Contar Histórias para Crianças – Qual a importância e os benefícios da leitura na infância?
O hábito de contar histórias para crianças tem o potencial de influenciar diversas áreas do desenvolvimento social e cognitivo, o bem-estar e a saúde mental.
Um estudo feito pela Universidade de Ohio, mostra que crianças incentivadas a ler, entram nas escolas conhecendo aproximadamente 1,4 milhão de palavras a mais do que as que não desenvolveram esse hábito.
Ou seja, a leitura é um benefício que se entende ao longo da vida das crianças.
No decorrer da matéria, iremos dar dicas de como melhorar essa prática e tornar muito mais prazerosa. Leia até o final e saiba mais.
Leia também: Alimentação errada prejudica o QI de crianças, diz estudo.
Como contar história para crianças?
Antes de mais nada, lembre-se que o que mais importa para a criança é quem está dedicando um tempo para estar com ela. Então, aproveite e curta ao máximo esse momento.
Mas ainda assim, algumas dicas valem na hora da leitura para tornar o momento mais prazeroso para todos. Veja:
1) Faça a leitura em voz alta: Fazer isso, torna a contação de história um passatempo divertido que tanto os pais quanto os filhos podem desfrutar.
Para crianças pequenas, que ainda não sabem ler, se trata de um incentivo para que elas se interessem pela leitura e, mais tarde, incorporem esse hábito na rotina.
2) Diversifique as histórias: Isso amplia o contato com diversas culturas e personagens, e incentiva a imaginação.
3) Peça ajuda para a criança: Nos momentos em que usar um objeto de apoio para contar a história, o pequeno pode segurá-lo para você. A criança pode dar vida ao personagem, ou quando houver um barulho na história, como uma batida ou o som da natureza, você pode pedir para que ela te ajude a reproduzir o som.
Assim, o momento de contar histórias pode ser também de troca entre vocês, além de uma ótima brincadeira!
4) Utilize objetos de apoio: Para tornar o momento mais divertido, você pode utilizar alguns objetos que sirvam de apoio no momento. Assim, a imaginação dos pequenos é muito estimulada.
5) Faça perguntas durante a história: Perguntas feitas na hora certa tem o poder de instigar a curiosidade e o raciocínio lógico para uma compreensão mais profunda da história.
Além disso, ajudam para o desenvolvimento de uma boa interpretação de texto e para a expansão do vocabulário.
Outras formas de se contar histórias:
- Marionetes
- Fantoches de dedo
- Teatro
- Bonecos de palito, etc.
Quais os benefícios de contar histórias para as crianças?
A leitura cria o espaço perfeito para o aprofundamento de vínculos afetivos. No momento em que os pais, avós, cuidadores ou professores leem para crianças, o desenvolvimento infantil se torna o centro das atenções.
Dessa forma, o relacionamento se fortalece e se torna uma vantagem dupla: a criança se sente valorizada e, ao mesmo tempo, atribui maior importância ao hábito da leitura.
Além disso, a contação de histórias traz outros benefícios tão importantes quanto o anterior, como por exemplo:
- Aumento do vocabulário.
- Incentiva a imaginação.
- Desenvolve habilidades criativas.
- Aprimora o aprendizado da empatia.
- Possibilita uma compreensão mais profunda do mundo.
- Aumenta o nível de concentração.
- Aproxima o vínculo entre pais e filhos.
- Melhora o desenvolvimento cognitivo.
- Fortalece habilidades sociais e a interação.
- Amplia habilidades verbais e de redação
Como é possível perceber, a leitura é uma ferramenta importante e necessária para o melhor desenvolvimento da criança. Dedicar uma hora para incluir esse hábito no seu dia a dia, fará toda a diferença no futuro do pequeno.
Não deixe de aproveitar esse momento para curtir ainda mais os momentos com seu filho, além de estimular de maneira saudável o seu desenvolvimento.