Síndrome do olho seco, saiba como evitar!!!

A síndrome do olho seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção de lágrima ou deficiência de seus componentes. Os sintomas são ardor, irritação, olhos vermelhos, fotofobia, lacrimejamento excessivo, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar-condicionado ou em frente do computador e olhos embaçados ao final do dia.

A doença está relacionada à exposição de determinadas condições do ambiente como poluição, ar-condicionado, uso prolongado do computador e uso de lentes de contato. Também pode ser provocada por queimaduras químicas, alguns medicamentos, idade avançada e doenças do sistema imunológico.

Para quem trabalha o dia todo em um ambiente fechado, com ar-condicionado ligado, é aconselhável fazer pausas a cada uma hora, deixar o monitor abaixo da linha do olhar e sempre lembrar de piscar. Na sala com ar-condicionado, deixar um aquário ou uma vasilha com água pode ajudar pois aumenta a umidade relativa do ar ambiente.
Agravada no período do inverno, quando o ar se torna mais seco, se não é diagnosticada e tratada corretamente, pode evoluir para uma lesão da superfície ocular e, em alguns casos, até levar à perda da visão.




O tratamento para a síndrome é basicamente sintomático e pode variar de acordo com o grau da secura ocular, desde a substituição e conservação da lágrima com uso de lubrificante ocular e dietas ricas em ômega 3, óleo de linhaça, verduras, nozes e peixes, até cirurgias nos casos mais graves.
Se o problema não for diagnosticado ou tratado corretamente, a síndrome do olho seco pode evoluir de um pequeno desconforto a complicações mais sérias, como úlceras e perfurações da córnea.

Consulte um Oftalmologista regularmente.

Acesse: Saiba como cuidar dos cílios e evitar complicações na região dos olhos.

Posts Similares