertensão é o infarto, causado pela pressão exercida nas artérias e sobrecarga do coração
um dos riscos da hipertensão é o infarto, causado pela pressão exercida nas artérias e sobrecarga do coração

Isso porque, caso isso ocorra, a quantidade de sangue que chega até o coração é tão pequena que o músculo acaba sofrendo uma necrose, resultando em um infarto.

Insuficiência cardíaca

O aumento da pressão arterial também está ligada com a insuficiência cardíaca, já que, como vimos, quando a pressão arterial sobe o coração precisa trabalhar mais para bombear todo o sangue necessário para o corpo. Com o passar do tempo, o esforço em excesso provoca uma dilatação progressiva do órgão, fazendo com que ele fique cada vez mais fraco e incapaz de fazer o bombeamento sanguíneo adequado.

AVC

Outra complicação de risco causada para hipertensão é o AVC isquêmico e hemorrágico, causado pelas placas de gordura nas artérias cerebrais e por fragilizar os vasos sanguíneos, deixando-os mais suscetíveis ao rompimento.

Dependendo da gravidade do AVC e da demora em receber atendimento médico, o quadro pode levar o paciente a óbito.

Outras possíveis complicações ligadas à pressão alta

Insuficiência renal crônica

Com o passar dos anos, os pacientes hipertensos acabam desenvolvendo lesões nos vasos renais e glomérulos, que são as estruturas responsáveis por filtrar o sangue. Essa situação acontece especialmente quando a pressão alta não é controlada durante anos.

Como resultado, o paciente acaba desenvolvendo quadros de insuficiência renal crônica ou até mesmo notando um agravamento do quadro caso já sofra com a doença.

Lesão da retina

É muito comum vermos pacientes hipertensos com problemas oculares. Isso acontece especialmente porque a pressão alta lesiona os vasos que levam o sangue até a retina, um tecido sensível à luz que se localiza na parte de trás do nosso globo ocular.

Em casos avançados, as lesões causadas nesse tecido podem levar até mesmo à cegueira.

Demência

Por estar diretamente ligada ao cérebro e ao bombeamento de sangue para essa região, a pressão alta pode resultar em quadros de demência causada por AVCs pequenos e assintomáticos. Com o passar dos anos, essas pequenas lesões se acumulam e provocam uma demência chamada de demência vascular, já que acabam destruindo os neurônios gradativamente.

Impotência sexual

Embora muitas pessoas não saibam, a pressão alta pode causar quadros de impotência sexual nos homens, já que a condição contribui para um menor bombeamento de sangue para o pênis e dificulta sua ereção.

por irrigar menos sangue ao pênis, a hipertensão pode causar problemas de disfunção erétil
por irrigar menos sangue ao pênis, a hipertensão pode causar problemas de disfunção erétil

Com isso, o paciente pode sofrer quadros de disfunção erétil leves e graves, dependendo do caso, indo desde a incapacidade de manter a ereção, até a dificuldade em iniciar uma.

Depois de ver que pacientes que têm problema de pressão alta tem problema de coração, e que todas as complicações cardiovasculares são resultados da pressão arterial desregulada, não deixe de buscar ajuda médica caso desconfie que possa estar sofrendo aumentos recorrentes da pressão ou possua quadros de hipertensão na família. O tratamento precoce e controle da condição podem evitar diversos danos à saúde do cérebro e coração do paciente.

Hipertensão é coisa séria

A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver, permanentemente, maior ou igual a 140/90 mmHg e existem uma série de riscos relacionados, dentre eles alguns perigosos como ataque cardíaco, derrame ou mesmo a morte.

Então se você suspeita que pode ser hipertenso, consulte seu médico imediatamente para avaliar melhor sua condição, e se precisar, a Farmadelivery oferece ótimos preços em todos Remédios para Hipertensão, confira!

Posts Similares