Saiba o que é dengue, quais os sintomas e como é realizado o tratamento da doença.
| |

Dengue: O que é, quais os sintomas e como evitar?

A dengue é uma doença viral e infecciosa, transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti e que ocorre, na maioria das vezes, em períodos de chuva nas grandes cidades.

A dengue se manifesta de forma leve ou grave e entre os principais sintomas, destacam-se a febre alta, dores intensas pelo corpo e manchas vermelhas. No entanto, nos quadros mais graves da infecção, o paciente pode vir a óbito.

Pode-se notar, assim, o motivo da importância do combate a doença. Contudo, a pandemia do Covid-19 tomou conta do cenário e fez com que os cuidados para o controle da dengue ficassem em segundo plano.

Por isso, é necessário estarmos atentos sobre como a doença se manifesta, além das formas de evitar a disseminação da dengue. Assim, nesta matéria iremos responder e esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto. Leia a matéria até o final e saiba mais!

Aproveite e acesse também: H3N2: O que é, quais os sintomas, como tratar e evitar?

O que é dengue?

A doença é causada pelo vírus do tipo arbovírus, transmitida através da picada de insetos e apresenta quatro sorotipos – 1, 2, 3 e 4.

A doença se manifesta de formas diferente, dependendo de fatores, como por exemplo: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue. Além disso, fatores individuais, como doenças crônicas, também podem influenciar nos sintomas, como:

  • Diabetes, asma brônquica e anemia falciforme.

A dengue é uma doença responsável pela morte de diversas pessoas todos os ano no Brasil, além de ser uma das doenças infecciosas mais frequentes no país. Assim, ela se torna um sério problema de saúde pública.



Quais são os sintomas da dengue?

A infecção pode surgir de forma assintomática (sem apresentar sintomas), leve ou grave. Nos casos graves, pode ocorrer a morte do indivíduo. Os sintomas da dengue são diversos, mas os mais comuns são:

  • Febre alta, de 39°C a 40°C;
  • Dor de cabeça e atrás dos olhos;
  • Dores no corpo e nas articulações;
  • Perda de apetite e paladar;
  • Náuseas e vômitos;
  • Mal estar e manchas avermelhadas pelo corpo.
Febre, mal estar e dor no corpo são sintomas comuns da dengue.
Febre, mal estar e dor no corpo são sintomas comuns da dengue.

Além disso, a presença de outros sintomas intensos, podem indicar maior gravidade da doença como, por exemplo:

  • Fortes dores abdominais, que são contínuas;
  • Sangramentos;
  • Vômitos que não param;
  • Confusão mental;
  • Sede excessiva e boca seca;
  • Dificuldade para respirar.

Sendo assim, vale salientar a importância de buscar ajuda médica para o correto diagnóstico da doença. Portanto, ao apresentar qualquer um dos sintomas destacados acima, procure um profissional da saúde imediatamente.

Diagnóstico e tratamento

O diagnostico da dengue é feito a partir da análise dos sintomas do paciente e através de exames laboratoriais de sorologia e isolamento viral.

O diagnóstico preciso pode ser feito com a avaliação médica ou pela realização de exames clínicos.
O diagnóstico preciso pode ser feito com a avaliação médica ou pela realização de exames clínicos.

A cura da dengue costuma ocorrer naturalmente, num período de até 10 dias. Contudo, para o seu tratamento não existe nenhum procedimento específico. Neste caso, médicos recomendam medicamentos que aliviem alguns sintomas, como a dor e febre, além de hidratar-se e repousar bastante.

Nunca use qualquer medicação sem antes consultar um médico.

Como evitar a dengue?

Como já foi dito, o transmissor da doença no Brasil é o mosquito Aedes aegypti, logo o seu controle é feito a partir do combate a proliferação do mosquito. Mas antes, vamos entender melhor como a transmissão é feita.

A fêmea do mosquito necessita de sangue para conseguir produzir seus ovos, logo, é ela quem pica os seres humanos. Assim, ao alimentar-se do sangue de uma pessoa doente, o vírus invade a glândula salivar do mosquito, tornando-o infectante de maneira permanente.

Assim, sempre que a fêmea do mosquito pica uma pessoa, o vírus é transmitido através da saliva.

Esse mosquito, possui hábitos diurnos e é encontrado com mais facilidade em áreas urbanas e dentro de domicílios. Além disso, o inseto necessita de água parada para sua reprodução, por isso os altos índices de casos costumam ocorrer nos períodos de chuva.

Água parada em vasos de plantas ou em outros objetos pode ser foco de reprodução do mosquito da dengue.
Água parada em vasos de plantas ou em outros objetos pode ser foco de reprodução do mosquito da dengue.

Portanto, para evitar a transmissão da dengue, deve-se controlar a proliferação do mosquito da seguinte forma:

  1. Evite deixar água parada em garrafas, vasos de planta e pneus;
  2. Mantenha lixeiras fechadas e protegidas da chuva;
  3. Limpe frequentemente vasinhos de planta e vasilhas de água dos animais;
  4. Remova o acúmulo de água que podem ficar em algumas plantas, como as bromélias;
  5. Realize a limpeza das calhas;
  6. Mantenha caixas de água e cisternas tampadas e limpe-as sempre que possível;
  7. Descarte objetos que acumulam água.


Como é possível notar, a dengue pode ser uma doença fatal que atinge pessoas de todas as idades, mas que não requer muito trabalho para ser controlada. São pequenos hábitos que podem fazer toda diferença. Por isso, ressaltamos a importância dos cuidados para o combate da doença.

Além disso, reforçamos que o conteúdo é apenas informativo. Ou seja, ao desconfiar da contaminação pela doença, evite se automedicar e busque a orientação médica imediatamente.

Sendo assim, após avaliação médica, você encontra medicações e outros produtos para garantir a saúde e bem-estar de toda a família no site da Farmadelivery.

Posts Similares