Exercício físico no verão: Benefícios e dicas de cuidados
Todos sabem que a prática de exercício físico traz inúmeros benefícios para a saúde, por isso, deve ser praticada durante o ano todo. Contudo, com a chegada do verão é necessário ter cautela durante os dias mais quentes.
Mesmo sendo uma ótima estação para se exercitar ao ar livre, é fundamental se proteger dos raios solares. Além disso, o calor em excesso pode favorecer condições como insolação, alteração na pressão arterial, desidratação e outros problemas de saúde.
Sendo assim, é importante conhecer os benefícios e saber quais cuidados tomar para praticar exercício físico e curtir o verão sempre com muita saúde. Leia o post até o final e saiba mais!
+ Leia também: Saúde no verão – 5 dicas de cuidados com o sol e calor.
Benefícios do exercício físico no verão
Durante o verão os dias são mais longos e bonitos, o que é convidativo para realizar diversas atividades a céu aberto. Por isso, é comum aproveitarmos a estação ao máximo para praticar atividades físicas que trazem inúmeros benefícios à saúde. Veja quais são eles:
- Previne doenças como diabetes e hipertensão;
- Favorece a perda de peso de forma saudável;
- Reduz os níveis de estresse, tensão e depressão;
- Melhora o humor e a autoestima;
- Aumenta a oxigenação cerebral;
- Melhora o condicionamento físico;
- Promove equilíbrio entre corpo e mente.
Contudo, quem deseja se exercitar durante o verão deve tomar alguns cuidados além de buscar a orientação de um profissional de Educação Física.
Importância de se proteger do sol no verão
Os dias quentes e ensolarados costumam deixar as pessoas mais estimuladas para realizar os treinos, além de ser mais confortável para se exercitar.
No entanto, a incidência direta de raios solares pode ser prejudicial, principalmente quando as atividades são realizadas em horários mais quentes. Assim, no verão, é fundamental intensificar os cuidados com a exposição ao sol para evitar problemas relacionados a estação, como por exemplo:
- Insolação e desidratação;
- Tonturas e desmaios;
- Dores de cabeça intensa;
- Doenças de pele como micose e bicho geográfico;
- Risco de morte por parada cardíaca;
- Aumento do risco de desenvolvimento de câncer de pele.
Caso você faça qualquer tipo de exercício físico que o obrigue a se expor, o indicado é optar pelos horários em que o sol é mais ameno, como o período da manhã ou final da tarde.
Além disso, use roupas adequadas, tenha uma alimentação equilibrada com frutas, verduras e legumes e beba bastante água para manter o organismo protegido e saudável.
Cuidados ao praticar exercício físico no verão
Como foi dito desde o início, os exercícios fazem muito bem a saúde, contudo exige bom senso e cuidado, principalmente durante o verão, para que você possa continuar aproveitando todos os benefícios que a atividade pode oferecer sem correr riscos.
Veja a seguir algumas sugestões que irão tornar sua atividade mais segura e produtiva no verão, mantendo os mesmos benefícios e a sensação de bem-estar.
Prefira fazer atividades físicas ao ar livre
A umidade do ar cai muito durante o verão, fazendo com que o ar fique mais seco e poluído, principalmente nas grandes cidades. Por isso, para facilitar a respiração e evitar os riscos de desidratação e doenças respiratórias, opte por praticar exercícios físicos em ambientes abertos, com muito verde e ar puro.
Use roupas adequadas
Engana-se quem acredita que quanto mais a pessoa suar, maior será o gasto de calorias. O que pode acontecer é um superaquecimento da temperatura corporal.
Por isso, ao praticar exercícios, use roupas leves, de preferência claras e que facilitem a transpiração e a evaporação do suor. O calçado também necessita ser confortável e que absorva o impacto do esporte.
Sendo assim, nada de se preocupar em seguir tendências de moda, ok?! O ideal é se manter leve e fresco.
Cuidado com o horário
Mesmo na sombra, há horários em que o sol está mais quente, e por isso, o calor aumenta. Levante cedo e prefira praticar exercícios no período da manhã ou à noite e evite realizar atividades físicas das 10h às 16h;
Não se esqueça do protetor solar!
Especialistas recomendam a aplicação do protetor 15 minutos antes da prática de exercícios. Caso você fique exposto ao sol por um longo período, deve reaplicar o protetor solar em intervalos de duas horas.
A queimadura solar aumenta o risco de envelhecimento prematuro da pele e aumenta o risco de câncer de pele. Além disso, utilize chapéus e bonés para proteger o rosto contra os raios solares.
+ Leia também: Doce Fit: Veja 8 receitas para não sair da dieta!
Mantenha seu corpo hidratado
Com a queima de calorias provocada pelo exercício físico, a desidratação do corpo aumenta, e por isso, para manter o corpo mais leve, beba muita água com mais frequência.
Não se esqueça de levar sempre uma garrafa com água e reidratar o corpo a cada 15 minutos de atividade. Se preferir, você pode consumir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, ou também bebidas isotônicas.
Pegue leve no exercício físico
No verão, sob o sol intenso, pouco vento e alta umidade relativa do ar, é importante maneirar no ritmo das atividades e fazer pausas de descansos maiores.
O excesso de treino pode provocar hipertermia e desidratação, portanto comece com baixos esforços e faça progressos gradativamente, com o tempo adequado de recuperação do corpo.
E lembre-se, mesmo ao anoitecer o calor e o clima abafado podem continuar e talvez não seja uma boa ideia exagerar no treino. Então, a dica é a mesma! À medida que o seu corpo for se adaptando ao calor, aumente o ritmo aos poucos e a duração da atividade.
Não continue o exercício se sentir fraqueza ou tontura. Ouça seu corpo! Faça uma pausa, sente e beba água até se recuperar.
Busque orientação profissional
Para praticar exercício físico sem correr riscos, procure um médico para ter certeza de que você não apresenta nenhuma doença cardíaca, principalmente se você tem idade avançada e apresenta sintomas relacionados aos esforços, como falta de ar, tontura, dor no peito ou fatores de risco.
Além disso, não treine sem recomendação. Busque ajuda de um educador físico para que você possa realizar os exercícios corretamente, sem risco de lesões.
Gostou do nosso conteúdo? Gostaria de ver mais dicas sobre atividades físicas? Deixe nos comentários o que você achou e o que você deseja ver nos próximos conteúdos.