Duphalac: o que é, como tomar, contraindicações e efeitos colaterais.
Atualmente, a falta de tempo e rotina em nosso dia a dia fez com que o consumo de alimentos industrializados e uma dieta pobre em nutrientes dificultassem as funções do nosso organismo.
Além disso, há também os casos em que mesmo mantendo uma alimentação balanceada e praticando atividades físicas, o organismo já não é tão eficaz e trabalha de forma mais lenta, tornando o seu funcionamento mais preguiçoso e causando diversas alterações em nosso intestino.
Assim, devido a esses problemas, quadros de distúrbios intestinais vêm se tornando cada vez mais constantes entre as pessoas e entre eles, a constipação – também conhecida como intestino preso ou prisão de ventre – é a mais comum.
+ Para saber mais, leia também: Livre-se da constipação.
O que é constipação?
O problema ocorre quando há dificuldade nos movimentos intestinais e pelo ressecamento das fezes, o que torna pouco frequentes ou incompletas as evacuações (entre 3 a 12 vezes por semana).
Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra, sendo os mais comuns: desconforto e dores abdominais, empachamento, gases, irritação e possíveis outros distúrbios digestivos.
Não pode definir a constipação pela quantidade de vezes em que a pessoa vai ao banheiro, mas sim pela dificuldade ao evacuar.
Contudo, além das causas relacionadas à má alimentação e sedentarismo, a prisão de ventre ocorre com mais frequência em pessoas que possuem dificuldades de locomoção, como acamados e cadeirantes, mulheres, idosos e gestantes, podendo também ocorrer pelo uso de algumas medicações.
Portanto, para ajudar a evitar esse problema, destacamos a seguir algumas recomendações simples e muito eficientes:
- Busque ter uma dieta balanceada consumindo mais líquidos e alimentos fibrosos ou com ação laxativa;
- Coma frutas com casca, se possível;
- Tente fazer suas refeições em horários fixos e mastigue os alimentos corretamente;
- Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Controle o estresse diário e pratique exercícios físicos;
- Evite adiar a ida ao banheiro quando sentir vontade.
Fora o consumo de alimentos ricos em fibras e nutrientes, em alguns casos se faz necessário o uso de medicamentos com efeito laxativo e regulador que auxiliam esse processo e um dos produtos mais utilizados no tratamento da constipação é o Duphalac.
Por isso é importante conhecermos os diversos benefícios do produto e como ele funciona.
O que é Duphalac?
Duphalac xarope é um regulador intestinal de uso adulto e pediátrico, que auxilia no tratamento da constipação intestinal e na prevenção e tratamento de encefalopatia hepática tanto no pré-coma quanto no coma hepático.
Por ser um produto à base de Lactulose, Duphalac é um agente fisiológico que melhora o funcionamento do intestino restabelecendo sua regularidade com maior eficácia e segurança. Ou seja, a probabilidade de risco de efeitos colaterais são menores.
Como funciona?
Sua ação principal é reconstituir as funções regulares do intestino, intensificando o acúmulo de água no bolo fecal e auxiliando na saída das fezes. Seus primeiros efeitos começam a surgir após alguns dias seguidos de utilização (até quatro dias).
Além disso, nos casos de mau funcionamento do fígado (encefalopatia hepática), o medicamento se mostra eficaz, melhorando os seus níveis de consciência.
Em quais casos Duphalac é contraindicado?
- Pessoas alérgicas a qualquer um dos componentes da fórmula devem evitar o produto;
- Pessoas com intolerância à lactose, galactose e frutose;
- Não pode ser usado por pacientes com casos de gastrite, úlceras pépticas, apendicite, sangramento ou obstrução intestinal, diverticulite, etc; e,
- No preparo intestinal de pessoas que irão realizar exames proctológicos.
Outras situações que deve-se levar em consideração antes de iniciar o tratamento com Duphalac
- Pacientes que apresentam pressão alta e desidratação, devem ter cautela ao utilizar o medicamento devido algumas condições que podem ser agravadas com o seu uso.
- Em alguns pacientes diabéticos, foi relatado o aumento dos níveis de açúcar no sangue por conta dos componentes da sua composição. Portanto, antes de utilizá-lo um médico deve ser consultado.
- Mulheres grávidas ou durante o aleitamento, idosos e crianças só podem fazer uso do medicamento com acompanhamento médico prévio.
- Não recomenda-se tomar o regulador junto com outros laxantes e antiácidos e deve-se atentar quanto ao uso de medicamentos antibióticos durante o tratamento, pois pode haver alterações do efeito esperado.
Duphalac tem efeitos colaterais?
Sim, mas leves. Sintomas como cólicas abdominais, gases, eructação e inchaço na barriga são os mais comuns. Contudo, em quadros mais graves, alguns pacientes podem apresentar é diarreia e enjoo.
Caso os sintomas persistam, deve-se suspender imediatamente o seu uso e consultar um médico.
Como tomar Duphalac?
A administração de Duphalac pode ser feito em uma única dose pela manhã ou à noite, com alimentos ou sozinho. Além disso, ele pode ser misturado em bebidas, pois não tem sabor.
Apesar de ser um produto sem a necessidade de prescrição médica para comprá-lo, Duphalac possui posologias diferentes para cada necessidade e faixa etária, podendo até ser ajustado conforme o problema do paciente. Portanto, o ideal é consultar um profissional da área da saúde para orientação correta.
Por que escolher Duphalac?
- O laboratório Abbott produz o Duphalac Xarope. Empresa com mais de 130 anos no mercado, pioneira na prática científica farmacêutica e referência em medicamentos para as mais diversas especialidades.
- O produto não é tão agressivo quanto os demais laxantes e reguladores intestinais, por isso seu uso pode ser feito por lactentes, gestantes e idosos conforme orientação médica.
- Além da qualidade comprovada, Duphalac é um dos medicamentos da categoria mais vendido e possui o melhor custo benefício em relação aos concorrentes. Seu valor pode variar entre R$40 a R$50 reais.
- Duphalac não engorda e por não ser prejudicial ao intestino, pode-se utilizar no tratamento a longo prazo em pacientes sem contraindicações e sob supervisão médica.
Sendo assim, com as informações adquiridas até aqui, vale tentar incluir algumas mudanças em seu estilo de vida e se mesmo com todas as atitudes adotadas não tiver melhora no quadro, procure um médico para maiores orientações.
Agora que você já conhece todas as vantagens de Duphalac, não deixe de ter ele como seu aliado para uma vida melhor. Mas lembre-se de consultar seu médico antes de utilizar o produto.
Confira esse e outros produtos para problemas intestinais no site da Farmadelivery e garanta os melhores preços.