Mulher realizando sua higiene bucal, escovando os dentes.
| |

Higiene Bucal – Saiba como cuidar corretamente dos dentes sensíveis.

Como já falamos em postagens anteriores, manter bons hábitos de higiene bucal, realizando a escovação corretamente e utilizando os produtos certos, é a melhor forma de prevenir e controlar a hipersensibilidade dentinária. Além disso, em alguns casos é possível até mesmo eliminar o problema de vez.

Portanto, neste artigo iremos falar um pouco mais sobre como devem ser realizados os cuidados com o dentes sensibilizados e vamos apresentar algumas opções de itens especialmente destinados para quem sofre com esse problema. Leia a matéria até o final e tire todas suas dúvidas!

Veja também: Sensibilidade nos Dentes – O que evitar, como amenizar a dor e como tratar?

O que é uma boa higiene bucal?

A higiene bucal é o conjunto de práticas que mantém a saúde da cavidade oral, incluindo língua, dentes e gengiva; proporcionando um sorriso saudável e o bem estar da pessoa.

Homem passando fio dental entre os dentes, realizando higiene bucal.
A higiene bucal só fica completa com a utilização do fio dental, removendo resíduos que as escovas não alcançam.

Portanto, a boa higiene bucal está sendo realizada adequadamente quando:

  • Os dentes estão limpos e não apresentam resíduos de alimentos;
  • Não ocorre dor ou sangramento nas gengivas durante a escovação e uso do fio dental;
  • Não há presença de mau hálito ou outras sensações incômodas.

Realizar esse processo corretamente não traz somente benefícios estéticos, mas sim para a saúde no geral. pois evita doenças bucais, como a gengivitecárie, tártaro e a sensibilidade, além de favorecer o processo digestivo, uma vez que ele se inicia na boca, com a digestão mecânica feita pelos dentes.

Como a higiene bucal deve ser feita?

Está enganado quem acredita que a higiene bucal se resume a escovar os dentes. Essa é apenas uma das etapas que deve ser realizada na sua rotina de cuidados. A seguir, veja algumas dicas que garantem a boa higienização bucal:



Escolha corretamente os produtos.

Os itens de higiene oral devem atender as necessidades de cada paciente, por isso, é sempre bom consultar um dentista para facilitar no momento da compra.

As escovas de dentes, por exemplo, possuem diversos tipos e modelos que dificultam a escolha, mas o que as diferenciam é o tipo de cerdas e o tamanho da cabeça.

Já as escovas elétricas, utilizadas como substitutas das escovas tradicionais, tem como diferencial a praticidade e mais precisão durante a escovação, removendo até 100% das placas bacterianas. Alguns modelos podem conter sensores que controlam o tempo e a força aplicada durante a escovação.

Mulher aplicando creme dental a sua escova, para realizar sua higiene bucal.
O uso de escovas e cremes dentais promove a remoção de resíduos e elimina acúmulo de placa bacteriana.

Independente do modelo escolhido, a recomendação é usar escovas com cerdas macias ou extra macias, pois elas não danificam o esmalte do dente e nem as gengivas, causas que favorecem a sensibilidade dental. Além disso, a troca das escovas deve ser ocorrer a cada 3 meses.

Outro item que gera muita dúvida na hora da compra, são os cremes dentais. Neste caso, a decisão requer mais cuidado, pois os cremes dentais possuem agentes que limpam, protegem e cuidam dos dentes, além de cada um ter uma função terapêutica.

Entre as opções, existem os cremes para Hálito Refrescante, destinados para combater o mau hálito; os Branqueadores, que removem até 90% das manchas sem afetar o esmalte do dente. Para quem sofre com sensibilidade, os cremes para Dentes Sensíveis bloqueiam os canais ligados aos nervos do dente e evita os desconfortos da condição.

Escove os dentes corretamente.

A escovação deve ser feita pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando a seguinte técnica:

Imagem apresenta uma escova de dente com creme dental, ao fundo um molde de arcada dentária.
Escovar os dentes corretamente promove a limpeza e evita o surgimento do mau hálito, cáries e outros problemas bucais.
  1. Primeiramente, coloque a escova em ângulo de 45º em relação à gengiva. Movimente a escova, afastando-a da gengiva e sem colocar força sobre os dentes.
  2. Em seguida, escove as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para frente.
  3. Por fim, escove a língua para remover bactérias e purificar o hálito.

Vale salientar que não há necessidade em aplicar força durante a escovação. Isso acaba agredindo a gengiva e desgastando o esmalte dental. Além disso, em caso de dúvidas sobre a técnica, consulte seu dentista para mais orientações.

Use enxaguantes e fio dental

Utilizar fio dental é fundamental para limpar os espaços entre os dentes, onde acumulam resíduos que as escovas não alcançam. Profissionais recomendam que o fio seja utilizado no mínimo 1 vez ao dia, podendo ser antes ou depois da escovação.

Homem finalizando sua higiene oral com enxaguante bucal.
Enxaguantes bucais controlam o mau hálito e doenças infecciosas ou bacterianas da boca.

O mesmo vale para enxaguantes bucais, que impedem a proliferação de bactérias e, dependendo da ação, pode ajudar a cuidar de problemas bucais, como a sensibilidade. Na hora da compra, opte por fórmulas zero álcool e que possuem flúor.

Tenha uma dieta balanceada

O consumo exagerado de alguns alimentos pode influenciar nos cuidados com a saúde bucal. Entre eles, podemos destacar os alimentos altamente doces e ácidos; que afetam o esmalte dos dentes promovendo a sensibilidade e o surgimentos das cáries.



E quem tem sensibilidade, como deve realizar a higiene bucal?

Neste caso, a pessoa deve buscar pelos produtos destinados a essa condição. Como já citamos anteriormente, hoje em dia, muitas linhas produzem cosméticos com a informação de sua ação para o controle e combate a sensibilidade. Um exemplo muito conhecido, é linha de produtos para higiene oral Sensodyne, especialmente voltada aos cuidados dos dentes sensíveis.

Portanto, no momento da compra, além de seguir as recomendações do seu dentista, opte por dar preferência a estes itens. Pois somente eles irão realizar a limpeza necessária garantindo os cuidados que esses paciente necessitam.

Ou seja, opções são inúmeras para garantir que seu sorriso fique bonito e saudável. Sendo assim, aplique essas dicas a sua rotina, sempre que possível consulte o seu dentista e, confira no site da Farmadelivery todas as ofertas nos itens de Higiene Bucal para cuidar da sua boca com os melhores produtos.


Tudo o que você precisa para sua saúde e bem-estar!

Mais de 20 mil itens com os melhores preços do mercado!

Cadastre-se e receba um cupom de desconto em seu e-mail.

Stories para você

Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Alimentos para imunidade: O que comer para fortalecer a saúde?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Quais os tipos de catarro e o que eles podem indicar?
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Frio e saúde: 5 Dicas de cuidados devemos tomar
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!
Baixa Imunidade: 6 Sintomas para ficar atento com a saúde!

Posts Similares