| |

Saúde no verão – 5 dicas de cuidados com o sol e calor.

Cuidar da saúde é fundamental durante todo o ano, mas no verão ou em outras épocas de muito calor, é importante reforçar alguns cuidados e hábitos que podem fazer diferença no seu dia a dia.

São inúmeras as dicas que ajudam a evitar os problemas recorrentes do verão, que surgem por causa do calor e alta exposição ao sol, como o calor, desidratação e queimaduras de pele, por exemplo.

Por isso, nesta matéria iremos falar mais sobre como cuidar da sua saúde no verão, além de apresentar algumas dicas fundamentais para você curtir os dias de sol sem preocupações.

Leia também: Sol e calor: Cuidado com a Insolação!

Como manter a saúde no verão?

O verão está chegando e é uma das estações mais aguardadas do ano, pois é nela que muitos desejam descansar, curtir as férias no calor e aproveitar o clima quente, mas isso requer muita energia e cuidados.

No entanto, é também nessa época que ocorrem queimaduras, infecções e outras doenças que aparecem com frequência por causa da falta de cuidados com a saúde nos dias quentes.

Sendo assim, é muito importante ficar atento ao que pode prejudicar sua saúde. Portanto, veja a seguir algumas dicas para aproveitar o seu verão:



5. Mantenha os ambientes arejados

Deixar os ambientes da sua casa ou trabalho com uma boa circulação de ar nos dias quentes, diminui a sensação de calor e abafamento, além de também evitar os sintomas da insolação.

Abrir as janelas faz com que o vento circule no ambiente e mantenha sempre arejado e fresco.
Abrir as janelas faz com que o vento circule no ambiente e mantenha sempre arejado e fresco.

Para isso, deixe as janelas abertas ou use ventilador ou ar condicionado. No entanto, é importante que a manutenção do ar condicionado seja feita regularmente para evitar o acúmulo de ácaro e poeira, que são prejudiciais a saúde.

4. Use roupas leves e de cores claras

As roupas podem ajudar a pele eliminar o excesso de calor do organismo através do suor. Por isso, prefira usar roupas leves, como shorts e vestidos e evite os tons mais escuros, já que eles absorvem mais calor.

Além disso, opte por tecidos naturais que permitam que a pele respire, como o algodão ou linho. Isso evita o aumento da temperatura do corpo.

3. Cuide da sua pele e cabelos

Os banhos de sol fazem bem à saúde em diversos fatores, pois ajuda na produção de melaninaserotonina vitamina D. No entanto, evite o sol forte entre às 10 e 15 horas.

O uso de protetor solar é um dos cuidados fundamentais para a saúde no verão.
O uso de protetor solar é um dos cuidados fundamentais para a saúde no verão.

Sendo assim, abuse do uso de protetor solar e, preferencialmente, com fator de proteção maior que 30. Além disso, recomenda-se aplicar o protetor a cada duas ou três horas por dia para evitar queimaduras de pele.

Vale ressaltar que, esses mesmos cuidados também devem ser aplicados aos seus cabelos. Realize hidratação regularmente e use produtos capilares com proteção solar.

Saiba mais em: Benefícios da vitamina D – Quais são eles?

2. Alimente-se corretamente para manter a saúde no verão

O calor reduz o gasto de energia para manter a temperatura do corpo. Assim, o organismo precisa de menos ingestão de calorias, o que diminui a fome durante o verão.

Assim, opte por comer alimentos mais leves, de fácil digestão e evite comidas gordurosas. Fique atento também à conservação dos alimentos, para evitar a infecção de bactérias que provocam intoxicação alimentar.



1. Beba bastante água

Como o organismo elimina água pela transpiração e urina é importante beber pelo menos 2 litros de água por dia, para manter seu corpo hidratado. Evite também o consumo de bebidas alcoólicas, pois pode causar graves problemas ao organismo e intensificar a desitração.

Consumir bastante água ajuda a manter o corpo hidratado.
Consumir bastante água ajuda a manter o corpo hidratado.

Para auxiliar, consuma frutas e legumes que possuem grandes quantidades da substância, como a melancia, abacaxi, chuchu, batata e abóbora.

Para crianças, a atenção deve ser redobrada pois a ingestão de sucos e refrigerantes não garante a hidratação. Isso porque, esses produtos possuem grandes quantidades de açúcar e sódio, contribuindo para a desidratação.

Agora que você já conhece as principais dicas para manter os cuidados básicos durante os dias de sol e calor, não deixe de aplicá-las no seu dia a dia e aproveite cada segundo do seu verão com muita saúde.

Além disso, conte com a Farmadelivery para adquirir os melhores produtos, com descontos imperdíveis. Aproveite e faça suas compras de verão.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!

Posts Similares