Confira essas dicas para viver melhor

Como cuidar da saúde mental?

Diversos fatores podem influenciar a saúde mental, e estão principalmente ligados às questões sociais, psicológicas e biológicas. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto os cuidados em relação à saúde física, já que uma influencia diretamente a outra. 

Confira a seguir algumas dicas para cuidar da saúde mental de maneira efetiva no dia a dia. 

+ Para saber mais sobre Cuidados com a Saúde, leia também: O que é saúde preventiva?

Cuide da saúde física

Cuidar do corpo é uma das principais maneiras de cuidar da saúde mental, pois tudo está interligado.

O principal caminho para garantir a saúde física envolve uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas, hábitos que são indicados em qualquer contexto de saúde. 

Quanto à alimentação, é importante priorizar um cardápio que contenha pelo menos cinco porções de legumes, verduras e frutas todos os dias. Grãos e cereais integrais também são importantes para garantir os nutrientes essenciais para o bem-estar.

O equilíbrio entre a saúde física e a saúde mental é indispensável
O equilíbrio entre a saúde física e a saúde mental é indispensável

Uma alimentação balanceada é um dos segredos para o bom funcionamento do organismo, e oferece benefícios também às funções cerebrais e à produção de hormônios relacionados ao humor, sono e níveis de energia. 

A prática regular de atividades físicas também deve fazer parte do dia a dia, já que é importante para proporcionar disposição física e levar nutrientes e oxigênio a todas as células do corpo.

Ao realizar exercícios, são liberados hormônios como a dopamina e endorfina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Esse hábito não apenas ajuda a prevenir problemas emocionais, como também é um importante recurso no tratamento de transtornos psiquiátricos. 



Atente-se à qualidade do sono

Uma boa noite de sono pode fazer maravilhas pela nossa disposição física e mental. Por isso, cuidar da qualidade do sono deve ser outro hábito imprescindível no cotidiano. 

É durante as horas de sono que o organismo realiza as principais funções restauradoras do corpo, repõe energias e regula o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.

Manter a qualidade do seu sono ajuda a cuidar da saúde mental
Manter a qualidade do seu sono ajuda a cuidar da saúde mental

Quem tem boas noites de sono têm melhores condições de manter o equilíbrio psíquico, emocional e metabólico. Além disso, estar descansado ajuda a restabelecer a disposição para fazer as atividades do dia a dia.

O sono também exerce uma influência importante no humor. Quem dorme mal geralmente fica mais estressado e irritado, e pode apresentar sinais de cansaço, ansiedade, nervosismo e falta de disposição. 

Para saber se você está dormindo bem, observe se consegue ter horas seguidas de sono, sem ou pouca interrupção. Também é importante reparar se você desperta com a sensação de energia recarregada, pois isso indica que você conseguiu relaxar e descansar durante a noite. 

Se esse não for o seu caso, talvez valha a pena colocar em prática algumas estratégias de higiene do sono. Essas mudanças envolvem criar uma rotina para dormir, manter as luzes apagadas no período antes de ir para a cama, evitar o consumo de alimentos pesados durante a noite, entre outras. 

Reserve um tempo para o lazer

A rotina de boa parte das pessoas envolve compromissos, reuniões e afazeres profissionais e domésticos. Com um dia a dia movimentado, muita gente deixa o autocuidado em segundo plano, sem nem mesmo imaginar o quanto isso pode ser nocivo para a saúde mental. 

Tire um tempo para lazer, vai te ajudar a cuidar da saúde mental com certeza
Tire um tempo para lazer, vai te ajudar a cuidar da saúde mental com certeza

Reservar um momento para cuidar de si mesmo e fazer alguma atividade prazerosa é importante, pois está relacionado à autoestima. Ir ao cinema, ler um bom livro ou fazer uma receita culinária diferente são algumas ideias que ajudam a fugir da rotina, relaxar e passar um tempo de qualidade consigo mesmo. 

Diminua o tempo online

O avanço da tecnologia e a rapidez das informações fizeram com que as redes sociais se tornassem uma parte importante no cotidiano de muitas pessoas. Hoje em dia, é comum passar algumas horas diante das telas do computador ou celular.

Uma pesquisa realizada pela Nielsen Brasil mostrou que os brasileiros passam, em média, mais de 9 horas diárias online. Isso comprova que a internet ocupa um espaço significativo em nossa rotina, mas esse hábito pode facilmente se tornar nocivo para a saúde mental. 

Isso porque as redes sociais são constantemente alimentadas com realidades impossíveis, como, por exemplo, fotos de influencers exibindo corpos perfeitos, mas que na verdade são moldados com cirurgias plásticas e aplicativos que retocam as imperfeições.

Diminua o tempo em que passa online
Diminua o tempo em que passa online

Muita gente que acompanha esse tipo de conteúdo acaba se comparando com o que vê na tela, e se sente mal por não ter um corpo perfeito ou uma vida semelhante à que as outras pessoas exibem nas redes. 

Essa comparação é extremamente perigosa para a saúde mental. Por isso, recomenda-se diminuir o tempo dedicado a navegar nas redes sociais. Substitua esse hábito por atividades offline que tragam prazer e satisfação, de acordo com seus interesses pessoais. 

Desacelere a rotina

Com uma rotina movimentada e estressante, crescem as chances de desenvolver quadros de ansiedade, angústia, culpa e frustração.

Quando esses sentimentos estão relacionados ao trabalho e atingem níveis preocupantes, ganha o nome de Síndrome de Burnout (ou Síndrome do Esgotamento Profissional). Trata-se de um problema de saúde que surge em decorrência de situações de trabalho desgastantes. 

As vezes, tudo o que precisamos é de um lugar calmo para descansar e relaxar
As vezes, tudo o que precisamos é de um lugar calmo para descansar e relaxar

Como uma tentativa de sobreviver ao estresse diário de um mundo tão exigente e competitivo, muitas pessoas recorrem a pequenos prazeres imediatos, como comida, compras, consumo de bebidas alcoólicas e outros tipos de drogas.

Esses comportamentos servem apenas para mascarar o desequilíbrio do organismo, agravando ainda mais o problema e o mal-estar. 

Desacelerar não é uma tarefa fácil, mas quem adere a estratégias com essa finalidade pode restabelecer a tranquilidade e se tornar mais tolerante.

Atividades como ioga, por exemplo, podem ajudar, já que um dos seus principais benefícios é aquietar a mente, estabelecer um equilíbrio entre mente e corpo, e fazer com que o praticante volte sua atenção ao momento presente. 



Busque contato com a natureza

Uma das maneiras mais simples de cuidar da saúde mental e escapar da rotina é estar em contato com a natureza. Fazer uma trilha ou uma caminhada no parque são algumas formas de praticar o relaxamento ativo, que implica em realizar movimentos com o corpo. 

Ao contrário da ioga e meditação, que exigem certa concentração e autocontrole, o relaxamento ativo (ou dinâmico) pode ser mais facilmente praticado e introduzido no dia a dia, sobretudo no caso de pessoas impacientes e ansiosas.

Ele oferece benefícios ao permitir maior percepção das sensações corporais, diminuindo a angústia. 

Estar em contato com a natureza, sem dúvidas é um dos melhores remédios para o nosso corpo e mente
Estar em contato com a natureza, sem dúvidas é um dos melhores remédios para o nosso corpo e mente

Um levantamento realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que morar perto de bosques, parques e jardins está associado à longevidade, menor risco de enfrentar doenças renais e respiratórias e padecer com depressão. 

Além disso, estar em contato com a natureza estimula a prática de atividades físicas, reduz a exposição a poluentes e aumenta o engajamento social, oferecendo benefícios à saúde mental como um todo. 

Cerque-se de pessoas queridas

A socialização é um fator de suma importância para o bem-estar, autoestima e saúde mental. Manter bons relacionamentos ajuda a fazer com que a vida tenha sentido, serve como um motivador pessoal e faz com que nos sintamos mais estimulados. 

Por isso, é importante, sempre que possível, estar próximo de familiares e amigos que te fazem bem.

Esteja sempre rodeado de pessoas que lhe façam bem
Esteja sempre rodeado de pessoas que lhe façam bem

Para priorizar bons relacionamentos, observe se há diálogo, compreensão e acolhimento, principais aspectos de relações saudáveis. São detalhes que fazem toda a diferença para que sintamos que nossa presença é valorizada e desejada. 

+ Para saber mais sobre Saúde e Bem-estar, leia também: O que é bem-estar? Qual a sua importância para a saúde?

Procure ajuda profissional

Aderir a esses hábitos certamente ajuda a melhorar a qualidade de vida e bem-estar, mas nem sempre é o suficiente.

Saúde mental é um tema importante e que precisa ser levado a sério, e por isso requer atenção aos sinais para recorrer à ajuda profissional, caso necessário. 

Alguns sinais que podem mostrar que a saúde mental não vai bem são: 

  • Dificuldades em lidar com as emoções;
  • Problemas com o sono; 
  • Tendência ao isolamento; 
  • Cansaço constante;
  • Variações bruscas de humor ao longo do dia;
  • Alterações significativas no apetite;
  • Esquecimentos frequentes; 
  • Sensação de desesperança ou vazio constantes;
  • Preocupação em excesso.

Se alguns desses aspectos são familiares a você, buscar ajuda profissional é o mais indicado. O psicólogo é o profissional ideal para lidar com questões de ordem psicológica, emocional e comportamental. 

Muitas vezes, a ajuda profissional é indispensável para solução de problemas com a saúde mental
Muitas vezes, a ajuda profissional é indispensável para solução de problemas com a saúde mental

A ajuda de um psicólogo pode mudar sua vida para melhor, já que visa restaurar seu equilíbrio emocional.

A psicoterapia provê acolhimento e a oportunidade de autoconhecimento, ajudando as pessoas a encontrar a melhor maneira de enfrentar suas dificuldades e ter mais tolerância e aceitação quanto ao que não pode ser mudado. 

Gostou das nossas dicas para cuidar da saúde mental? Continue acompanhando nosso blog para ficar sempre por dentro das práticas mais saudáveis para o seu dia a dia. 

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e veja também todas as ofertas disponíveis no site da Farmadelivery. Lá você encontra tudo para os cuidados da sua saúde bem-estar com descontos imperdíveis. Confira!

Posts Similares