Exposição solar: Quais os riscos e cuidados ao tomar sol?
Os dias ensolarados aumenta a vontade de ir à praia, piscina e passear em no parque, mas para isso, não podemos esquecer dos cuidados com a exposição solar. Sendo assim, você sabe quais os riscos e cuidados que devemos ter ao tomar sol?
Apesar dos diversos benefícios que a exposição moderada ao sol traz para nosso corpo, a exposição em excesso aos raios solares pode ocasionar diversos danos à saúde e à pele.
Para te ajudar a entender quais os riscos e cuidados que devemos ter nos dias de muito sol, desenvolvemos esse texto com algumas dicas fundamentais para você curtir suas férias com segurança. Leia até o final e saiba mais!
Leia também: Saúde no verão – 5 dicas de cuidados com o sol e calor.
Quais os risco da exposição solar em excesso?
Os raios solares podem causar ou intensificar diversos problemas a nossa saúde, portanto, é bom conhecer todos os risco que corremos quando não nos protegemos corretamente.
Veja a seguir os principais problemas de saúde relacionados ao sol:
- Desidratação – essa condição ocorre quando o corpo perde água por através da transpiração e não repõe adequadamente.
- Queimaduras de pele – todos estão suscetíveis, mas as queimaduras são comuns em pessoas de pele clara e sensibilizada.
- Envelhecimento precoce – os raios solares podem acelerar o aparecimento de rugas e manchas na pele.
- Problemas oculares – o excesso de luminosidade pode acelerar a degeneração macular, além de estar relacionado com a catarata, fotoceratite e pterígio.
- Melasmas – condição mais relacionada as mulheres, surge como manchas marrons na pele, principalmente das mãos, dos braços e do rosto.
- Câncer de pele – há uma variedade de tipos, mas o mais perigoso é o melanoma.
- Reativação do herpes – a exposição excessiva à luz solar pode causar a reativação deste vírus.
- Outros problemas de pele podem se intensificar, como por exemplo, acne, vitiligo e lúpus.
Quais cuidados tomar ao se expor a luz solar?
Alguns cuidados são indispensáveis para os dias de calor. Veja a seguir os principais deles:
Evite a exposição solar nos horários mais quentes.
Médicos e outros profissionais recomendam evitar o sol durante o período das 10 às 16 horas. No entanto, é também neste horário que os banhos de sol devem ser realizados para que o organismo sintetize a vitamina D.
Sendo assim, ao se expor durante esse período, utilize protetor solar nas áreas sensíveis e proteja o rosto com bonés e óculos escuros. Além disso, o tempo de exposição deve variar entre 15 minutos à 1 hora, dependendo da orientação médica.
Mantenha seu corpo hidratado e alimente-se bem.
Consumir no mínimo 2 litros de água por dia, sucos de frutas e água de coco ajuda a manter o corpo hidratado. Além disso, alguns alimentos, como frutas e legumes podem ajudar a prevenir os danos causados pelo sol à pele.
Alimentar-se bem nessa época também é fundamental. Isso porque durante os dias de calor, a temperatura corporal aumenta e o organismo tem dificuldade em digerir alimentos mais gordurosos.
Sendo assim, dê preferência aos que contêm baixo teor de gorduras e carboidratos e, aposte nos alimentos com maior proporção de fibras e água, pois eles ajudam na hidratação e previnem os sinais do envelhecimento.
Use filtro solar corretamente.
Diferente do que muitos acreditam, o filtro solar deve ser aplicado diariamente e não apenas quando houver a exposição ao sol. Por isso, dermatologistas recomendam a aplicação do filtro solar sempre antes de se expor ao sol.
O uso diário de protetor solar vale principalmente para crianças e idosos, que possuem uma pele mais delicada.
No rosto, a quantidade deve ser equivalente a cinco gotas distribuídas entre a testa, bochechas, queixo e nariz. No corpo, aplique o quanto for necessário para espalhar de forma uniforme em todas as áreas expostas ao sol.
A reaplicação do produto deve ser feita somente quando a exposição solar for por um longo período ou quando em contato com a água.
Além disso, para se proteger contra os raios UVA e UVB, o filtro deve ser aplicado em todas as partes do corpo, de preferência com filtro de proteção solar (FPS) maior que 30 e com formulação adequada ao seu tipo de pele.
Com essas dicas, é fácil notar que se não tivermos cuidado, o sol pode provocar diversos problemas a nossa saúde como desidratação, queimaduras, dor e outras complicações.
Portanto, siga as recomendações e mantenha-se hidratado, mas lembre-se de sempre consultar um médico ou outro profissional da saúde para mais informações.