Vitamina D e Sol – Como a luz solar atua na sua saúde?
Considerado a principal fonte de produção natural de Vitamina D, tomar banhos de Sol, com os devidos cuidados é melhor forma de garantir uma vida saudável ao seu organismo.
O Sol é responsável por cerca de 90% da vitamina D no corpo humano, deixando os outros 10% a cargo dos alimentos. Por isso, é fundamental saber como se expor a luz solar corretamente para garantir os bons níveis do nutriente.
Sendo assim, no conteúdo desta matéria você vai saber tudo sobre a Vitamina D e Sol: como a vitamina é produzida, qual o melhor horário, quanto de Sol tomar, entre outras curiosidades. Portando, leia este artigo até o final e tire suas dúvidas.
Acesse também: Tipos de vitamina D – Qual a diferença entre a D2 e D3?
Como a vitamina D é produzida pelo Sol?
A vitamina pode ser obtida de forma natural pelo Sol, que ajuda a suprir as necessidades diárias. Por isso, os banhos de sol, seguindo cuidados de exposição, é fundamental para a nossa saúde.
Este nutriente contribui no bom funcionamento de sistemas importantes, como o musculoesquelético e imune, por exemplo. Portanto, a vitamina D em níveis saudáveis no organismo é algo essencial.
Sendo assim, para que o nutriente seja sintetizado na pele, basta se expor por alguns minutos à radiação solar ultravioleta B (UVB), a principal fonte da vitamina para o corpo.
Qual é o melhor horário para tomar sol?
Para que haja uma síntese eficiente do nutriente, é necessário tomar Sol quando há maior concentração de raios UVB, que ocorre nos horários entre 10h e 16h.
No entanto, médicos não recomendam a longa exposição nestes horários por conta do risco de desenvolver queimaduras e lesões oculares. Além disso, há a preocupação quanto aos casos de doenças cutâneas, como o câncer de pele.
Qual parte do corpo tomar Sol para Vitamina D?
Para isso, não há necessidade de se expor completamente ao sol. Basta deixar os braços, mãos e pernas à mostra por alguns minutos, que já é o suficiente para que a vitamina D possa ser produzida.
Ou seja, é possível adquirir as quantidades de sol necessária realizando um esporte ao ar livre, em uma caminhada ou em uma tarde na praia.
Quanto tempo de sol tomar?
O tempo varia conforme a necessidade e especificidade de cada paciente, ou seja, idade, saúde, peso, cor da pele e até mesmo onde a pessoa mora.
No entanto, médicos recomendam banhos de sol de, no mínimo, três vezes por semana, sem aplicação de protetor solar na região exposta do corpo e da seguinte forma:
- 15 a 20 minutos para quem tem pele branca ou sensível;
- 30 a 40 minutos para quem tem pele morena;
- Até 1 hora para quem tem pele negra.
A diferença de tempo conforme o tom de pele, se deve aos níveis de melanina. Pois, quanto maiores são eles, mais dificuldade a pele tem de absorver os raios UV (ultravioleta).
Vale ressaltar que, se você pretende continuar tomando sol, após esse período, deve-se aplicar os protetor solar.
E quando não podemos tomar sol?
Em alguns casos, como o trabalho em ambientes fechado, condição de saúde que impedem a exposição solar é necessário buscar ajuda de um profissional de saúde.
Assim, ele irá orientá-lo sobre como mudar seu estilo de vida, alimentação e até mesmo avaliar a necessidade de realizar suplementação de vitamina D. Neste caso, essa orientação é ainda mais imprescindível, pois o médico deve determinar as doses corretas do suplemento.
Agora você já descobriu a importância do sol na produção da vitamina D e o quanto é necessário para manter os níveis do nutriente em dia, basta colocar em prática esse hábito no seu dia a dia.
É bom sempre lembrar que, essa matéria possui teor informativos e não dispensa a consulta médica, Portanto, sempre consulte o profissional da saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento ou procedimento.