acabar com a celulite

É possível acabar com a celulite? Mudanças de hábitos que ajudam a deixar a pele mais lisa e saudável

A celulite é um problema que atinge especialmente as mulheres na região do glúteo e coxas, e embora na maioria dos casos não cause nenhum tipo de dor ou desconforto, pode acabar afetando a autoestima de quem nota os pequenos furinhos na pele. Mas será que é possível acabar com a celulite?

A celulite pode se desenvolver em graus diferentes, indo desde o grau 1 até o grau 4, quando o problema começa a causar alguns problemas mais sérios como nódulos que podem ser vistos sem a necessidade de comprimir a pele e um certo grau de dor na região afetada.

Embora nem todos os tipos de celulite sumam da pele com facilidade, existem alguns estágios em que pode-se tratar e ainda obter excelentes resultados, sendo até mesmo possível acabar com a celulite de vez. Veja a seguir!

É possível acabar com a celulite?

A celulite é um problema de pele que acontece pelo acúmulo de gordura e de líquidos, formando os pequenos nódulos.

quanto mais leve o grau da celulite, mais fácil de acabar com ela
quanto mais leve o grau da celulite, mais fácil de acabar com ela

Quando a celulite ainda está no grau 1 é possível acabar com ela em até duas semanas seguindo uma rotina de tratamento diário que inclui desde a mudança de alimentação, como também a prática de exercícios físicos e aplicação de hidratantes específicos na região.

Leia também Quais os alimentos que ajudam a diminuir a celulite? Veja opções para adicionar na dieta

Já quando a celulite é de grau 2 ou 3, o tratamento a longo prazo ajuda a diminuir o problema para uma celulite grau 1, de modo que continuando o tratamento seja possível eliminá-la.

Entretanto, em casos mais severos como grau 4, é necessário a ajuda de um profissional especializado no assunto para verificar o melhor tratamento, que consiste em procedimentos estéticos, mudanças alimentares, prática de atividades físicas, uso de produtos anticelulite e perda de peso.

Embora em alguns casos a celulite grau 4 não suma completamente, o tratamento proporciona uma grande melhora no aspecto da pele, minimizando significativamente a aparência da região afetada.

Como acabar com a celulite?

Cuide da alimentação

A alimentação é um dos principais fatores que ajudam tanto a melhorar o grau da celulite, como a piorar o aspecto dela. Isso porque é a partir da ingestão de certos alimentos que o corpo acumula mais lipídios e inflamação, gerando um acúmulo maior de toxinas na região da celulite e piorando o problema.

os alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais ajudam a combater os radicais livres e diminuir a celulite
os alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais ajudam a combater os radicais livres e diminuir a celulite

Isso quer dizer que para tratar a celulite e acabar com ela, você deve deixar de consumir alimentos como:

  • doces e sobremesas;
  • alimentos feitos a base de trigo;
  • refrigerantes;
  • bebidas alcoólicas;
  • frituras;
  • alimentos industrializados como biscoitos, salgadinhos e congelados.

Ao mesmo tempo você ainda deve aumentar o consumo de alimentos diuréticos, desintoxicantes e ricos em antioxidantes naturais, como:

  • laranja;
  • acerola;
  • kiwi;
  • pepino;
  • tomate;
  • espinafre;
  • maçã;
  • alho.

Aumente o consumo de água durante o dia

Embora a celulite se forme pelo acúmulo de gordura e líquidos dentro das células, aumentar o consumo de água durante o dia não fará com que a celulite piore. Isso porque quanto mais água consumimos durante o dia, menor a retenção de líquido dentro do organismo.

o consumo de água ajuda a evitar a retenção de líquidos
o consumo de água ajuda a evitar a retenção de líquidos

O ideal é consumir uma média de 2 litros de água por dia, podendo intercalar esse consumo com chás como o chá verde e chá de chapéu de couro, que são diuréticos e ajudam a combater a celulite por ajudar a eliminar líquido e toxinas.

Faça exercícios regulares

A prática de atividades físicas não somente promove a perda de peso, o que consequentemente diminui o acúmulo de gordura no corpo e melhora o aspecto da pele, como também fortalece a musculatura e a região afetada pela celulite. Com isso, a tendência é que o problema diminua cada vez mais.

O indicado para tratar a celulite são exercícios aeróbicos como caminhadas, corridas e pedaladas em conjunto com exercícios de musculação que tonifica as pernas e glúteo.

Use cremes anti celulite

Os cremes anticelulite são formulados com ativos que tratam a celulite e ajudam na eliminação dos líquidos e das toxinas.

Porém, é importante ressaltar que esses cosméticos devem ser aplicados durante pelo menos 2 meses na região duas vezes ao dia, junto com uma massagem local que ativa a circulação sanguínea e estimula a penetração do creme na pele para que ele possa agir da forma correta.

Também é importante ressaltar que apenas aplicar os cremes não é o suficiente para acabar com a celulite, e esse tratamento deve ser combinado com a prática regular de atividades físicas e mudança na alimentação.

Faça drenagens linfáticas

A drenagem linfática é um procedimento que ajuda a eliminar o excesso de líquidos no corpo, reduzindo significativamente a celulite de qualquer grau. Para quem possui graus mais avançados do problema, a recomendação é realizar uma sessão todos os dias durante um mês, podendo ser feita em clínicas estéticas ou até mesmo em casa.

Para fazer a drenagem linfática em casa, é necessário o uso de cremes que ajudem a quebrar a gordura e eliminar o líquido acumulado. Mas como na maioria das pacientes a celulite surge nos glúteos, nem sempre é possível realizar o tratamento sozinha, sendo mais indicado buscar ajuda de um profissional.

Aprenda a fazer a drenagem linfática manual em casa em regiões como nas pernas e braços:

Carboxiterapia

A carboxiterapia é um tratamento que inicialmente era usado para tratar úlceras na pele, e consiste em aplicar dióxido de carbono para melhorar a circulação sanguínea e estimular a oxidação dos tecidos, fazendo com que as feridas acabem fechando com mais facilidade. 

Durante as aplicações, no entanto, os especialistas notaram que o tratamento também era eficaz para acabar com a celulite por agir contra o acúmulo de toxinas e gorduras, e passou a ser usada para tratar também esse tipo de problema.

Agora que você viu que é possível acabar com a celulite, mude seus hábitos alimentares e comece a praticar atividades físicas para melhorar o aspecto da pele. Especialmente se sua celulite for de grau 1, a combinação dessas mudanças com o uso diário de cremes que ajudam a tratar a celulite é o suficiente para acabar com o problema em poucas semanas, sem necessidade de tratamentos estéticos em muitos dos casos.

Posts Similares