Saiba a importância de usar protetor solar durante o verão.

Protetor solar no verão: Porquê usar?

O verão chegou e com ele, os dias de sol. Por isso, é muito importante garantir a proteção solar. Devido o calor intenso, costumamos usar poucas roupas ou de tecido mais leve, que deixam a pele mais exposta. Sendo assim, o protetor solar se torna um item indispensável nessa época.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele no Brasil apresenta incidência de 30% entre os tipos de tumores mais frequentes. Sendo assim, devido a alta exposição solar, o uso do protetor solar é uma das principais formas de prevenir a doença.

Para saber mais sobre a importância do protetor solar durante o verão e como manter sua pele bonita e saudável nesta temporada, veja o conteúdo até o final. Confira!

+ Leia também: Cuidados com o Sol: Como evitar os danos à saúde da pele?

Porque o protetor solar é tão importante no verão?

A luz do sol é extremamente importante para a manutenção da saúde, tendo relação direta com o aumento de vitamina D no organismo. Contudo, dependendo da predisposição genética, do tempo e do horário da exposição, os raios ultravioleta podem causar graves danos, como o câncer de pele.

O protetor solar protege a pele dos danos causados pelos raios solares.
O protetor solar protege a pele dos danos causados pelos raios solares.

Inicialmente, os protetores solares surgiram com o intuito de proteger a pele contra queimaduras causadas pelo Sol. Mas o protetor solar pode evitar uma série de outros danos provocados pela exposição solar. Veja quais são eles:



Como escolher o protetor solar ideal?

Depois de entender a importância do filtro solar, vale entender que existe um protetor certo para cada necessidade. Por exemplo, a pele do rosto possui uma demanda diferente, inclusive para se proteger das radiações UVA e UVB. Por isso, o correto é utilizar um protetor solar para o rosto e outro para o resto do corpo

Além disso, outras características devem ser levadas em consideração, sendo elas:

  • o tipo de pele: seca, oleosa, normal;
  • o fototipo: se queima com facilidade, se bronzeia, se nunca bronzeia, se queima e depois bronzeia, se nunca queima nem bronzeia;
  • se gosta de protetor que já tem efeito de base (com cor) ou se prefere protetor solar em pó. 

Quando aplicar o protetor solar?

O protetor deve ser usado diariamente, mesmo em dias nublados ou com chuva. Contudo, nos dias de verão deve ser aplicado em toda parte do corpo que estará exposta ao sol, como rosto, braços e mãos.

É recomendado que o protetor solar seja usado de duas em duas horas e seja reaplicado sempre depois do contato com a água. Para melhor aproveitamento, recomenda-se ainda que o produto seja aplicado pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol.

O protetor solar deve ser aplicado diariamente, durante o verão, o cuidado deve ser redobrado.
O protetor solar deve ser aplicado diariamente, e durante o verão, o cuidado deve ser redobrado.

Ainda vale destacar que é importante se proteger mesmo quando não houver exposição direta ao sol, no caso em ambientes fechados. O uso do filtro solar deve ser feito todos os dias, independentemente de se expor ao sol ou não.

Muitos não sabem, mas radiação das lâmpadas e luzes de equipamentos eletrônicos são capazes de agravar manchas e favorecer o envelhecimento precoce.



Cuidados extras com a sua pele no verão

Bebês e crianças

Pediatras não recomendam o uso de protetor solar em bebês de até 6 meses de idade, pois existe o risco de absorção dos componentes do produto por meio da pele. Nesta idade, recomenda-se proteção com roupas leves e chapéus e evitar a exposição solar entre 10h e 16h.

O cuidado também vale para crianças maiores de 6 meses. Elas apresentam um risco maior de desenvolver irritação pelas substâncias químicas componentes do protetor solar convencional. Por isso, os pequenos devem usar protetor solar infantil, a fim de evitar alergias e outros problemas de pele.

Quantidade de protetor solar

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a quantidade de protetor solar indicada para cada parte do corpo é:

  • 1 colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça;
  • 1 colher de chá de protetor para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás;
  • 1 colher de chá para cada braço;
  • 1 colher de chá para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás de cada perna.

Essa é a recomendação quando há exposição solar recreativa, quando ficamos com uma maior parte do corpo exposta. É uma dica importante para quem vai se expor ao sol nesta época do ano.

Outros acessórios para proteção

Além do filtro solar, no verão é muito importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Já os tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%.

Chapéus e bonés podem ser uma ótima opção para proteger o rosto dos raios solares no verão.
Chapéus e bonés podem ser uma ótima opção para proteger o rosto dos raios solares no verão.

Além disso, evite a exposição solar entre 10 e 16 horas. As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.

Mantenha o corpo hidratado

As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

+ Leia também: Manchas de pele no verão: Como prevenir e tratar?

Gostou do nosso artigo? Deixe nos comentários o que achou e quais outras opções de conteúdo você deseja ver no nosso blog.

Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares