Gripe durante a gravidez – O que pode tomar e como tratar?
Os cuidados para não contrair gripe durante a gravidez devem ser redobrados e isso as mamães já sabem. Devido a imunidade mais baixa e os poucos tratamentos que a gestante pode fazer para aliviar os sintomas, focar em como prevenir é a melhor opção.
Além disso, as mães devem se lembrar que não podem utilizar nenhuma medicação sem antes ter a orientação médica, devido os riscos que eles podem trazer ao bebê.
Com isso, para esclarecer alguns pontos sobre o assunto e ajudar as mamães nos cuidados da gripe durante a gravidez criamos essa matéria. Leia até o final e tire todas suas dúvidas.
Veja também: Sintomas de gripe na gestação – Como aliviar e prevenir?
A mãe pode tomar remédios de gripe durante a gravidez?
Apesar de acharmos os antigripais medicações sem muito risco, a mãe nunca deve tomar qualquer medicação que seja sem o consentimento médico.
A maioria destes remédios contêm substâncias que não foram testadas em gestantes ou podem prejudicar no desenvolvimento e na saúde do bebê.
Além disso, alguns desses remédios podem apresentar substâncias vasoconstritoras que causam taquicardia e queda da pressão arterial em alguns pacientes, o que pode interferir na quantidade de oxigênio que o bebê recebe.
Portanto, o uso de qualquer medicação fica suspenso, exceto quando houver indicação médica. O mesmo vale para e evolução da gripe, que pode causar sinusite, faringite e até mesmo pneumonia. Sendo assim, ao notar os sintomas iniciais da gripe durante a gravidez consulte o seu obstetra ou outro médico de confiança.
ao sentir dores no corpo, febre, dores de cabeça, dor de garganta ou qualquer outro sintoma, procure um médico.
Gestantes podem tomar a vacina da gripe?
Sim e vacinar-se é muito importante para a saúde da mãe e do bebê. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as gestantes têm maiores probabilidades de desenvolver complicações com a gripe, como pneumonia e problemas respiratórios. Portanto, elas devem se vacinar em qualquer período de gestação.
Ao se imunizar, a mãe se protege contra o vírus e também transfere os mesmos anticorpos ao seu bebê, que só vai poder tomar a vacina com essa finalidade aos 6 meses.
gestantes e mulheres no pós-parto até 45 dias fazem parte do grupo de risco e devem receber a dose da vacina contra a gripe.
Sendo assim, a vacina contra o Influenza é segura tanto para a grávida, quanto para o bebê. Além disso, é uma das melhores formas de se prevenir a gripe durante a gravidez.
Como tratar gripe durante a gravidez?
O tratamento só deve ser feito mediante orientação médica. Em alguns casos, os médicos podem indicar o uso de paracetamol, pois é um os poucos medicamentos seguros e que ajudam a aliviar as dores de cabeça e no corpo, além de diminuir a febre.
No entanto, o mais recomendado mesmo é beber bastante água, chás e sucos, para evitar uma desidratação e ajudar a eliminar o vírus. Suco de laranja e consumir outras frutas ricas em vitamina C, ajudará a combater a infecção além de reforçar o sistema imunológico da mãe.
O uso de xaropes naturais ou chás que contenham mel, limão e outros ingredientes, ajudam a aliviar tosse e dores na garganta. Porém, esses produtos só podem ser utilizados sob supervisão médica.
Se a mãe estiver com coriza ou nariz entupido, para aliviar um pouco, pode realizar lavagens com soro fisiológico 0,9% ou solução salina de água do mar.
Além disso, utilizar umidificadores de ar e realizar inalação com soro, ajuda a manter as vias respiratórias úmidas, desentupindo o nariz.
Como se proteger contra a gripe durante a gravidez?
Além de se proteger com a vacina, algumas outras medidas podem ajudar a evitar que a mãe contraia a gripe. Veja a baixo algumas dicas de como se proteger contra a gripe:
- A gestante deve evitar ambientes fechados e com grande número de pessoas;
- Repouso e noites bem dormidas, mantem o organismo da gestante saudável;
- Ter uma alimentação balanceada e saudável, com alimentos ricos em vitamina C, ajuda a manter o sistema imunológico da mãe forte;
- Higienizar as mãos sempre que voltar de ambientes com muitas pessoas, evita contrair a gripe e outras doenças virais;
- Quando alguém já estiver gripado, a gestante deve evitar contato como apertos de mãos, beijos, abraços e não deve compartilhar objetos como talheres e copo.
Entretanto, alguns obstetras optam por indicar suplementos vitamínicos, que possuem uma formulação especial para o organismo da mulher gestante e que atua como um reforço para o desenvolvimento do bebê e, para organismo e o sistema imune da mulher.
Com base no conteúdo desta matéria, é necessário frisarmos que nenhuma informação aqui contida, substitui a consulta com um médico. Portanto, ao perceber a presença de qualquer um dos sintomas, busque orientação profissional.