Conheça o propósito da campanha Janeiro Branco.

Janeiro branco: Um alerta sobre a saúde mental

Todo início de ano, é comum repensarmos sobre nossa trajetória, o que desejamos para o nosso futuro, além de refletirmos sobre a qualidade dos nossos relacionamentos, emoções, comportamentos e pensamentos. Foi levando isso em consideração, que surgiu o Janeiro Branco, mês escolhido para representar a saúde mental no Brasil.

A campanha tem o objetivo de promover a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia. Por isso, Janeiro foi o mês escolhido, já ele é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem na vida de todos.

Leia o conteúdo até o final, saiba mais sobre a campanha do Janeiro Branco e veja o que você pode fazer para manter sua vida em equilíbrio.

+ Acesse também: O que é saúde mental?

O que é Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. O intuito é chamar a atenção das pessoas, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental.

A campanha acontece no início por alguns motivos especiais. Normalmente em janeiro, as pessoas têm a sensação de recomeço e costumam fazer novos planos de vida. Esse clima foi a base para que as pessoas começassem o ano pensando também em sua saúde mental.

Além disso, durante a passagem do ano é normal nos sentirmos melancólicos ou angustiados, e janeiro é um momento em que muitas pessoas ainda estão fragilizadas por isso. Então esse pode ser o momento certo para buscar ajuda profissional e cuidar da sua mente.

Veja o vídeo oficial da campanha:



Mas afinal, o que é saúde mental?

Muitas pessoas, ao ouvirem falar sobre saúde mental, acabam fazendo associação com doença mental. Contudo, a saúde mental vai muito além da ausência de doenças mentais.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar mentalmente saudável é o estado de bem-estar onde uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com os conflitos da vida, capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.

Sendo assim, um indivíduo mentalmente saudável compreende que não existe a perfeição e que todos possuem limites. Também entendem que ao longo da vida experimentamos diferentes emoções e são capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida com equilíbrio.

O Janeiro Branco aborda as necessidades relacionadas à Saúde Mental da população.
O Janeiro Branco aborda as necessidades relacionadas à Saúde Mental da população.

Ou seja, a saúde mental está diretamente relacionada à forma como reagimos às exigências e adversidades da vida, e como lidamos com os nossos desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Qual a importância do Janeiro Branco?

A campanha tem o objetivo de conscientizar, combater tabus, mudar paradigmas, orientar os indivíduos e inspirar autoridades a respeito de importantes questões relacionadas à vida das pessoas.

A ação ainda sugere que, neste período, todos nós tomemos algumas medidas em prol de nossa saúde mental. Sendo elas:

  • Reflita – Será que você está pronto para se tornar uma nova pessoa? Aproveite a chegada do ano novo para pensar no que você pode mudar na sua vida para ser mais feliz.
  • Aceite os ciclos – A vida é feita de ciclos. Portanto, entenda que, se você estiver em um mau momento, ele vai passar! Então aproveite para se preparar para o próximo ciclo que vai começar.
  • Esteja pronto para agir – O hábito de meditar e refletir sobre os acontecimentos da sua vida é essencial para atingir o estado mental ideal. O que você pode fazer e quais pensamentos ter, que te ajudam a ter uma vida mais saudável e feliz?

Como cuidar da saúde mental?

Primeiramente, ao notar que precisa de ajuda ou identificar que alguém próximo precisa, busque ajuda de um profissional em psicologia.

Além disso, você pode contar com o apoio de ações de saúde mental, coordenadas pelo Ministério da Saúde, como a Política Nacional de Saúde Mental. A ação oferece atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais e programas voltados para pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, além de outros serviços.

Mas lembre-se, você também tem um papel fundamental para o cuidado com a sua saúde. Ou seja, além da orientação profissional, você pode adotar alguns cuidados com a sua mente:

  • Não se isole quando tiver que enfrentar um desafio ou problema;
  • Reforce seus laços familiares e de amizade. Ter por perto pessoas que te façam bem sempre ajuda;
  • Diversifique os seus interesses , adote um novo hobby ou atividade física;
  • Mantenha o corpo e a mente ativos. Leia um livro, desenhe, faça artesanato, caminhe no parque, passeie com seu cachorro… qualquer atividades que te faça bem.

Por fim, sempre fale com o seu médico, familiares ou amigos. Não deixe de procurar ajuda!

+ Leia também: Como cuidar da saúde mental?

Gostou do nosso artigo? Deixe nos comentários o que achou e quais outras opções de conteúdo você deseja ver no nosso blog.

Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares