Aparelho ortodôntico: Como funciona e quais os tipos?
O aparelho ortodôntico (também conhecido como aparelho dentário) serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais. Atualmente existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, dentre eles os aparelhos fixos e os aparelhos removíveis.
Os aparelhos removíveis são mais indicados para pequenas movimentações dentárias e pacientes em fase de crescimento (ortopedia funcional dos maxilares). Já a aparelhagem fixa é mais indicada para pacientes que necessitam de uma maior movimentação dentária, impedindo assim inclinações indesejáveis.
Entenda mais sobre o aparelho ortodôntico no conteúdo deste post, mas se ainda houver dúvidas, lembre-se de consultar um médico dentista.
+ Leia também: Higiene Bucal – Saiba como cuidar corretamente dos dentes sensíveis.
Como o aparelho ortodôntico funciona?
O aparelho fixo movimenta os dentes pela aplicação de uma força leve, sendo essa considerada ideal. Esse aparelho é constituído por:
- braquete – peça colada no dente;
- arco – fio metálico que passa pelos braquetes e é o principal responsável pela movimentação dentária – esses podem ter calibres e ligas metálicas diferentes;
- ligaduras metálicas ou borrachinhas coloridas – servem para fixar o arco no interior dos braquetes.
É importante ressaltar que existem os braquetes autoligantes, os quais dispensam essas ligaduras. Os acessórios (molas e elásticos) e dobras no arco também favorecem a movimentação dentária.
Como sei que preciso usar aparelho? Quais os sinais?
Somente um ortodontista (ou até mesmo um clínico geral) da sua confiança poderá afirmar se existe ou não a necessidade de uso do aparelho ortodôntico e estimar um período mínimo de tratamento para serem feitas as correções.
Além disso, existem alguns sinais que podem indicar seu uso, tais como dores de cabeça constantes, disfunções na ATM (como estalos, por exemplo), dentes tortos e outros. De qualquer maneira, você deve procurar por um profissional qualificado para que ele faça uma correta avaliação.
Por que é preciso utilizá-lo?
- A função primordial dos aparelhos ortodônticos é a de corrigir o posicionamento dos dentes, alinhando-os de forma correta, favorecendo a estética;
- O aparelho ainda contribui com a parte funcional do paciente, prevenindo problemas oclusais (ao abrir e fechar a boca), pois os maxilares estarão na posição correta;
- Atua na prevenção do desgaste anormal de alguns dentes;
- Torna a higiene oral mais eficaz, uma vez que melhora o alinhamento dentário.
Quais os tipos de aparelhos mais comuns e suas principais diferenças?
Entre os aparelhos ortodônticos fixos encontramos:
- Aparelhos de braquetes metálicos simples com “elásticos” – os mais comuns entre os fixos. Com ligaduras elásticas coloridas. São também os mais acessíveis.
- Aparelhos estéticos (porcelana) com “elásticos” e braquetes transparentes – similares aos metálicos, mas com contribuição estética. Custo mais alto por esse motivo. Borrachinhas transparentes.
- Aparelhos de braquetes metálicos autoligantes – dispensam ligaduras elásticas e metálicas ao redor do braquete. São os mais eficazes que existem. Reduzem o tempo de tratamento.
- Aparelhos de braquetes transparentes (porcelana) autoligantes – alta eficácia e estética, tempo de tratamento reduzido e alto custo.
- Aparelhos transparentes – moldeiras estéticas. Altíssimo custo.
- Aparelhos dentários linguais – colocados na parte interna dos dentes. Manutenção mais complexa e altíssimo custo.
No caso dos aparelhos removíveis, eles podem ser:
- Aparelhos de contenção – com o objetivo de manter os dentes em suas posições corretas, são placas usadas após o término do tratamento ortodôntico com aparelho fixo.
- Aparelhos ortopédicos – usados com o objetivo de influenciar o crescimento dos ossos maxilares, reposicionar a mandíbula e controlar a posição da língua, lábios e musculatura das bochechas.
Quais os benefícios do aparelho ortodôntico para o paciente?
O uso do aparelho pode oferecer inúmeros benefícios ao paciente, dentre eles, destacam-se:
- Ganhos estéticos, pois os dentes ficam bem posicionados e alinhados, deixando o seu sorriso muito mais bonito;
- Higiene favorecida, já que o uso do aparelho requer um cuidado redobrado com a higiene bucal;
- Mastigação eficaz, o que oferece uma melhor deglutição, e logo, uma digestão melhorada;
- Prevenção de problemas oclusais;
- Melhora a dicção e a fala em geral;
- Melhora respiração.
Agora que você já conhece os benefícios do aparelho ortodôntico, como ele funciona e seus principais tipos, não deixe de consultar seu dentista para avaliar a necessidade de usar ou não o aparelho.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe nos comentários o que achou e quais outros temas gostaria que a gente publicasse!